ESPECIALIDADE DE NUTRIÇÃO.pptx

1,109 views 34 slides Jun 13, 2023
Slide 1
Slide 1 of 34
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34

About This Presentation

Especialidade de desbravadores


Slide Content

ESPECIALIDADE DE NUTRIÇÃO INSTRUTOR MATEUS CASTRO TÉCNICO EM ENFERMAGEM ESPECIALISTA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

O que são nutrientes? São estruturas que constituem os alimentos e que são essenciais para o funcionamento do organismo, fornecendo energia, servindo como matéria prima, mantendo e reparando partes do corpo e sustentando o crescimento.

Alimentos energéticos Os alimentos energéticos são aqueles que dão energia ao organismo como cereais, gorduras ou carne, por exemplo; Batata, arroz, massa, pão, cereais, aveia.

Alimentos construtores Os alimentos construtores são, principalmente, carne, peixe e ovo porque são alimentos ricos em proteínas que são importantes na construção dos tecidos do organismo. Exemplo; Leite, ovos, carnes, vagem, ervilha.

Alimentos reguladores Os alimentos reguladores são basicamente alimentos de origem vegetal como frutas e verduras porque fornecerem ao organismo vitaminas, minerais, fibras e água que regulam o seu funcionamento. Exemplo;  Cenoura, tomate, beterraba, brócolis, abobrinha, pimentão, chuchu.

VDR (Valores Diários de Referência) e sua importância  Os Valores Diários de Referência (VDR) mostram a percentagem dos valores diários de referência de energia e de alguns nutrientes (gorduras, gorduras saturadas, açúcares e sal) que são fornecidos por uma dose ou porção de um alimento.  Os Valores Diários de Referência (VDR) são importantes no suporte da Saúde Pública, no desenvolvimento de legislação relativa à rotulagem dos gêneros alimentícios e na identificação de grupos da população em risco de consumo excessivo ou deficitário.

Dieta Balanceada Uma dieta balanceada é aquela que provê ao organismo nutrientes essenciais, vitaminas e minerais necessários para manter as células, os tecidos e os órgãos, bem como para que possam funcionar corretamente.

Dieta Ovo-lacto-vegetariano Não consomem nenhum tipo de carne (nem frango, peixe ou frutos do mar), mas consomem laticínios e ovos.

Dieta Ovo-vegetariano Não consomem nenhum tipo de carne (nem frango, peixe ou frutos do mar) e nem leite ou derivados do leite, mas consomem ovos.

Dieta Vegetariano estrito Não consomem nenhum tipo de carne, laticínios ou ovos em sua alimentação.

Vitamina A(Retinol) Atua sobre a pele, a retina dos olhos e as mucosas; aumenta a resistência aos agentes infecciosos. Manteiga, leite, gema de ovo, espinafre, chicória, tomate, mamão, batata, cará, abóbora e etc.

Vitamina B1(Tiamina) Auxilia no metabolismo dos carboidratos; favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro; equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal.   Cereais integrais, nozes, lentilha, soja, gema de ovo e etc.

Vitamina B2(Riboflavina) Conserva os tecidos, principalmente os do globo ocular. Espinafre, berinjela e etc.

Vitamina B6(Piridoxina) Permite a assimilação das proteínas e das gorduras. Cereais integrais, carnes, batata, banana e etc.

Vitamina C = Ácido Ascórbico. Conserva os vasos sanguíneos e os tecidos; ajuda na absorção do ferro; aumenta a resistência a infecções; favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos. Limão, laranja, abacaxi, mamão, goiaba, caju, alface, agrião, tomate, cenoura, pimentão, nabo, espinafre e etc.

Vitamina D( Ergocalciferol ) Fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos e é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam. Leite, manteiga, gema de ovo, raios de sol.

Vitamina E(Acetato de Tocoferol) Funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos. Gema de ovo, nozes, abacate, pimentão e etc.

Vitamina K (fitomenadiona  ou  filoquinona) Essencial para que o organismo produza protombrina, uma substância indispensável para a coagulação do sangue. Fígado, verduras, ovo.

Minerais para o organismo (Ferro) Atua na formação da hemoglobina (pigmento do glóbulo vermelho que transporta o oxigênio dos pulmões para os tecidos). Fígado, gema de ovo, ostras, nozes, feijão, aveia, carne e aspargo.

Minerais para o organismo (Iodo) Regula o funcionamento da glândula tireóide , ativa o funcionamento cerebral.   Peixes e frutos do mar, agrião, alface, alcachofra, alho, cebola, cenoura, ervilha, espinafre .

Minerais para o organismo (Cálcio) Ajudam em manter a forma e os ossos saudáveis. Atua no mecanismo de coagulação do sangue, além de controlar os impulsos nervosos e as contrações musculares. Leite, laticínios, brócolis, ostras, tofu, feijão, nozes e amendoim .

Minerais para o organismo (Sódio) Mantém a pressão arterial. O excesso de cloro destrói a vitamina E , e reduz a produção de iodo. Sal.

Minerais para o organismo (Potássio) Atua associado ao sódio regularizando as batidas do coração e o sistema muscular.   Azeitona verde, ameixa seca, ervilha, fígado, lentilha, banana, laranja, tomate, arroz integral.

Minerais para o organismo (Flúor) Previne a dilatação das veias, pedra na vesícula e algumas paralisias; participa de forma direta na formação dos ossos e dos dentes, protegendo estes últimos de cáries dentárias. A necessidade de flúor é muito pequena, daí que seja apenas recomendado a grávidas e a crianças, durante a formação da segunda dentição. Beterraba, couve-flor, agrião, alho, cebola, frutos do mar, aveia e etc.

Minerais para o organismo (Zinco) Aproximadamente 100 enzimas dependem do zinco para realizar reações químicas vitais, ou seja, diversos aspectos do metabolismo celular são dependentes do zinco. Esse mineral tem papel importante no crescimento, na resposta imune do organismo, na função neurológica e na reprodução. Frutos do mar, carnes magras, peixes, ovos, cereais, feijão, pão integral.

Diferença entre o leite integral e leite desnatado A única diferença entre os leites integrais e desnatados é a retirada da gordura, de resto, eles contêm as mesmas composições nutricionais.

Diferença da Farinha de trigo branca e farinha de trigo integral A  diferença essencial está na quantidade de nutrientes e na presença de fibras da farinha integral. A farinha branca passa por um processo de refinamento que elimina grande parte de seus nutrientes. A farinha integral, por outro lado, não passa por esse processo e preserva seus nutrientes, que incluem proteínas, minerais, vitaminas e fibras. A farinha integral tem a mesma quantidade de calorias que a farinha branca!

Diferença do pão integral e pão normal Ambos apresentam vitaminas e outros compostos importantes para a dieta humana. No entanto, no pão integral as quantidades de nutrientes – vitamina B1, B2, vitamina E, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro – são mais significativos. Quanto ao valor energético, tanto o pão integral, quanto o pão branco contém a mesma quantidade de calorias, ex : uma fatia de pão branco ou integral possui em média 70 calorias. Mas por que optar pelo integral na hora de seguir uma dieta? Porque o pão integral contém fibras aumentando gradativamente a glicose sanguínea e a resposta da insulina (menos gordura no abdômen), gerando saciedade por mais tempo.

Diferença do arroz integral e arroz branco O que difere um do outro é que o arroz integral é o grão descascado não-polido e que, por isso, preserva a maioria dos seus nutrientes. Tem sabor amendoado, textura fibrosa e requer um cozimento mais longo. • Por sua vez, o arroz branco passa pelo processo industrial no qual é polido e tem a casca e o gérmen removidos. Assim, tem a sua aparência embranquecida e o sabor e textura suavizados. Fica muito mais agradável ao paladar, mas perde seus componentes mais nutritivos – rico em carboidratos e pobre em proteínas.

Diferença entre alimentos diet e alimentos light Um produto diet   é aquele isento de determinado nutriente, como o glúten, o açúcar, o sódio, ou o colesterol, como exemplo. Estes produtos foram desenvolvidos para atender a grupos específicos, como os diabéticos ou os celíacos (alérgicos a glúten). Não basta que a inscrição “diet” venha impressa na embalagem. É preciso especificar, no rótulo, que substância foi retirada ou substituída na fórmula! Um produto light , que em inglês significa “leve” é aquele que apresenta uma REDUÇÃO de, no mínimo 25% de um determinado nutriente. Ao contrário dos alimentos diet, os produtos light não foram desenvolvidos para atender às necessidades nutricionais de determinado grupo. Eles surgiram para suprir a demanda de uma fatia crescente da população, que se preocupa com o bem-estar e a manutenção da saúde!

Devemos consumir cerca de 2 a 3 litros de água por dia.

Intoxicação hídrica A intoxicação por água é um desequilíbrio que ocorre no organismo quando se ingere grande quantidade de água num curto período, sobrecarregando os rins que não conseguem funcionar normalmente. Causa um problema chamado hiponatremia que desconcentra os íons de sódio no organismo e pode levar o indivíduo à morte.

TRABALHO Planejar um cardápio de um dia para cada tipo de dieta; Ovo-lacto-vegetariano Ovo-vegetariano Vegetariano estrito Índices para o Trabalho; Capa, Contra Capa, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia.
Tags