Esofagografia

1,165 views 17 slides Jan 29, 2020
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

slides de estudo do esofago


Slide Content

ESOFAGOGRAMA

ESOFAGOGRAMA OU ESOFAGOGRAFIA É O ESTUDO RADIOLÓGICO DA FARINGE E DO ESÔFAGO COM A UTILIZAÇÃO DE UM MEIO DE CONTRASTE. GERALMENTE , USAMOS O SULFATO DE BÁRIO, EXCETO QUANDO HOUVER RISCO DE PERFURAÇÃO DE VÍSCERAS OCAS, NESTE CASO , USAMOS O MEIO DE CONTRASTE IODADO HIDROSSOLÚVEL. MEIO DE CONTRASTE USADO : SULFATO DE BÁRIO (BaSO4), PODENDO SER DILUIDO = GROSSO, ESPESSO E RALO

OBJETIVO ESTUDAR A FORMA E A FUNÇÃO DA DEGLUTIÇÃO NA FARINGE E NO ESÔFAGO INDICAÇÕES ANOMALIAS CONGÊNITAS REFLUXO GE VARIZES ESOFAGIANAS CORPOS ESTRANHOS DIVERTÍCULO DE ZENKER CARCINOMA OUTROS CONTRA-INDICAÇÕES HIPERSENSIBILIDADE AO CONTRASTE USADO. SUSPEITA DE FÍSTULA PARA O MEDIASTINO (BÁRIO ). PREPARO DO PACIENTE NÃO É NECESSÁRIO PREPARO. RETIRAR TODOS OS OBJETOS METÁLICOS E A PARTE SUPERIOR DA ROUPA (VESTIR AVENTAL). EXPLICAR AO PACIENTE OS PROCEDIMENTOS AMAMENESE E GRAVIDEZ

ESOFAGOGRAFIA PREPARAÇÃO DO PACIENTE E EQUIPE Segundo Bontrager , devido ao esôfago estar sempre vazio na maior parte do tempo, não há necessidade de preparo do paciente para a esofagografia , a não ser que seja seguida de uma seriografia do TGI alto. Ouvir a história do paciente; Explicar o exame. Vestir avental hospitalar; Retirar objetos metálicos (entre a boca e a cintura); Sala de exames limpa e preparada e com a equipe pronta antes do paciente entrar na sala.

ESOFAGOGRAFIA MEIO DE CONTRASTE Meio de contraste positivo. Preparar quantidade e tipo. TIPOS DE BÁRIO Ralo e Espesso. ITENS ADICIONAIS Bolas de algodão embebidas com bário ralo; Pílulas de bário ou cápsulas de gelatina preenchidas com bário; Marshmallows . Após engolir uma dessas substâncias o paciente deve ser instruído a engolir uma mistura adicional de bário ralo.

ESOFAGOGRAFIA PROCEDIMENTO GERAL PARA FLUOROSCOPIA Apresentar o paciente ao médico radiologista. Seguir todas as suas instruções. Ajudar no posicionamento do paciente.

INCIDÊNCIAS BÁSICAS AP (PA). OAD (35º a 40º). Perfil. ESOFAGOGRAFIA INCIDÊNCIAS PARA O EXAME

Esôfago: P aciente em ortostático. Neste exame o paciente deverá ingerir cerca de 150 ml de contraste de sulfato de bário em três fases, ou seja, 50 ml em cada fase. - Na primeira fase, irá ingerir 50ml de contraste e realizar e incidência AP do esôfago. - Na segunda fase, irá ingerir 50 ml de contraste e realizar a incidência oblíqua ( OA ) - Na terceira fase, irá ingerir 50 ml de contraste e realizar a incidência P ( perfil)  

INCIDÊNCIAS. AP RADIOGRAFIA PILOTO

1. Posicionar o paciente em pé ou deitado (preferencialmente deitado). 2.Alinhar o PMS à LCM e/ou LCBV. 3. RC ^ do filme, ao nível de T5-T6 (5 a 7,5 cm abaixo da incisura jugular). 4. DFoFi : 100 cm ou 180 cm se o paciente estiver em pé. 5. Apneia expiratória. ESOFAGOGRAFIA AP OU PA (BÁSICA) Essa imagem também pode ser conseguida como uma incidência em PA, com posicionamento, centralização e localização do RC similares.

USO DO SERIOGRAFO – AP - COM CONTRASTE BARITADO

OAD – OBLIQUA ANTERIOR DIREITA

PERFIL -

RADIOGRAFIA DO ESOFAGO CERVICAL -- AP

INCIDENCIA PERFIL CERVICAL
Tags