UNIFACS-Universidade Salvador Alberneide Silva Natália Oliveira Sara Marjore
O que são EPI’s ? São ferramentas de trabalho que visam proteger a saúde do trabalhador, função básica dos EPI’s é proteger o organismo do produto tóxico, minimizando o risco.
As vias de exposição são:
Luvas e Jalecos
Luvas É um dos equipamentos de proteção mais importantes, pois protege as partes do corpo com maior risco de exposição: as mãos. Existem vários tipos de luvas no mercado e a utilização deve ser de acordo com o tipo de formulação do produto a ser manuseado.
Luvas São utilizadas como barreira de proteção, prevenindo a contaminação das mãos do trabalhador de serviços de saúde e de laboratório ao manipular material contaminado. As luvas reduzem possibilidade de transmissão de microorganismos presente nas mãos para pacientes e materiais.
Como calçar as luvas É o último EPI a ser utilizado. Selecione o tipo correto e o tamanho. Verifique depois de calçá-la se o punho está isolado.
Como remover as luvas É o primeiro EPI a ser retirado. Retire –a e segure-a com a mão enluvada. Introduza o dedo sem luva sob a luva e puxe-a enrolando-as como uma bolsa. Descarte de forma segura.
Jalecos Protegem a parte superior e inferior do corpo. Algodão, mangas longas e fechado. Previnem contaminação de origem biológica, química e radioativa, além da exposição direta a sangue, fluídos corpóreos , borrifos, salpicos, e derramamentos de origens diversas.
Cuidados Lave os EPI’s com sabão Neutro e usando luvas. Guarde os equipamentos em um local seguro e limpo e em local próprio, longe das roupas comuns.
Para encerrar..... O simples fornecimento dos equipamentos de proteção individual não garante a proteção da saúde do trabalhador e nem evita contaminações. Incorretamente utilizados, os EPI podem comprometer ainda mais a segurança do trabalhador.