Então, surge a escola; Pedagogos Mestre escolas e Sofistas

ingridramos50951 6,028 views 14 slides Jun 16, 2015
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

Capítulo 3 e 4 do livro "O que é educação?" de Carlos Rodrigues Brandão.


Slide Content

E ntão, Surge a escola Pedagogos, Mestres-Escolas e Sofistas

O surgimento da Escola O Saber sendo usado como uma arma, ou seja os graus do saber fazem com que haja uma desigualdade da educação ( o rei, o sacerdote, o guerreiro, o professor, o lavrador).

A partir daqui que as aldeias são reduzidas à escola e em uma idade próxima á adolescência meninos e meninas são isolados do resto da tribo convivendo com adultos onde: Os meninos : S aem jovens-adultos e guerreiro As meninas: moças prontas para a posse de um homem, uma casa e alguns filhos.

Há na áfrica as escolas “poro” e as escolas “Sande”. Os meninos estudam de ano e meio a oito anos aprendendo as crenças, tradições e os costumes culturais da tribo além do saber dos ofícios da guerra e paz. Entre os pescadores da Nova Zelândia existem “casas de ensino”

Essas casas oferecem cursos sobre pelo menos os seguintes assuntos: Genealogia Tradições e história Princípios de crença e cultos religiosos Magia Artes da navegação Agricultura Dança literatura

O programa da ensino esta dividido em “Mandíbula superior” e “mandíbula inferior”. Família como rede de trocas de saber mais universal e mais persistente na sociedade humana. Depois a educação pode se passada a educadores-educandos não parentes.

Podemos observar que até aqui o espaço onde se adquire o saber não é escolar é nada mais e nada menos do que o próprio ambiente de vida do indivíduo.

A educação Grega A Primeira educação surge em Atenas e Esparta Oposição entre livres e escravos A educação dos pobres x A educação dos ricos.

A democratização faz gerar as escolas abertas. A escola primaria surge em Atenas por volta dos 600 a.c Surgem também as escolas de bairro “Lojas de ensinar”.

A educação do jovem livre vai em direção a teoria, eles aprendem de forma simples e direta. Há 2 tipos de educadores e 2 diferenças de saber na Grécia. Os pedagogos (velhos escravos) conduziam as crianças a caminho da escola de primeiras letras. Educação formadora do espírito.

Os sofistas transformam a educação superior dando ênfase a formação do orador, sendo assim desta forma qualificado para a política. Com o tempo a educação deixa de ser um assunto privado em posse dos nobres e passa a ser questão de estado, pública.

É uma educação contra a criança, pois não leva em conta o que ela é. Com isso os gregos nos ensinam que a educação do homem existe por toda parte e é muito mais do que a escola, é o resultado da ação de todo o meio sociocultural sobre os seus participantes.

Referência Bibliográficas: Livro O que é educação de Carlos Rodrigues Brandão (Editora brasiliense) Pag. 27 – 47.

Universidade Estácio de Sá/West shopping Turma: 3016 Disciplina: PPEI Profª Márcia Pisa Nome: Gabrielly Braz Ingrid Ramos Jéssica Neves Thaiane Bernardo
Tags