Arte As primeiras manifestações de arte da Espanha são do paleolítico superior, destacando-se as pinturas rupestres em grutas da região da Cantábria, sendo que a gruta de Altamira é considerada a "Capela Sistina" da arte paleolítica.
Pintura No renascimento destacam-se Pedro Berruguete , Luis de Morales, El Greco. Na pintura do barroco da Espanha destacam-se Diego Velázquez, Bartolomé Esteban Murillo, José de Ribera e Francisco de Zurbarán. No século XIX, Francisco Goya. No século XX os nomes mais importantes são Pablo Picasso, Joan Miró e Salvador Dalí.
As Meninas de Diego Velázquez La nevada de Francisco Goya O enigma sem fim de Salvador Dalí
Escultura Na escultura do românico destaca-se Mestre Mateus e os escultores do Mosteiro de Santo Domingo de Silos; do gótico, Gil de Siloé. Na escultura do plateresco destaca-se Alonso Berruguete ; no renascimento, Diego de Siloé e Juan de Juni; no final do século XVI ao século XVII surgem os nomes de Juan Martínez Montañés , chamado de Fídias sevilhano, Gregorio Fernández e Alonso Cano.
San Sebastián de Alonson Berruguete . Cristo atado a la columna de Gregorio Fernández San Bruno de Juan Martínez
Danças Tradicionais Flamenco De longe, o Flamenco é uma das danças típicas espanholas mais conhecidas. De origem cigana das regiões da Andaluzia, originalmente, consistia no canto sem acompanhamento. Depois, passou a ser acompanhado de violão, palmas, sapateado e baile. Caracterizada pelas dançarinas de vestido vermelho cheio de rendas e camadas, a dança envolve passos rápidos a partir de pisadas combinadas a movimentos de braços, cabeça e a parte superior do corpo.
Pasodoble Baseado no ritmo e movimento das touradas, o pasodoble é uma dança espanhola que surgiu no século XVI. A modalidade é dançada em casais, em que o homem representa o espiríto do toureiro que, graciosamente, conduz a dama como se ela fosse sua capa. O ritmo apresenta tempos bem marcados, alegres e elegantes. O figurino do homem assemelha-se a roupa do toureiro, utilizando calças de bolero, camisa branca e gravata, já a dançarina utiliza saias cheias, normalmente vermelhas, para representar a capa.
Bolero O bolero é considerado, por muitos estudiosos, o precursor das danças de salão. O ritmo é bastante comum em academias e salões brasileiros e traz movimentos fluidos com voltas inesperadas, pausas rápidas e metódicas. É executado por casais e o figuro feminino consiste em saias e vestidos que permitam a execução dos movimentos.
Festas Tradicionias La Tomatina de Valência É uma das festas na Espanha mais tradicionais. Ela é realizada na cidade de Buñol , em Valência. Este evento consiste no arremesso de tomates entre os participantes, a maior guerra de tomates do mundo todo, por sinal, e acontece na última quarta-feira de agosto.
Las Fallas É uma das principais festas espanholas, conhecida como o carnaval de Valência, com viés católico. Ela surgiu quando, os carpinteiros da cidade queimavam os pedaços de madeira utilizados para sustentar os candelabros que os aqueciam e iluminavam no inverno. Daí, aos poucos queimavam também trapos de roupas, ao que o amontoado foi se assemelhando a bonecos. Então, a população colocou bastante humor nesses bonecos, além de crítica às mazelas da sociedade, como, por exemplo, os políticos corruptos.
Fiesta de los Enharinados A curiosa batalha de farinha, ovos e leguminosos acontece em Ibi, Alicante. A tradição de 200 anos consiste em que os participantes recolhem dinheiro dos espectadores da festa, e quem se recusa a pagar é bombardeado pelos ingredientes. O dinheiro recolhido é doado a organizações solidarias, e no final tudo se transforma em uma grande farra.