Erros analíticos em Laboratórios Clínicos

DiegoEstrela5 205 views 21 slides Jul 07, 2024
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

O laboratório de análises clínicas tem uma importante finalidade dentro do campo da biomedicina.


Slide Content

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO (LIMA-OLIVEIRA, 2004). ESTAPAS PRÉ-ANALÍTICAS ERROS EMBUTIDOS NA FASE INICIAL Todo laboratório deve, assegurar que os resultados que emitem são fiéis e consistentes com a real situação clínica dos pacientes (CHAVES, 2010).

INTRODUÇÃO OBJETIVO GERAL Identificar os principais erros da fase pré-analítica em laboratórios de análises clínicas, e conhecer procedimentos e informações que minimizam os erros nessa fase , seguindo-se normas e/ou recomendações que são estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial.

ANÁLISES CLÍNICAS E SUAS FASES Laboratório de Análises Clínicas (MEYE, 2008, p. 1).

ANÁLISES CLÍNICAS E SUAS FASES FONTE: olimpia . sp .gov.br/novosite/noticia/saude-de-olimpia-realiza-mais-de-100-exames-por-hora/1902 (RIN, 2010)

ANÁLISES CLÍNICAS E SUAS FASES (ARÃO, 2014)

ANÁLISES CLÍNICAS E SUAS FASES (ARÃO, 2014)

ANÁLISES CLÍNICAS E SUAS FASES

MATERIAS E METÓDOS DESENHO DO ESTUDO

RESULTADOS E DISCUSSÃO Artigos publicados Principais abordagens de erros pré- -analíticos LIMA-OLIVEIRA, Gabriel de Souza (2004). “Gestão da qualidade na fase pré- analítica parte I: análise crítica do CLSI H3- A6.” Relata que alguns desses erros não podem ser controlados ou detectados pelo laboratório clínico, mas outros podem ser evitados se seguir normas e regras de qualidade laboratorial. MEYE, Katyane (2008). “Fundamentos de Laboratório.” Faz um apanhado sobre os fundamentos do laboratório apresentando sua constituição e funcionalidade; além de mostrar a importância do conhecimento de cada espaço e das funções que cada um possui. MOTTA, V. T (2009). “Bioquímica clínica para o laboratório.” Aborda as fases das análises clínicas, os cuidados que se deve ter na coleta; também, apresenta a função de cada fase, além de dicas para se ter qualidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO CHAVES, Carla D (2010). “Controle de qualidade no laboratório de análises clínicas”. Descreve os procedimentos em um laboratório de análises clínicas, para se ter a garantia da qualidade, a qual é alcançada tendo-se total e absoluto controle sobre todas as etapas do processo. RIN, George (2010). “Estações de trabalho pré-analíticas como ferramenta para reduzir erros laboratoriais.” Aborda as normas de qualidade para análises clínicas evitando-se possíveis erros na fase pré-analíticos. GUIMARÃES, Alexandre Costa. (2011) “O laboratório clínico e os erros pré-analíticos”. Pontua que os laboratórios clínicos auxiliam nas decisões médicas frente aos pacientes. Porém, relata o lado negativo: a fase do laboratório conhecida como pré-analítica, vem sendo apontada por diferentes estudos, como a grande responsável pelos erros laboratoriais; além de apresentar soluções cabíveis para resolver este problema.

RESULTADOS E DISCUSSÃO PLEBANI, M Clos . (2011) “Fechando o loop cérebro-cérebro em testes laboratoriais.” Identifica a necessidade de se ter qualidade nos procedimentos laboratoriais, bem como o respeito pelo paciente; mostra os erros laboratoriais bem como suas consequências, causas e soluções. POP. Procedimento Operacional Padrão. (2011) “A importância de se padronizar tarefas nas BPLC.” Indica a necessidade de se padronizar as atividades desenvolvidas nos laboratórios clínicos para obtenção da qualidade nos resultados e evitar possíveis erros. QUALICHART. (2012) Programa de controle da qualidade mais usado pelos laboratórios clínicos para aumentar a confiança nos resultados. ACHCAR, Mariana. (2014) “Erros Pré-Analíticos que Tornam a Coleta de Sangue Inadequada”. Expõe a responsabilidade dos laboratórios clínicos diante dos erros pré-analíticos, apresentando algumas soluções e normas necessárias para que haja a qualidade dos serviços prestados dentro dos laboratórios.

RESULTADOS E DISCUSSÃO ARÃO, Luis Carlos. (2014). “Áreas de Atuação do Biomédico Análises Clínicas.” Conceitua o laboratório clínico bem como sua função; além de apresentar as áreas de atuação do profissional bioquímico nos laboratórios clínicos, mostrando a responsabilidade que este detém. BRASIL. (2014). “Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial”. Trata-se de uma revista científica estruturada para projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação pertinente, mediante atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação cultural nas áreas de Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da comunidade. FLEURY, 2014 “Revista Médica: Educação Médica” Aborda a qualidade e eficácia dos exames laboratoriais. JÚNIOR, Silvio de Almeida. (2016). “Fase pré-analítica em laboratório clínico.” Relata as causas dos erros na fase pré-analítica; e também, pontua algumas das metas de redução dos erros, para aumentar a segurança e confiabilidade dos processos pré-analíticos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Verifica-se que são muitas as variáveis encontradas sobre a frequência, os tipos de erros cometidos em laboratórios clínicos Há inúmeros procedimentos para se evitar os erros pré-analíticos em laboratórios clínicos apresentando-se soluções plausíveis

RESULTADOS E DISCUSSÃO Apesar da exposição dos laboratórios de análise clínica ao erro pré-analítico por diversos fatores é importante que haja um bom controle e programas de padronização Além de protocolos bem estabelecidos na área pré-analítica e analítica, garantindo uma conduta de exatidão sobre os resultados de exame em meio à ética, à responsabilidade, à segurança e ao controle de excelência no atendimento ao paciente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS JÚNIOR, Silvio de Almeida (2016). Fase pré-analítica em laboratório clínico. Disponível em http://semanaacademica.com.br/system/files/artigos/artigo_25.2016pdf LIMA-OLIVEIRA, Gabriel de Souza. et al.. Gestão da qualidade na fase pré- analítica parte I: análise crítica do CLSI H3- A6. Revista Brasileira de Análises Clínicas, Rio de Janeiro, v. 43, n. 2, p. 85- 88, 2004. OLIVEIRA-LIMA, G. S Estudos de fontes de erros nos processos de flebotomia com ênfase na venosa em parâmetros bioquímicos . UFP. Curitica ,2007. MEYE, Katyane (2008). Fundamentos de Laboratório. Disponível em http://katyweyne.blogspot.com.br/2008/06/fundamentos-de-laboratrio.html#!/ tcmbck MOTTA, V. T. Bioquímica clínica para o laboratório. 5. ed., Rio de Janeiro: Medbook , 2009. RIN, G. Estações de trabalho pré-analíticas como ferramenta para reduzir erros laboratoriais. Journal of Medical Biochemistry, Georgetown, v. 29, n. 4, p. 315- 324, out. 2010. SBPC/ML. Gestão da fase pré-analitica :recomendações da SBPC/ML. Gestão de risco no laboratório clinico. Transporte de amostras e controle de temperatura. SPBC/ML. Rio De janeiro ,2010

REFERÊNCIAS CHAVES, Carla D.. Controle de qualidade no laboratório de análises clínicas. In: Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial - On-line version ISSN 1678-4774 - vol.46 no.5 Rio de Janeiro Oct . 2010. Disponível em http://www.scielo.br/scielo. php ?script= sci_arttext&pid =S1676-24442010000500002 PLEBANI, M Clos . Fechando o loop cérebro-cérebro em testes laboratoriais. Clin Chem Lab Med 49(7):1131-1133, 2011. POP. Procedimento Operacional Padrão (2011). A importância de se padronizar tarefas nas BPLC. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/reblas/cursos/qualidade17/ MP%20_ apostila_ %205%20-%20final. pdf >. GUIMARÃES, Alexandre Costa. et al. O laboratório clínico e os erros pré-analiticos . Revista HCPA. Porto Alegre, RS. 2011. QUALICHART (2012). Disponível em: http://www.qualichart.com.br/

REFERÊNCIAS ACHCAR, Mariana. Erros Pré-Analíticos que Tornam a Coleta de Sangue Inadequada. In: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, 2014. ARÃO, Luis Carlos (2014). Áreas de Atuação do Biomédico Análises Clínicas. Disponível em http://slideplayer.com.br/slide/86458/ . BRASIL. Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial – 2014 (Coleta e Preparo de Material Biológico). FLEURY (2014). Revista Médica: Educação Médica. Disponível em: http://www.fleury.com.br/medicos/educacao-medica/revista-medica/materias/Pages/foco-no-diagnostico. aspx

Obrigado! “A vida nos impõe barreiras, mas nem por isso deixamos de lutar.”