Livro de Êxodo Capítulo 4º * As experiências vividas... * A fragilidade humana (não...não...não) * A fidelidade de Deus 1 – “ Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão , nem ouvirão a minha voz , porque dirão: O SENHOR não te apareceu .”
Livro de Êxodo Capítulo 4º * “ na tua mão...” – ao alcance * “...uma vara...” – um instrumento * “...Lança-a na terra.” – a posição * “tornou-se em cobra;” – nova situação * “Moisés fugia dela” * “Estende a tua mão” – dispõe-te... * “pela cauda” – a Sua ordem * “e tornou-se em vara em sua mão.” – a transformação 2, 3 e 4 – “E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão ? E ele disse: Uma vara . E ele disse: Lança-a na terra . Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra ; e Moisés fugia dela . Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda . E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda , e tornou-se em vara em sua mão .” E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal;
Livro de Êxodo Capítulo 4º * “ A fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus.” ( Rm . 10:17) * “E estes sinais seguirão aos que crerem...” (Mc. 16:17) * “os judeus pedem sinal...” (I Co . 1:22) 5 – “ Para que creiam que te apareceu o SENHOR Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó .”
Livro de Êxodo Capítulo 4º * “Enganoso é o coração do homem e perverso...” * Agora, nem serpente, nem lepra. A mão sã, firme, empunhando a vara. * “Melhor é obedecer do que sacrificar” (I Sm . 15:22) 6 e 7 – “ E disse-lhe mais o SENHOR: Põe agora a tua mão no teu seio . E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa , branca como a neve. E disse: Torna a por a tua mão no teu seio . E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne .”
Livro de Êxodo Capítulo 4º * Sempre disposto a salvar; a operar com o Seu poder. * “...nova criatura é...” (II Co. 5:17) * Então qual teria sido “...o derradeiro sinal ”, se nesses dois últimos eles não creram? Resposta - O “derradeiro sinal”, determinante para o Egito deixar, de vez, livre o povo de Israel, haveria de ser o da morte dos primogênitos . ( Êx . 11:5). * Por que? Porque para o Egito, a MORTE foi consequência da rejeição do sangue do cordeiro, ao passo que para Israel significou VIDA, pois o aplicou! Uma vez que, o cordeiro representava Jesus – “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” ( Jo . 1:29) 8 – “E acontecerá que, se eles não te crerem , nem ouvirem a voz do primeiro sinal , crerão à voz do derradeiro sinal ;”
Livro de Êxodo Capítulo 4º Era a primeira praga. Os deuses ligados ao Nilo seriam desmoralizados por meio da demonstração do poder de Deus: ( Knum – guardião do Nilo ; Hapi – espírito do Nilo; Osíris – doador da vida, cuja corrente sanguínea era o Nilo.) 9 – “E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tomarás das águas do rio , e as derramarás na terra seca ; e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca .”
Livro de Êxodo Capítulo 4º * Na Obra de Deus não basta a eloquência (retórica), mas a expressão da Verdade – (I Co. 2:1-5) - “Pensemos em Moisés quase rejeitando sua elevada missão, por questão de eloquência !...Quanto ele teria perdido, se Deus houvesse escolhido Arão, ou Josué ou Calebe em seu lugar?” ( Moody ) - “nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde...” – Não podemos estar presos ao nosso tempo, mas atentos ao “HOJE” de Deus. - “...abre bem a tua boca e ta encherei” ( Sl . 81:10) 10 – “Então disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! Eu não sou homem eloquente nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca, e pesado de língua.”
Livro de Êxodo Capítulo 4º - Somos vasos e o Senhor o Oleiro... - “O justo viverá da fé, se ele recuar a minha alma não tem prazer nele .” ( Hb . 10:38) - “...te ensinarei...” - PARACLETOS – O nosso Consolador. 11 e 12 – “E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora , e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.”
Livro de Êxodo Capítulo 4º Sal. 2:11 e 12 “...não vos preocupeis com o que haveis de falar...( Mt .10:19,20) - “...ficai...até que do alto sejais revestidos de poder” ( Lc . 24:49) - “ E recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo...” (At. 1:8) 13 – 15 – “Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés , e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem ; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca , e com a sua boca, ensinando-vos o que haveis de fazer.”
Livro de Êxodo Capítulo 4º * “ E ele falará...te será por boca e tu lhe serás por Deus – “ Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. ” ( Ct .2:12) 16 – “E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca , e tu lhe serás por Deus .”
Livro de Êxodo Capítulo 4º 17-20 - “Toma, pois, esta vara na tua mão , com que farás os sinais .” Então foi Moisés, se voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora , e tornarei a meus irmãos , que estão no Egito, para ver se ainda vivem . Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz .” Disse também o SENHOR a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egito ; porque todos os que buscavam a tua alma morreram . Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos , e os levou sobre um jumento , e tornou à terra do Egito;e Moisés tomou a vara de Deus na sua mão .”
Livro de Êxodo Capítulo 4º - A vara – o cajado – sinais – “os últimos dias” * “Eu irei agora e tornarei a meus irmãos...” * “... se ainda vivem.” * “Vai, volta para o Egito... morreram.” * “Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos ...” – Zípora (fêmea de pássaro); Gerson (peregrino) e Eleezer (auxílio de Deus) * e os levou sobre um jumento...” – Egito – terra de muitos cavalos (9:3) * “...Moisés tomou a vara de Deus na sua mão .”
Livro de Êxodo Capítulo 4º * “...todas as maravilhas que tenho posto na tua mão;” * “ mas eu lhe endurecerei o coração...” * “não deixe ir o povo...” * “Israel é meu filho, meu primogênito.” (não Esaú... conf. Gn . 25:27-34; 27:19 e Hb . 12:16 e 17). 21, 22 – “ E disse o SENHOR a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão ; mas eu lhe endurecerei o coração , para que não deixe ir o povo . Então dirás a Faraó: Assim diz o SENHOR: Israel é meu filho, meu primogênito .”
Livro de Êxodo Capítulo 4º * “ Deixa ir o meu filho...” – Liberdade e não libertinagem; * “...me sirva” – serviço e adoração; * “...recusaste deixá-lo ir – jamais será a vontade do mundo; * “matarei a teu filho, o teu primogênito.” – Só o Senhor tem o direito sobre a vida do homem. (Criador, Senhor e “Juiz de toda a terra”.) 23 – “ E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho , para que me sirva ; mas tu recusaste deixá-lo ir ; eis que eu matarei a teu filho, o teu primogênito .”
Livro de Êxodo Capítulo 4º * “e o quis matar...” – ( Gn . 17:9-14 e Rm . 2:28 e 29) * “... Zípora tomou uma pedra aguda e circuncidou...” – a pedra (o Senhor Jesus) * “seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário .” – De fato, Moisés simboliza o nosso grande Libertador - Cristo, por cujo sangue fomos lavados dos nossos pecados. * por causa da circuncisão.” – a circuncisão de Cristo (Cl. 2:11) 24 -26 - “ E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o SENHOR o encontrou, e o quis matar . Então Zípora tomou uma pedra aguda , e circuncidou o prepúcio de seu filho , e lançou-o a seus pés, e disse : Certamente me és um esposo sanguinário . Assim o Senhor o deixou. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão.”
Livro de Êxodo Capítulo 4º 27 – 31 - “Disse o SENHOR a Arão: Vai ao deserto, ao encontro de Moisés . E ele foi, e encontrou-o no monte de Deus, e beijou-o. E relatou Moisés a Arão todas as palavras do SENHOR , com que o enviara, e todos os sinais que lhe mandara . Então foram Moisés e Arão, e ajuntaram todos os anciãos dos filhos de Israel. E Arão falou todas as palavras que o SENHOR falara a Moisés e fez os sinais perante os olhos do povo. E o povo creu ; e quando ouviram que o SENHOR visitava aos filhos de Israel , e que via a sua aflição, inclinaram-se , e adoraram .”
* “Vai ao deserto , ao encontro de Moisés .” – o E.S. vindo ao encontro de Jesus no deserto (mundo) ( Mt . 3:16), a fim de realizar a missão determinada pelo Pai; * “... no monte de Deus, e beijou-o .” – ambos em plena comunhão, em obediência à voz de Deus. * “... todas as palavras do SENHOR... enviara,...” - a sã doutrina ensinada, nos Evangelhos e Epístolas; * “...e todos os sinais que lhe mandara .” – sinais e prodígios, tanto no Seu ministério, quanto dos dias de Atos até hoje. * “E Arão falou todas as palavras que o SENHOR falara a Moisés e fez os sinais perante os olhos do povo.” – a importância da obediência e dependência de Deus. * “ E o povo creu...” – Então vêm os frutos... * “...ouviram que o SENHOR visitava aos filhos de Israel ” - O E.S. visita os corações... * “e que via a sua aflição,...” – e Jesus vê com os seus olhos de chama de fogo (Ap. 1:14) * “...inclinaram-se , e adoraram.” – é a posição que Ele espera de nós também.
Bibliografia: As Anotações da Bíblia de D. L. Moody – Tradução do Pr. David Gomes 1979 - Edição da Associação Evangélica Escola Bíblica do Ar. Caixa Portal 866, ZC 00 – RJ; Bíblia Sagrada – Edição revista e atualizada no Brasil – SBB – Com as referências e anotações de Dr. C. I. Scofield – 1986; Bíblia Sagrada – Edição revista e corrigida no Brasil – IBB - Editora Geográfica – 2000; Bíblia Vida Nova – Edição revista e atualizada no Brasil – SREVN e SBB – Com referências da Bíblia Thompson – 10ª edição – 1988; Conciso Dicionário Bíblico – D. Ana e Dr. S. L. Watson – IBB - 15ª edição – 1987; Dicionário da Bíblia – John D. Davis – 14ª edição – 1987; Dicionário Bíblico de Gematria – Hilmar Sathler Cesar – 1ª edição – Editora do C.C.B.B. – Brasília – DF – 1984; E a Bíblia Tinha Razão – Keller – Edições Melhoramentos – 2ª edição – 1958 (Arqueologia bíblica); Estudos Sobre o Pentateuco – C. H. Mackintosh – 2ª edição – 1978 – Depósitos de Literatura Cristã – Lisboa – Portugal; História dos Hebreus – Flávio Josefo – CPAD – 1990; Manual Bíblico de Halley – Editora Vida – 2001; Nos Passos de Moisés – Moshe Pearlman – Bloch Editores – 1974 (Arqueologia bíblica); Sombras, Tipos e Mistérios da Bíblia – Pr. Joel Leitão de Melo – CPAD – 1ª edição – 1989.
Venha nos visitar: Essas apresentações fazem parte do Curso de Estudo Bíblico da Igreja Batista em Renovação Espiritual Nova Jerusalém IBRENJ Tijuca . Sextas-Feiras Estudo Bíblico – Livro de Êxodo – às 19h30min Domingos EBD às 9h30min Palavra Pastoral às 11h Celebração da Família às 19h Endereço: Rua Dr. Satamini , 244 – Tijuca, Rio de Janeiro próximo à estação do Metrô Afonso Pena Site: www.ibrenjtijuca.com.br