ENERGIA LIVRE DE GIBBS . pptx

DenisDamianaDeCastro 131 views 16 slides Jun 03, 2024
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

ENERGIA LIVRE DE GIBBS


Slide Content

ENTALPIA (H) A Entalpia é uma grandeza física definida como sendo a quantidade de energia existente dentro de uma substância que sofre reação química . Assim, é possível determinar se a reação absorveu ou liberou calor.

VARIAÇÃO DE ENTALPIA (∆H) ∆H = H P - H R Trata-se de uma grandeza física que mede a quantidade de energia absorvida ou liberada por uma reação química. Como toda “variação” observada em fenômenos físicos ou químicos, leva-se em consideração a quantidade de energia de cada membro da reação: reagentes e produtos. Calcula-se a variação de entalpia pela expressão: Onde: ∆H : variação de entalpia; H R : entalpia dos reagentes; H P : entalpia dos produtos.

ENTALPIA (H) ∆H < 0; REAÇÃO EXOTÉRMICA São reações que liberam calor para o meio. ∆H > 0; REAÇÃO ENDOTÉRMICA São reações que absorvem calor do meio. By André Koehne - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5528336   CC0 Domínio público - https://pxhere.com/pt/photo/1105300

ENTROPIA (S) Observe a imagem, você se reconhece em uma das situações apresentadas? E o que a Entropia tem a ver com a imagem?

ENTROPIA (S) Mas o que é Entropia ? Onde encontramos Entropia no nosso dia-a-dia? A Entropia é uma grandeza termodinâmica associada à irreversibilidade dos estados de agregação da matéria. A entropia mede o grau de desordem de um sistema. Está relacionada com a espontaneidade de um processo físico ou químico.

ENTROPIA (S) A Termodinâmica dedica-se a estudar as transferências de calor (energia) em um sistema físico. Procura entender a relação entre calor, energia e trabalho realizados em processos físicos ou químicos. De acordo com a 2ª Lei da Termodinâmica temos: “ Em qualquer processo espontâneo, há sempre um aumento na Entropia do Universo ”.

ENTROPIA (S) - EXEMPLOS Quando um objeto de vidro, porcelana ou cerâmica quebra, trata-se de um processo espontâneo, logo aumenta a entropia. A água no estado sólido apresenta uma menor entropia. Quando inicia o processo de fusão, ocorre uma liberdade maior das moléculas e a desordem aumenta, isto é, a entropia aumenta.

ENTROPIA (S) – CONSIDERAÇÕES A Entropia é uma função de estado : Não depende das etapas, apenas do estado final e inicial. É calculada pela equação: ∆S = S P - S R Onde: ∆S é a variação de entropia; S R – entropia dos reagentes; S P - entropia dos produtos.

ENTROPIA (S) – CONSIDERAÇÕES Entropia define a  ordem   natural  das coisas ou a “seta do tempo” dos acontecimentos. Lembre-se: a entropia dos estados de agregação da matéria aumenta com a desordem, ou seja, quanto maior o grau de liberdade das moléculas , maior a entropia . Assim temos: S gasoso > S líquido > S sólido

ATIVIDADE 1 Julgue cada item como correto C ou errado E . 1) A formação de gotas de água em uma nuvem ocorre com aumento de entropia. 2) A dissolução de açúcar em água ocorre com aumento de entropia. 3) A vaporização do álcool no carburador do carro se dá com diminuição de entropia. 4) Ao bombearmos ar para encher um pneu, ocorre diminuição na entropia. E C E C

ENERGIA LIVRE DE GIBBS (∆G) Em suas atividades diárias, suas atitudes estão mais relacionadas a uma Energia Livre de Gibbs (∆G) negativa ou positiva? E então, consegue definir Energia Livre de Gibbs (∆G)? A Energia Livre de Gibbs(∆G) é uma grandeza que avalia a espontaneidade de uma reação química.

ENERGIA LIVRE DE GIBBS (∆G) É utilizada para calcular variações , por isso o delta (∆) à frente da letra G, que ocorrem em sistemas dinâmicos. Não faz sentido avaliar a espontaneidade de um sistema estático (sem movimento). É calculada pela expressão matemática conhecida como equação de Gibbs- Helmholtz : ∆G = ∆H – T.∆S

ENERGIA LIVRE DE GIBBS (∆G) Equação de Gibbs- Helmholtz : ∆G = ∆H – |T|.∆S Esta equação informa que a espontaneidade de uma reação depende do ( ∆H ) e ( ∆S ). Uma vez que o módulo da temperatura (| T |), em kelvin ( K ), será sempre + . Assim temos que: ∆G < 0 Espontâneo ∆G > 0 Não espontâneo ∆G = 0 Equilíbrio dinâmico Autoria própria

ENERGIA LIVRE DE GIBBS (∆G) É possível prever se o processo será ou não espontâneo a partir do sinal algébrico de ∆H e ∆S na equação Adaptado:https://brasilescola.uol.com.br/quimica/energia-livre-gibbs.htm ∆H ∆S ∆G = ∆H – T. ∆S + - - = espontâneo - + - = espontâneo + + ∆H > T.∆S ; ∆G > 0, não espontâneo. ∆H < T.∆S ; ∆G < 0, espontâneo. - - ∆H < T.∆S ; ∆G > 0, não espontâneo. ∆H > T.∆S ; ∆G < 0, espontâneo.

ENERGIA LIVRE DE GIBBS (∆G) - EXEMPLOS Será que percebemos esta grandeza em nosso cotidiano? Reações de combustão são espontâneas , Imagem de  Hans Braxmeier  por  Pixabay   https://tribunadejundiai.com.br/noticias/geral/3331-mexer-no-celular-enquanto-ele-carrega-saiba-os-perigos-disso Ao carregar o celular ocorre uma reação conhecida como eletrólise, em que a energia elétrica é transformada em energia química. Portanto, é um processo não espontâneo.

Em relação a de energia livre e de entropia, analise as seguintes proposições e marque V (verdadeira) e F (falsa): I. A energia livre pode ser positiva ou negativa, mas nunca pode ser nula. [ ] II. A energia livre é a totalidade de energia de um sistema termodinâmico e pode ser usada para a realização de trabalho útil. [ ] III. A variação de entropia de uma reação espontânea pode ser negativa. [ ] ATIVIDADE 2 F V V
Tags