ENVOLTÓRIOS CELrrrrrrrrrrrrrrULARES.pptx

ROSIVANAAMARALBAIA 23 views 17 slides Sep 07, 2025
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq


Slide Content

BIOLOGIA PROFESSORAS: SUELI BATISTA e ROSIVANA BAIA SEGUNDO BIMESTRE SEGUNDA AULA: ENVOLTÓRIOS CELULARES

GLICOCÁLIX OCORRÊNCIA : externamente à membrana plasmática da maioria das células animais . COMPOSIÇAO QUÍMICA : uma camada frouxa de carboidratos . FUNÇÕES : proporciona resistência a membrana plasmática; constitui uma barreira contra agentes físicos e químicos do meio externo; forma uma malha que retêm nutrientes e enzimas ao redor das células .

PAREDE CELULAR OCORRÊNCIA : externamente à membrana das células dos seres do reino Monera, de alguns Protistas, Fungos e Plantas. COMPOSIÇÃO QUÍMICA : peptidoglicano(M0nera), celulose ou sílica(Protistas), quitina(Fungos) e celulose(Plantas). FUNÇÕES : manuntenção da forma celular, proteção e evita a ruptura da célula.

MEMBRANA PLASMÁTICA (CELULAR) OCORRÊNCIA : todas as células. COMPOSIÇAO QUÍMICA : lipídios (fosfolipídios) e proteínas ( glicoproteínas) – lipoproteica. PROPRIEDADES : viva, elástica, dinâmica, regeneração, permeabilidade seletiva . MODELO : Mosaico Fluido (Singer e Nicholson – 1972 ).

FISIOLOGIA(TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS) DE ACORDO COM A CONCENTRAÇÃO , O MEIO É CLASSIFICADO : MEIO HIPERTÔNICO: SOLUTO > SOLVENTE MEIO HIPOTÔNICO: SOLUTO < SOLVENTE MEIO ISOTÔNICO: SOLUTO = SOLVENTE.

TIPOS DE TRANSPORTES TRANSPORTE PASSIVO : SEM GASTO DE ENERGIA E A FAVOR DE UM GRADIENTE DE CONCENTRAÇÃO. TRANSPORTE ATIVO : COM GASTO DE ENERGIA E CONTRA UM GRADIENTE DE CONCENTRAÇÃO. Transporte em Bloco : é a entrada e saída de substâncias em bloco da célula.

EXEMPLOS DE TRANSPORTE PASSIVO DIFUSÃO SIMPLES(DIÁLISE) : passagem de soluto do meio hipertônico para o meio hipotônico. Exemplos: substâncias lipossolúveis, gás oxigênio, etc.

EXEMPLOS DE TRANSPORTE PASSIVO DIFUSÃO FACILITADA : passagem de soluto do meio hipertônico para o meio hipotônico com ajuda de proteínas permeáveis(carregadoras). Exemplos: aminoácidos, vitaminas, glicose, etc.

EXEMPLOS DE TRANSPORTE PASSIVO OSMOSE(ÁGUA ) : passagem de água do meio hipotônico para o meio hipertônico através de uma membrana semipermeável.

FENÔMENOS OSMÓTICOS EM CÉLULAS VEGETAIS: Plasmólise: saída de água da célula, quando colocada em meio hipertônico. Deplasmólise: entrada de água numa célula plasmolisada, quando colocada em meio hipotônico. Turgência: entrada de água na célula, quando colocada num meio hipotônico. NOTA: Dessecação: é a perda de água de uma célula vegetal por desidratação, quando exposta ao ar. Neste caso, o citoplasma sofre retração e a parede celular acompanha o citoplasma. EM CÉLUAS ANIMAIS: Murchamento : saída de água da célula, quando colocada em meio hipertônico . Plasmoptise : entrada de água na célula, quando colocada num meio hipotônico.

FENÔMENOS OSMÓTICOS

EXEMPLOS DE TRANSPORTE ATIVO BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO: passagem do sódio do meio intracelular para o meio extracelular (bomba de sódio), e a passagem do potássio do meio extracelular para o meio intracelular (bomba de potássio).

EXEMPLOS DE TRANSPORTE EM BLOCO Endocitose : é a entrada de substância na célula. Fagocitose: é a entrada de substâncias sólidas nas células através de pseudópodes . Ex: ameba, macrófago, neutrófilo. Pinocitose: é a entrada de líquidos na célula, feita através de invaginações da membrana plasmática. Ex: ocorre praticamente em todas as células. Exocitose : é a saída de substâncias inúteis (resíduos) da célula. Clasmocitose ou clasmatose: é a saída de gotículas (liquido) da célula .

TRANSPORTE EM BLOCO

ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA Microvilosidades : são dobras que se projetam para fora, ficando na superfície livre da célula. Ex: epitélio intestinal . Função: servem para aumentar a superfície de absorção de nutrientes. Desmossomos: são estruturas que possuem fios de proteínas chamados de tonofibrilas. Ex: nos epitélios. Função: servem para aumentar a adesão entre as células. Interdigitações: são dobras da membrana que se encaixam. Ex: nos epitélios. Função: aumentam a adesão entre as células vizinhas. Cílios e flagelos : são estruturas que permitem a movimentação de certas células.

ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA

RESOLVER ATIVIDADE
Tags