Estados unidos da américa

ProfessoresColeguium 44,419 views 46 slides Apr 13, 2012
Slide 1
Slide 1 of 46
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Estados Unidos da América I

Aspectos gerais Estados Unidos da América é um país localizado no continente americano, mais precisamente, na América do Norte. O nome desse país é também expresso a partir de siglas como USA, US e EUA. Os Estados Unidos são divididos em 50 Estados. O território dos Estados Unidos limita-se ao norte, com o Canadá; ao sul, com o México; a oeste, com o oceano Pacífico; e a leste, com o oceano Atlântico. O país é o terceiro mais populoso do mundo, superado somente pela China (1,3 bilhão) e Índia (1,1 bilhão). A população estadunidense é de aproximadamente 314,6 milhões de habitantes, distribuídos em um dos maiores países do mundo, ocupando uma área de 9 363 520 km².

Formação dos EUA Antes da Independência, os EUA era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.

Colonização dos EUA Para entendermos melhor o processo de independência norte-americano é importante conhecermos um pouco sobre a colonização deste território. Os ingleses começaram a colonizar a região no século XVII. A colônia recebeu dois tipos de colonização com diferenças acentuadas:

As treze colônias estabelecidas em seu território se encontram simbolizadas nas treze listras de sua bandeira oficial, enquanto as estrelas representam os 50 estados.

Colônias do Norte Colônias do Norte : região colonizada por protestantes europeus, principalmente ingleses, que fugiam das perseguições religiosas. Chegaram na América do Norte com o objetivo de transformar a região num próspero lugar para a habitação de suas famílias. Também chamada de Nova Inglaterra, a região sofreu uma colonização com as seguintes características : mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo do mercado interno .

Colônias do Sul Colônias do Sul : colônias como a Virgínia , Carolina do Norte e do Sul e Geórgia sofreram uma colonização relacionada a produção agrícola . Eram exploradas pela Inglaterra e tinham que seguir o Pacto Colonial. Eram baseadas no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.

No século XVIII não havia um sentimento nacional que unisse as Treze Colônias, mas um sentimento antibritânico . O interesse ou o desinteresse pela independência estavam relacionados ao tipo de atividade econômica realizada em cada região. Inicialmente, para os latifundiários e comerciantes das colônias do Sul, não era interessante separar-se da Inglaterra, pois os comerciantes ingleses compravam toda a sua produção agrícola. Assim, houve forte resistência à independência, e a elite agrária sulista somente apoiou o movimento quando percebeu que a nova política inglesa poderia de fato prejudicar seus interesses econômicos. Os colonos do Norte foram os primeiros a propor a ruptura com a metrópole, formando então sociedades secretas, estabelecendo uma grande e eficiente rede de comunicação, responsável pela divulgação dos ideais de liberdade.

O movimento de I ndependência dos Estados Unidos inaugurou a falência do regime colonial na América e influenciou, com seus ideais, o crescimento da maior revolução da história ocidental: a Revolução Francesa.

A Guerra da Independência durou até 1781, liderada por George Washington. A França, a Espanha e a Holanda apoiaram os colonos e a vitória decisiva contra a Inglaterra aconteceu em Yorktown , na Virgínia. Somente em 1783, entretanto, a Inglaterra reconheceu a independência das 13 colônias da América do Norte. Finalmente, em 1787, ficou pronta a Constituição, que definiu um regime republicano para os EUA.

Expansão territorial No século XIX, os norte-americanos acreditavam que haviam sido escolhidos por Deus para liderarem o mundo e nada, nem ninguém, poderia impedi-los. Essa crença ficou conhecida como a Doutrina do Destino Manifesto . Essa doutrina foi a razão ideológica que moveu os americanos, no século XIX, a expandirem seu território na direção oeste.

O território original dos EUA compreendia uma área inferior a 1 milhão de km² . Ela se estendia da região Nordeste até os Montes Apalaches , a oeste. Inicialmente, a região oeste representava porção intransponível pelo homem, pois além de numerosas tribos indígenas, os montes Apalaches e as florestas se apresentavam como obstáculos para a conquista e fixação do europeu.

Neste período de expansão interna dos EUA, muitos índios e mexicanos foram dizimados. As áreas territoriais adquiridas foram: Lousiana (em 1803, comprada da França); Texas (em 1845, anexada do México); Califórnia e a região sudoeste do país (período compreendido de 1848 a 1853 , uma parte adquirida através de guerra com o México e outra parte comprada do México); Oregon (em 1846, obtida através de Tratado com a Grã- Bretanha). A conquista destas novas terras e de outras resultou na atual divisão político-administrativa dos EUA, que possui 50 estados e um Distrito Federal, sendo que 48 estados se encontram localizados em território contínuo e os outros dois separados, os quais são: o Alasca e o Havaí.

Os Estados Unidos também possuem outros territórios, distritos e outras possessões em torno do mundo, principalmente no Caribe e no oceano Pacífico, tendo cada um nível de autonomia ou não de acordo com o sistema federal. São eles: a Baía de Guantánamo (Cuba), Guam (no oceano Pacífico), Ilhas Virgens Americanas (Caribe), Ilhas Marianas Setentrionais (oceano Pacífico), Porto Rico (Caribe), Samoa Americana (oceano Pacífico), Ilha Navassa (Caribe) e as ilhas Baker, Howland , Jarvis , Johnston, Wake , Recife Kingman, os Atóis Midway e Palmyra (todos estes no oceano Pacífico).

Aspectos Físicos Estados Unidos da américa II

Relevo O relevo norte-americano abrange dois sistemas montanhosos principais: Os montes Apalaches ou Alegânis e as cordilheiras Ocidentais, que contêm: As montanhas Rochosas, a serra Nevada, os montes das Cascatas e a cadeia da Costa. Entre eles existem três áreas mais baixas: o escudo canadense, ao norte; a planície central; e a planície costeira que margeia o Atlântico.

As penínsulas da Flórida e do Yucatán, no golfo do México, e a península e o golfo da Califórnia, são os principais acidentes geográficos da América do Norte. As cordilheiras ocidentais se dividem, no México, nas serras Madre Ocidental e Oriental, com vulcões como o Orizaba e o Popocatepetl que fecham o planalto mexicano. O ponto mais alto é o monte McKinley , no Alasca .

Apalaches Planície Central Montanhas Rochosas Serra Nevada Península da Flórida Golfo do México Grandes Lagos

Grand Canyon Seu vale foi moldado pelo rio Colorado durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Chega a medir entre 6 e 29 km de largura e atinge profundidades de 1600 metros. Cerca de 2 bilhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes vão expondo camada após camada de sedimentos .

Grand Canyon - Seu vale foi moldado pelo rio Colorado durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Chega a medir entre 6 e 29 km de largura e atinge profundidades de 1600 metros. Cerca de 2 bilhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes vão expondo camada após camada de sedimentos .

Hidrografia A maior concentração de lagos da América do Norte está localizada entre as fronteiras dos Estados Unidos e do Canadá, diante disso, os maiores e mais importantes são: Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário, o primeiro possui 84 mil km2. Nos Estados Unidos, o mais importante quanto à capacidade de navegação é o rio Mississipi, outros importantes são Colorado, Columbia e Missouri, ambos utilizados na irrigação e na geração de energia elétrica. Na fronteira com o México temos o rio Grande.

Clima O clima do país é extremamente diversificado, devido à situação geográfica a que o país está exposto (banhado pelo Oceano Pacífico, Atlântico e pelo Mar Beaufort que é influenciado pelo Oceano Glacial Árctico ). Assim sendo, o clima é geralmente temperado, com variantes como clima subtropical no Sul, clima mediterrâneo no sul da Califórnia. Tem as quatro estações bem definidas. Clima Temperado Oceânico Clima Subtropical Clima Temperado Continental Climas Semiárido e Árido Clima Tropical Os Verões são quentes e Invernos frios, principalmente no Norte.

Mapa mostrando o percurso de destruição deixado pelo Furacão Katrina , em Agosto de 2005, no litoral dos EUA. O furacão foi classificado como 4 segundo a escala Saffir - Simpson.

Vegetação A vegetação dos EUA reflete sua diversidade climática. A costa noroeste é rica em florestas coníferas, em especial em pinheiros de Douglas, enquanto a região dos Apalaches bem aquinhoada com madeiras nobres, notadamente bordo e carvalho. No sudeste árido a vegetação é limitada a capoeira do deserto, enquanto as do golfo do México e do Atlântico Sul margeadas por pântanos. Floresta de Coníferas Florestas Temperadas Florestas Tropicais Pradarias e Estepes Vegetação de cactáceas

São as divisões da produção agrícola nos EUA, que visam adequar o uso do solo de acordo com a suas características. Exemplos de cinturões: Corn Belt (milho) Cotton Belt (algodão) Wheat Belt (trigo) BELTS

cinturão da manufatura ( manufacturing belt em inglês), é uma área no nordeste dos Estados Unidos da América, situada aproximadamente entre as cidades de Chicago e Nova Iorque, cuja economia é baseada principalmente na indústria pesada e de manufatura. É a área de industrialização mais antiga e mais extensa dos Estados Unidos da América. Nela encontram-se quase todos os tipos de indústrias, embora sejam predominantes a indústria siderúrgica, mecânica, metalúrgica (automobilística), petroquímica, alimentícia e têxtil. Estas indústrias concentraram-se nessa região em razão das fontes de matéria-prima encontradas ao redor dos Grandes Lagos e dos Montes Apalaches . Manufacturing belt

O cinturão do sol ( sun belt em inglês) é a região dos Estados Unidos da América que compreende o sul e sudoeste deste país. Essa região apresentou grande crescimento econômico e demográfico nos últimos anos, em comparação com o "cinturão da ferrugem”( manufactring belt ) Sun Belt

Bibliografia BRAICK. Patricia . História das  Cavernas ao Terceiro Milênio. (8º). São Paulo: Editora Moderna, 2006. KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos. (1º). São Paulo: Editora Contexto, 2007 http://www.vocesabia.net/curiosidades/curiosidades-sobre-os-eua /
Tags