ESCOLA CLÁSSICA - LUCIANA BELFORT.pptx

LucianaBelfort1 236 views 17 slides May 23, 2023
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

Trabalho desenvolvido para o aprofundamento do livro A Riqueza das Nações de Adam Smith.


Slide Content

O Pensamento Econômico na Escola Clássica Uma economia com caráter científico UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE GRAJAÚ – CESGRA CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – TURMA 2022 PROFESSORA: GEANCARLA REIS Juliana Aguiar Luciana Alves Belfort Gomes

Escola clássica A escola clássica refere-se a uma linha de pensamento econômico com base em Adam Smith e David Ricardo. Foi com esta escola que a Economia adquiriu caráter científico integral à medida que passou a centralizar a abordagem teórica do valor, cuja única fonte original era identificada no trabalho em geral.

Onde surgiu a Escola Clássica? A  Escola Clássica  surge no século XVIII na Europa, junto do movimento iluminista que veio a inspirar muitas de suas ideias .

Principais pensadores: Adam Smith e David Ricardo

ADAM SMITH 1723 (Escócia) + 1790 Segunda metade do séculoXVIII; Início da 1ª Revolução Industrial; Professor de “Filosofia Moral” da Universidade de Glasgow; 1759: A Teoria dos sentimentos Morais. 1776: A Riqueza das Nações.

A RIQUEZA DAS NAÇÕES

A RIQUEZA DAS NAÇÕES Adam Smith é considerado o pai da ciência econômica. Trouxe o pensamento moderno-burguês para a economia. Tratou da ideia da MÃO INVISÍVEL. Ela seria a “Mão invisível de Deus”, onde o egoísmo do indivíduo geraria bem estar na sociedade. Aumento da riqueza vem da produtividade e da divisão social do trabalho.

TEORIA DO VALOR DO TRABALHO Para Smith, o trabalho(tempo para produzir algo) é a melhor medida de valor das mercadorias. Porém, só seria aplicável na sociedade primitiva. A medida em que as fábricas mudaram o modo de fabricação, ficou inviável medir com exatidão esse valor. Smith trabalhou a ideia do VALOR DE TROCA vs VALOR DE USO. Ex: água tem muito valor de uso, mas pouco valor de troca. O famoso PARADOXO DA ÁGUA E DO DIAMANTE.

PREÇO REAL VS NOMINAL O preço real de uma mercadoria é a quantidade de bens usados para trocá-lo por outra mercadoria. Preço nominal é a quantidade de dinheiro. Preço natural seria custos primários (salários +lucros) O preço natural seria igual ao preço de mercado (preço de equilíbrio: oferta=demanda)

Toda renda vem dos salários dos trabalhadores, dos lucros dos empresários, da renda da terra, e assim surge o valor de troca. Lucro vem da proporção do patrimônio ou capital empregado na atividade, podendo ser maior ou menor.

O EGOÍSMO ÉTICO

O EGOÍSMO ÉTICO Teoria do senso moral inato “Não é da benevolência do açougueiro do cervejeiro ou do padeiro que nós esperamos nosso jantar, mas da sua consideração de seu próprio interesse”. A mão invisível trazendo bem estar para a sociedade.

O BEM ESTAR SOCIAL E ECONÔMICO Viria do egoísmo ético, onde, cada indivíduo buscando próprio benefício e aplicando seu capital da melhor forma, traria o bem estar econômico. Também dependeria do produto do trabalho e do número dos consumidores. Interferência do estado era maléfica a atividade econômica.

O PAPEL DO ESTADO Se resumiria em três pontos. Protegerá nação de invasores e da sua própria violência Proteger os cidadãos da injustiça, e garantir um sistema judiciário funcional Manter as repartições e instituições, e fazer obras públicas.

DAVID RICARDO- 1772-1823 Economista inglês, considerado um dos mais importantes pensadores da Escola Clássica. Em oposição ao mercantilismo, formulou um sistema de livre comércio e produção de bens que permitiria a cada país se especializar na fabricação dos produtos nos quais tivessem vantagem comparativa, também chamado de custos comparativos. No ano de 1817 publicou sua obra mais conhecida: Princípios de Economia política e tributação.

DAVID RICARDO Para Paul Singer (1985, p. VII), David Ricardo foi, ao lado de Adam Smith, o principal representante da Escola Clássica de Economia Política.

CONCLUSÃO