ETEC DE LINS ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA PROF° CARMEN BUDOIA
ESTADIAMENTO DO CÂNCER CÉLIA KAYO HAJIME BREVI LAUANNI GABRIELLI SOUZA DE OLIVEIRA JOSIAS NATAN ALVES MIRIAN CAVALCANTE DE FARIA
O QUE É O ESTADIAMENTO DO CÂNCER ? É a avaliação do grau de disseminação do câncer no organismo do paciente. A necessidade de se classificar os casos de câncer em estadios baseia-se na constatação de que as taxas de sobrevida são diferentes quando a doença está restrita ao órgão de origem ou quando ela se estende a outros órgãos.
QUAL A SUA IMPORTÂNCIA ?
FATORES QUE AFETAM O ESTADIAMENTO órgão e tecido de origem do tumor; classificação histopatológica do tumor; extensão do tumor primário: tamanho ou volume; invasão de tecidos adjacentes; comprometimento de nervos, vasos ou sistema linfático; locais das metástases detectadas; dosagem de marcadores tumorais; estado funcional do paciente; tipos de células.
AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO PACIENTE
TIPOS DE ESTADIAMENTO Estadiamento clínico. É uma estimativa da extensão da doença com base nos resultados: do exame físico; hemogramas exames de imagem (raios X, tomografia computadorizada, etc.); biópsia de tumor. O estágio clínico é uma parte fundamental do diagnóstico para decidir o melhor tratamento a ser iniciado. Uma base comparativa entre a patologia e o tratamento.
TIPOS DE ESTADIAMENTO Estadiamento patológico. Também denominado estadiamento cirúrgico. Baseia-se nos resultados dos exames e testes mencionados anteriormente, e o que foi observado durante a cirurgia. A cirurgia pode ser realizada para: retirar o tumor e os linfonodos próximos; para ver o quanto a doença está disseminada; e para retirar amostras de tecido; O estadiamento patológico oferece à equipe médica, informações mais precisas que podem ser utilizadas para prever a resposta ao tratamento e seus resultados (prognóstico).
SISTEMA DE ESTADIAMENTO A American Joint Committee on Cancer (AJCC) e a União Internacional de Controle do Câncer (UICC) utilizam o sistema de classificação TNM como uma ferramenta para os médicos estadiarem diferentes tipos de câncer com base em determinadas normas. Ele é atualizado a cada 6 a 8 anos. No sistema TNM , a cada tipo de câncer é atribuída uma letra ou número para descrever o tumor, linfonodos e metástases. T para o tumor primário. N para linfonodos. O câncer que se disseminou para os linfonodos próximos. M para metástase. O câncer que se disseminou para partes distantes do organismo.
ESTÁDIOS CLÍNICOS A combinação dessas subcategorias (letras e números) determina os estádios clínicos, que variam de I a IV . 0- Carcinoma “in situ” (TisN0M0); I- Invasão local inicial; II- Tumor primário limitado ou invasão linfática regional mínima; III- Tumor local extenso ou invasão linfática regional extensa; IV- Tumor localmente avançado ou presença de metástases.
SISTEMA DE ESTADIAMENTO Sistema FIGO : da Federação Internacional de Ginecologistas e Obstetras, para cânceres dos órgãos reprodutivos femininos; Classificação Lugano : para estadiamento do linfoma de Hodgkin; Sistema Durie/Salmon : utilizado para o estadiamento do mieloma.
REFERÊNCIA ESTADIAMENTO DO CÂNCER - Simplifique o Câncer (simplifiqueocancer.com.br) http://www.oncoguia.org.br/mobile/conteudo/estadiamento/4795/1/ https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/como-surge-o-cancer/estadiamento#:~:text=A%20necessidade%20de%20se%20classificar,avaliar%20seu%20grau%20de%20dissemina%C3%A7%C3%A3o https://incariopreto.com.br/estadiamento-do-cancer/ https://vencerocancer.org.br/o-que-e-cancer/diagnostico/estadiamento/ https://www.iucr.com.br/post/o-que-e-estadiamento-do-cancer https://www.rededorsaoluiz.com.br/onco/oncologiador/sobre-o-cancer/o-que-e/estadiamento-do-cancer https://www.sanarmed.com/resumo-de-estadiamento-ligas https://blog.winsocial.com.br/estadiamento-cancer/