EMBRIOLOGIA HUMANA: ODONTOGÊNESE

4,711 views 25 slides Nov 20, 2018
Slide 1
Slide 1 of 25
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25

About This Presentation

ODONTOGÊNESE


Slide Content

EMBRIOLOGIA HUMANA: ODONTOGÊNESE GABRIELA SOARES SANTANA 3° SEMESTRE-ODONTOLOGIA 2018

Formação da lâmina dentária: Odontogênese : é o período em que os elementos dentários são formados. Inicia-se como resultado da interação entre o Epitélio Oral e Ectomesênquima subjacente, originando a banda epitelial primária, que se divide em duas : Lâmina Vestibular: Originará o vestíbulo da boca. Lâmina Dentária: Originará os dentes . Os germes dentários passam por algumas fases de desenvolvimento, que são respectivamente : Fase de Botão. Fase de Capuz. Fase de Campânula. Fase de Coroa. Fase de Raiz.

FORMAÇÃO DA BANDA EPITELIAL PRIMÁRIA: Durante a 5ª semana de vida Intrauterina, as células do Epitélio Oral se proliferam e invaginam o Ectomesênquima, formando a Banda Epitelial Primitiva, que por sua vez, se divide em Lâmina Vestibular e Lâmina Dentária Lâmina Vestibular: Ela cresce mais rápido que a Dentária. A Lâmina Vestibular irá sofrer degeneração para formar o Sulco Vestibular, que irá resultar na formação do Vestíbulo Oral . Lâmina Dentária: Ela também evolui da Banda Epitelial primária, e passará pelas suas fases de desenvolvimento (Botão, Capuz, Campânula, Coroa e Raiz) para formar os Dentes.

FASE DE BOTÃO: A partir da 8ª semana de vida Intra-Uterina , ocorre a invaginação do Epitélio Oral em direção ao Ectomesênquima, com atividades mitóticas em alguns locais. Essa invaginação irá dar origem as 20 Esférulas, 10 superiores e 10 inferiores, que representam o início da formação dos germes dos dentes decíduos . Nessa fase, ocorre a condensação do Ectomesênquima inferior ao Botão. Que posteriormente, essa condensação irá se transformar na Papila Dentária.

FASE DE CAPUZ: Nessa fase, ocorre intensa proliferação mitótica das células epiteliais, e o crescimento do germe dental não-uniforme, em forma de um capuz. Isso faz com que se formem novas estruturas, que são: Epitélio Externo do Órgão do Esmalte Epitélio Interno do Órgão do Esmalte Retículo Estrelado Papila Dentária Folículo Dentário

FASE DE CAMPÂNULA: A Fase de Campânula é a fase de Morfogênese e diferenciação celular. O Epitélio Interno começa a se tornar mais côncavo, começando a dar forma de dente ao Órgão do Esmalte. As Células do Retículo Estrelado se afastam uma das outras, adquirindo formato de estrela. Enquanto isso acontece, o Folículo Dentário começa a ser formado. Aparecimento do Extrato Intermediário. Formação da Alça Cervical (Junção do Epitélio Interno com Epitélio Externo). Fragmentação da Lâmina Dentária.

Ocorre a Inversão de Polaridade fazendo com que : As Células do Epitélio Interno se diferenciem em Pré-Ameloblastos . Os Pré-Ameloblastos influenciam as Células da Papila Dentária a se diferenciarem em Odontoblastos . E os Odontoblastos influenciam os Pré-Amelosblastos a se transformarem-se em Ameloblastos .

FASE DE COROA: É uma fase avançada da Campânula . Ocorrem o processo de Dentinogênese e Amelogênese . Essa fase, corresponde a deposição de dentina e esmalte do futuro dente O Epitélio Interno se transforma em Ameloblastos , que irá começar a produzir esmalte. A formação do Esmalte é Centrífuga, do centro pra fora . Os Odontoblastos que surgem da papila dentária, vão começar a produzir dentina . A formação da Dentina é Centrípeta, de fora pra dentro.

FASE DE RAIZ: Essa fase ocorre enquanto o dente erupciona . Novas estruturas se formam: Bainha Epitelial de Hertwig (Aumento da Alça Cervical). Diafragma Epitelial (Formará o futuro forame do Ápice da Raiz ). O osso que estava em formação se incorpora. A Bainha Epitelial de Hertwig estimula a diferenciação da Papila Dentária em Odontoblastos , e o Odontoblasto secreta a dentina radicular. Conforme a dentina vai crescendo, ela rompe a Bainha Epitelial de Hertwig , formando os Restos Epiteliais de Malassez .

FASE DE RAIZ: Quando a dentina entra em contato com o Folículo Dentário, ela o estimula a se diferenciar em: Cementoblastos – Forma o Cemento. Osteoblastos – Forma o Osso Alveolar. Fibroblastos – Forma o Ligamento Periodontal.

FASE DE RAIZ:

RESUMO: FATORES MARCANTES DE CADA FASE FASE DE BOTÃO: Invaginação do Epitélio Oral, em direção ao Ectomesênquima. Formação das 20 Esférulas (10 Sup. e 10 Inf.). Condensação do Ectomesênquima. FASE DE CAPUZ: Proliferação das Células Epiteliais, deixando o Germe Dentário em forma de Capuz. Formação do Órgão de Esmalte e suas estruturas. FASE DE CAMPÂNULA: Morfogênese e Diferenciação Celular. Início da formação do Folículo Dentário. Degeneração da Lâmina Dentária. Formação da Alça Cervical.

FASE DE COROA: Início do processo de Dentinogênse e Amelogênese . Formação da Dentina e Esmalte. Formação da Dentina: Centrípeta. Formação do Esmalte: Centrífuga. FASE DE RAIZ: Ocorre enquanto o dente erupciona . Formação da Bainha Epitelial de Hertwig e do Diafragma Epitelial. Fragmentação da Bainha Epitelial de Hertwig depois de ser rompida pela dentino , deixando fragmentos denominados: Restos Epiteliais de Malassez . Formação das estruturas do periodonto : Cemento, Osso Alveolar e Ligamento Periodontal.

RESUMO: PROCESSO COMPLETO As células da Crista Neural, migram para a região do Ectomesênquima Oral. As Células do Epitélio Oral de proliferam formando a Banda Epitelial Primária que se divide em Lâmina Vestibular e Lâmina Dentária. A lâmina Dentária se prolifera formando o Botão, dando início a 1ª etapa (Fase de Botão), onde ocorre a formação das 10 Esférulas Superiores e 10 Esférulas Inferiores e condensação do Ectomesênquima. Na 2ª Etapa (Fase de Capuz), ocorre intensa proliferação mitótica das células epiteliais, e o crescimento do germe dental não-uniforme, em forma de um capuz. Isso faz com que se forme o Órgão do Esmalte. É aqui que se Inicia a 3ª Etapa (Fase de Campânula): O EIOE começa a se tornar mais côncavo dando formato a Coroa do futuro Dente. Ocorre a fragmentação da Lâmina Dentária e Formação da Alça Cervical. Vale lembrar que todas as estruturas estão mais bem definidas. Na fase de Campânula ocorre a inversão de polaridade, fazendo com que as Células do EIOE se diferenciem em Pré-Ameloblastos > Os Pré-Ameloblastos influenciam as Células da Papila Dentária a se diferenciarem em Odontoblastos > Os Odontoblastos influenciam os Pré-Ameloblastos a transformarem-se em Ameloblastos . Agora se inicia a 4º Etapa (Fase de Coroa). É uma face avançada de Câmpanula , e é onde ocorrem o processo de Dentinogênese e Amelogênse , que é a produção de Dentina e Esmalte respectivamente. A formação da Dentina é Centrípeta e do Esmalte é Centrífuga. Na 5ª etapa (Fase de Raiz) novas estruturas se formam: Bainha Epitelial de Hertwig e Diafragma Epitelial. A Bainha Epitelial de Hertwig estimula a diferenciação da Papila Dentária em Odontoblastos , e o Odontoblasto secreta a dentina radicular. Conforme a dentina vai crescendo, ela rompe a Bainha Epitelial de Hertwig , formando os Restos Epiteliais de Malassez . Quando a dentina entra em contato com o Folículo Dentário, ela o estimula a se diferenciar em: Cementoblastos – Forma o Cemento. > Osteoblastos – Forma o Osso Alveolar. > Fibroblastos – Forma o Ligamento Periodontal. Todo o processo da Fase de Raiz, ocorre enquanto o dente erupciona .

RESUMO: DEFINIÇÕES E ESTRUTURAS IMPORTANTES ECTOMESÊNQUIMA: Tecido formado pelas células que migram da Crista Neural para a boca primitiva. AMELOBLASTOS: É de origem Epitelial e responsável pela formação do Esmalte. ODONTOBLASTOS: É de origem Conjuntiva e responsável pela formação da Dentina. AMELOGÊNESE: Processo responsável pela formação do Esmalte. DENTINOGÊNESE: Processo responsável pela formação da Dentina. RETÍCULO ESTRELADO: Estrutura presente dente o EEOE e EIOE. PAPILA DENTÁRIA: Ectomesênquima Condensado. FOLÍCULO DENTÁRIO: Estrutura que circunda o Germe Dentário. EEOE: Epitélio Externo do Órgão do Esmalte. EIOE: Epitélio Interno do Órgão do Esmalte. ALÇA CERVICAL: Junção do EEOE com EIOE. RESTOS EPITELIAIS DE MALASSEZ: Fragmentos da Bainha Epitelial de Hertwig .

REFERÊNCIAS: KATCHBURIAN, Eduardo, ARANA, Victor.  Histologia e Embriologia Oral - Texto - Atlas - Correlações Clínicas, 3ª edição . Guanabara Koogan, 07/2012. [Minha Biblioteca]. https://www.youtube.com/watch?v=6hf4PdcPgrY https://www.youtube.com/watch?v=m_vLdZwHPj8 https:// pt.slideshare.net/caoderua/odontognese-44286275 https:// www.slideshare.net/EduardoQueiroz44/odontognese-75766330

Bons estudos!