Essencial_ Números racionais não negativos.pptx

MariaFloradeSousaBri 269 views 20 slides Jan 22, 2023
Slide 1
Slide 1 of 20
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20

About This Presentation

Fraçoes


Slide Content

Essencial: Números racionais não negativos

Números racionais Os números que podem ser representados através de uma fração dizem-se números racionais. Exemplos: O número natural é racional.   De facto, , por exemplo.   Os numerais decimais e são números racionais.   De facto, e .   é um número racional.   Neste caso, .  

Simplificação de frações Simplificar uma fração é encontrar uma fração equivalente dividindo ambos os termos por um divisor comum superior à unidade. Quando não for possível simplificar uma fração diz-se que ela é irredutível. Exemplos: é a fração irredutível equivalente a .           é a fração irredutível equivalente a .                    

Comparação de frações Para comparar frações com numeradores e denominadores diferentes, determinam-se frações que lhes sejam equivalentes, com o mesmo denominador, e, de seguida, comparam-se os numeradores. Exemplo: Qual é maior? ou ?                      

Adição e subtração de números racionais Para adicionar frações com denominadores diferentes, substituem-se as frações dadas por frações que lhes sejam equivalentes, mas com o mesmo denominador, e, de seguida, adicionam-se os numeradores, mantendo-se o denominador. Exemplo:       Para subtrair frações com denominadores diferentes, substituem-se as frações dadas por frações que lhes sejam equivalentes, mas com o mesmo denominador, e, de seguida, subtraem-se os numeradores, mantendo-se o denominador. Exemplo:        

Multiplicação de números racionais representados por frações Para multiplicar números racionais representados por frações, multiplicam-se os numeradores e multiplicam-se os denominadores. Exemplo:        

Inverso de um número Dois números racionais dizem-se inversos um do outro quando o seu produto é .   Exemplos:   e são números inversos um do outro.       e são números inversos um do outro.               Nota: e são números inversos um do outro.   e são números inversos um do outro.  

Divisão de números racionais representados por frações Para dividir dois números racionais representados por frações, multiplica-se o dividendo pelo inverso do divisor. Exemplo:           é o inverso de .    

O quociente como razão Desta forma, O quociente pode ser representado pela razão .         A representação anterior designa-se por razão de dois números racionais . Exemplos:              

Numerais mistos Uma fração diz-se imprópria quando o numerador é maior do que o denominador. Um numeral misto é a representação simplificada da soma de um número natural com um número fracionário menor do que .   Exemplo:     A fração é imprópria, dado que .             Numeral misto

Adição e subtração de numerais mistos Para adicionar dois numerais mistos, adicionam-se as partes inteiras e as frações próprias respetivas. Exemplo: Para subtrair dois numerais mistos, subtraem-se as partes inteiras e as frações próprias respetivas.           Exemplo:            

Percentagens Uma percentagem é uma razão onde o denominador é . O símbolo % lê-se «por cento».   Exemplo:       Percentagem   Fração Fração irredutível Dízima finita (numeral decimal)   A fração representa uma percentagem, pois o seu denominador é .  

Valores aproximados Aproximação por defeito O valor aproximado de um número é menor do que esse número. Aproximação por excesso O valor aproximado de um número é maior do que esse número. Método do arredondamento Se o primeiro algarismo a omitir for igual ou superior , faz-se uma aproximação por excesso; Se o primeiro algarismo a omitir for inferior a , faz-se uma aproximação por defeito.  

Valores aproximados Exemplo:   Aproximação… Arredondamento… …por defeito… …por excesso… …às unidades ( . ) …às décimas ( .) …às centésimas ( .) …às milésimas ( .) Aproximação… Arredondamento… …por defeito… …por excesso… Na divisão de 40 por 7 obtemos a dízima infinita parcialmente representada.                     4   4   5  

Propriedades da adição Propriedade comutativa: a soma de dois números não se altera quando se troca a ordem das parcelas. Exemplo:   Propriedade associativa: a soma não se altera quando se associam as parcelas de um modo diferente. Exemplo:     De facto,              

Propriedades da adição Existência de elemento neutro: o zero. Exemplo:   Assim, a soma de qualquer número com é sempre o próprio número.   As propriedades da adição podem facilitar o cálculo do valor de uma expressão numérica. Exemplo:   Propriedade comutativa da adição Propriedade associativa da adição        

Propriedades da multiplicação Propriedade comutativa: quando se troca a ordem dos fatores o produto não se altera. Exemplo:   Propriedade associativa: o produto não se altera quando se associam os fatores de um modo diferente. Exemplo:                      

Propriedades da multiplicação Existência de elemento neutro: o número .   Exemplo:     Existência de elemento absorvente: o número zero. Exemplo:     Existência de elemento inverso: todo o número racional não nulo tem inverso. Exemplo: O inverso de é .     Repara que . Nota que zero não tem inverso.

Propriedade distributiva Propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição O produto de um número por uma soma é igual à soma dos produtos desse número por cada uma das parcelas da soma. Exemplo:   Propriedade distributiva da multiplicação em relação à subtração O produto de um número por uma diferença é igual à diferença entre o produto desse número pelo aditivo e o produto desse número pelo subtrativo.       Exemplo:        

Expressões numéricas Para determinar o valor de uma expressão numérica , deve-se proceder do seguinte modo: Exemplo: 1.º calcular o valor das expressões que se encontram dentro de parênteses; 2.º ter em atenção que a multiplicação e a divisão têm prioridade sobre a adição e a subtração; 3.º efetuar as operações que têm a mesma prioridade pela ordem em que aparecem.                
Tags