Açúcar e escravidão História – 2º Bimestre Matéria da Avaliação 1 Parte 3
ENGENHOS eram fazendas onde a cana era plantada, colhida e transformada em açúcar.
Havia ENGENHOS trapiches, movidos por bois ou cavalos.
Havia ENGENHOS reais, movidos pela água.
Como era o engenho: O engenho tinha tudo que as pessoas precisavam : as plantações forneciam alimentos , na capela aconteciam as missas , o próprio padre ensinava leitura aos meninos brancos , na senzala viviam os negros , na serraria eram feitos os móveis e maquinários …
Como era a produção de açúcar: 1. A cana era plantada e colhida no próprio engenho ; 2. Na casa de engenho o açúcar era fabricado ; 3. Em primeiro lugar , a cana era amassada na MOENDA, para extrair a garapa ; 4. Na CALDEIRA, a garapa era fervida e apurada ( ficava mais grossa ); 5. Em seguida , no TENDAL DAS FORÇAS, a garapa era endurecida ; 6. Finalmente , na CASA DE PURGAR, completava -se a branqueação do açúcar .
Que atividades os negros faziam no engenho? Na verdade , eles faziam TODO o trabalho de produção da cana e do açúcar ; Eles : plantavam a cana -de- açúcar na lavoura ; c ortavam a cana das lavouras com a foice e o facão e organizavam em feixes para ser moída ; moíam a cana ; trabalhavam na casa dos senhores .
Vida de escravo, vida de senhor: Escravos Senhores Sem liberdade ; Decidiam a vida dos escravos ; Trabalho árduo e sem salário ; Comércio e muito lucro ; Tratados como animais , castigos físicos ; Servidos pelos escravos; Moradia e alimentação de péssima qualidade . Vida luxuosa , poder .
Exploração com resultado a longo prazo … A exploração irresponsável do solo do Nordeste causou um desgaste tão intenso que hoje é difícil cultivar a área ; Os habitantes dessa região tem poucas opções de trabalho e a pobreza é vista em toda parte.