Formação da lâmina dentária: Odontogênese : é o período em que os elementos dentários são formados. Inicia-se como resultado da interação entre o Epitélio Oral e Ectomesênquima subjacente, originando a banda epitelial primária, que se divide em duas : Lâmina Vestibular: Originará o vestíbulo da boca. Lâmina Dentária: Originará os dentes . Os germes dentários passam por algumas fases de desenvolvimento, que são respectivamente : Fase de Botão. Fase de Capuz. Fase de Campânula. Fase de Coroa. Fase de Raiz.
FORMAÇÃO DA BANDA EPITELIAL PRIMÁRIA: Durante a 5ª semana de vida Intrauterina, as células do Epitélio Oral se proliferam e invaginam o Ectomesênquima, formando a Banda Epitelial Primitiva, que por sua vez, se divide em Lâmina Vestibular e Lâmina Dentária Lâmina Vestibular: Ela cresce mais rápido que a Dentária. A Lâmina Vestibular irá sofrer degeneração para formar o Sulco Vestibular, que irá resultar na formação do Vestíbulo Oral . Lâmina Dentária: Ela também evolui da Banda Epitelial primária, e passará pelas suas fases de desenvolvimento (Botão, Capuz, Campânula, Coroa e Raiz) para formar os Dentes.
FASE DE BOTÃO: A partir da 8ª semana de vida Intra-Uterina , ocorre a invaginação do Epitélio Oral em direção ao Ectomesênquima, com atividades mitóticas em alguns locais. Essa invaginação irá dar origem as 20 Esférulas, 10 superiores e 10 inferiores, que representam o início da formação dos germes dos dentes decíduos . Nessa fase, ocorre a condensação do Ectomesênquima inferior ao Botão. Que posteriormente, essa condensação irá se transformar na Papila Dentária.
FASE DE CAPUZ: Nessa fase, ocorre intensa proliferação mitótica das células epiteliais, e o crescimento do germe dental não-uniforme, em forma de um capuz. Isso faz com que se formem novas estruturas, que são: Epitélio Externo do Órgão do Esmalte Epitélio Interno do Órgão do Esmalte Retículo Estrelado Papila Dentária Folículo Dentário
FASE DE CAMPÂNULA: A Fase de Campânula é a fase de Morfogênese e diferenciação celular. O Epitélio Interno começa a se tornar mais côncavo, começando a dar forma de dente ao Órgão do Esmalte. As Células do Retículo Estrelado se afastam uma das outras, adquirindo formato de estrela. Enquanto isso acontece, o Folículo Dentário começa a ser formado. Aparecimento do Extrato Intermediário. Formação da Alça Cervical (Junção do Epitélio Interno com Epitélio Externo). Fragmentação da Lâmina Dentária.
Ocorre a Inversão de Polaridade fazendo com que : As Células do Epitélio Interno se diferenciem em Pré-Ameloblastos . Os Pré-Ameloblastos influenciam as Células da Papila Dentária a se diferenciarem em Odontoblastos . E os Odontoblastos influenciam os Pré-Amelosblastos a se transformarem-se em Ameloblastos .
FASE DE COROA: É uma fase avançada da Campânula . Ocorrem o processo de Dentinogênese e Amelogênese . Essa fase, corresponde a deposição de dentina e esmalte do futuro dente O Epitélio Interno se transforma em Ameloblastos , que irá começar a produzir esmalte. A formação do Esmalte é Centrífuga, do centro pra fora . Os Odontoblastos que surgem da papila dentária, vão começar a produzir dentina . A formação da Dentina é Centrípeta, de fora pra dentro.
FASE DE RAIZ: Essa fase ocorre enquanto o dente erupciona . Novas estruturas se formam: Bainha Epitelial de Hertwig (Aumento da Alça Cervical). Diafragma Epitelial (Formará o futuro forame do Ápice da Raiz ). O osso que estava em formação se incorpora. A Bainha Epitelial de Hertwig estimula a diferenciação da Papila Dentária em Odontoblastos , e o Odontoblasto secreta a dentina radicular. Conforme a dentina vai crescendo, ela rompe a Bainha Epitelial de Hertwig , formando os Restos Epiteliais de Malassez .
FASE DE RAIZ: Quando a dentina entra em contato com o Folículo Dentário, ela o estimula a se diferenciar em: Cementoblastos – Forma o Cemento. Osteoblastos – Forma o Osso Alveolar. Fibroblastos – Forma o Ligamento Periodontal.
FASE DE RAIZ:
RESUMO: FATORES MARCANTES DE CADA FASE FASE DE BOTÃO: Invaginação do Epitélio Oral, em direção ao Ectomesênquima. Formação das 20 Esférulas (10 Sup. e 10 Inf.). Condensação do Ectomesênquima. FASE DE CAPUZ: Proliferação das Células Epiteliais, deixando o Germe Dentário em forma de Capuz. Formação do Órgão de Esmalte e suas estruturas. FASE DE CAMPÂNULA: Morfogênese e Diferenciação Celular. Início da formação do Folículo Dentário. Degeneração da Lâmina Dentária. Formação da Alça Cervical.
FASE DE COROA: Início do processo de Dentinogênse e Amelogênese . Formação da Dentina e Esmalte. Formação da Dentina: Centrípeta. Formação do Esmalte: Centrífuga. FASE DE RAIZ: Ocorre enquanto o dente erupciona . Formação da Bainha Epitelial de Hertwig e do Diafragma Epitelial. Fragmentação da Bainha Epitelial de Hertwig depois de ser rompida pela dentino , deixando fragmentos denominados: Restos Epiteliais de Malassez . Formação das estruturas do periodonto : Cemento, Osso Alveolar e Ligamento Periodontal.
RESUMO: PROCESSO COMPLETO As células da Crista Neural, migram para a região do Ectomesênquima Oral. As Células do Epitélio Oral de proliferam formando a Banda Epitelial Primária que se divide em Lâmina Vestibular e Lâmina Dentária. A lâmina Dentária se prolifera formando o Botão, dando início a 1ª etapa (Fase de Botão), onde ocorre a formação das 10 Esférulas Superiores e 10 Esférulas Inferiores e condensação do Ectomesênquima. Na 2ª Etapa (Fase de Capuz), ocorre intensa proliferação mitótica das células epiteliais, e o crescimento do germe dental não-uniforme, em forma de um capuz. Isso faz com que se forme o Órgão do Esmalte. É aqui que se Inicia a 3ª Etapa (Fase de Campânula): O EIOE começa a se tornar mais côncavo dando formato a Coroa do futuro Dente. Ocorre a fragmentação da Lâmina Dentária e Formação da Alça Cervical. Vale lembrar que todas as estruturas estão mais bem definidas. Na fase de Campânula ocorre a inversão de polaridade, fazendo com que as Células do EIOE se diferenciem em Pré-Ameloblastos > Os Pré-Ameloblastos influenciam as Células da Papila Dentária a se diferenciarem em Odontoblastos > Os Odontoblastos influenciam os Pré-Ameloblastos a transformarem-se em Ameloblastos . Agora se inicia a 4º Etapa (Fase de Coroa). É uma face avançada de Câmpanula , e é onde ocorrem o processo de Dentinogênese e Amelogênse , que é a produção de Dentina e Esmalte respectivamente. A formação da Dentina é Centrípeta e do Esmalte é Centrífuga. Na 5ª etapa (Fase de Raiz) novas estruturas se formam: Bainha Epitelial de Hertwig e Diafragma Epitelial. A Bainha Epitelial de Hertwig estimula a diferenciação da Papila Dentária em Odontoblastos , e o Odontoblasto secreta a dentina radicular. Conforme a dentina vai crescendo, ela rompe a Bainha Epitelial de Hertwig , formando os Restos Epiteliais de Malassez . Quando a dentina entra em contato com o Folículo Dentário, ela o estimula a se diferenciar em: Cementoblastos – Forma o Cemento. > Osteoblastos – Forma o Osso Alveolar. > Fibroblastos – Forma o Ligamento Periodontal. Todo o processo da Fase de Raiz, ocorre enquanto o dente erupciona .
RESUMO: DEFINIÇÕES E ESTRUTURAS IMPORTANTES ECTOMESÊNQUIMA: Tecido formado pelas células que migram da Crista Neural para a boca primitiva. AMELOBLASTOS: É de origem Epitelial e responsável pela formação do Esmalte. ODONTOBLASTOS: É de origem Conjuntiva e responsável pela formação da Dentina. AMELOGÊNESE: Processo responsável pela formação do Esmalte. DENTINOGÊNESE: Processo responsável pela formação da Dentina. RETÍCULO ESTRELADO: Estrutura presente dente o EEOE e EIOE. PAPILA DENTÁRIA: Ectomesênquima Condensado. FOLÍCULO DENTÁRIO: Estrutura que circunda o Germe Dentário. EEOE: Epitélio Externo do Órgão do Esmalte. EIOE: Epitélio Interno do Órgão do Esmalte. ALÇA CERVICAL: Junção do EEOE com EIOE. RESTOS EPITELIAIS DE MALASSEZ: Fragmentos da Bainha Epitelial de Hertwig .