Estudo da matéria, propriedades físicas e químicas
RobertAnjos1
127 views
20 slides
Feb 18, 2025
Slide 1 of 20
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
About This Presentation
Slide focado em demonstrar as propriedades da matéria.
Size: 3.18 MB
Language: pt
Added: Feb 18, 2025
Slides: 20 pages
Slide Content
Estudo da Matéria Professor- José Robert
O que é matéria? Tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço, podendo ser encontrada na natureza em três estados físicos; Divisão da matéria Corpo- Porção limitada da matéria, onde não houve trabalho e não apresenta uma aplicabilidade específica
O que é matéria? 2 Objeto- Corpo trabalhado para uma finalidade
O que é matéria? Átomo- Unidade de matéria Toda a matéria é formada por átomos, sendo o átomo a menor partícula constituinte da matéria.
O que é a matéria? Elementos: junção de vários átomos iguais Substância são aglomerados de moléculas e elementos químicos, podendo ser de dois tipos: Simples: Quando formada por átomos de elementos iguais, como o Oxigênio, Carbono, Ferro; Compostas: Quando formadas por átomos de elementos diferentes, como a água, dióxido de carbono; Moléculas: menor parte de uma substância simples. Formada por átomos. São representadas por elementos químicos, que indicam o elemento e a proporção que aparecem na molécula.
Estados Físicos da matéria Sólido- os átomos apresentam uma organização maior, sofrendo forças de atração entre si e tendo volume e forma definidos; Líquido: os átomos apresentam uma organização menor, em relação ao estado sólido, não apresentando um volume e forma definidos, obtendo assim a forma do recipiente que os “cerca”; Gasoso: neste estado os átomos estão desorganizados, apresentando forças de repulsão entre si.
Estados Físicos da matéria
Propriedades gerais da matéria Extensão ou volume: propriedade da matéria ocupar lugar no espaço; Massa: determina a quantidade de matéria e geralmente é medida em quilogramas. Lembrando que massa e peso são coisas diferentes. Elasticidade: capacidade da matéria retornar ao seu estado inicial , após sofrer uma compressão;
Propriedades específicas da matéria Cor; Dureza; Brilho; Maleabilidade; Ductilidade; Solubilidade; Condutibilidade; Pontos de fusão e ebulição; Densidade;
O que é a Densidade? Densidade é a relação entre massa e volume de um material, podendo ser entendida como massa especifica. A diferença de densidade entre diferentes corpos ou meios, faz com que os corpos possam boiar quando estão em contato entre si.
O que são misturas? Uma mistura é formada por duas ou mais substâncias que podem ser simples ou compostas, que podem ser separadas por determinados processos. O que diferencia uma substância pura de uma mistura? 1- A substância pura pode ser representada por uma fórmula química, mas a mistura não; 2-Substâncias puras tem pontos de fusão e ebulição constantes, enquanto as misturas apresentam intervalos de ponto de fusão.
Classificação das misturas As misturas podem ser classificadas de duas formas, sendo elas 1- A partir de seu comportamento Misturas azeotrópicas : comportam-se como substância pura na ebulição, apresentando temperatura constante durante esse processo; Misturas eutéticas : comportam-se como substâncias puras na fusão, apresentando assim uma temperatura constante durante esse processo.
Classificação das misturas 2- De acordo com a quantidade de fases apresentadas: Misturas homogêneas : são sistemas que apresentam apenas uma fase visível, não tornando possível identificar ou distinguir seus componentes, como exemplo temos a mistura de água e sal. Misturas heterogêneas : são sistemas que apresentam duas ou mais fases visíveis, podendo ser identificadas visualmente, como exemplo temos a mistura entre água e óleo, o granito e mármore.
Separação de misturas Quando desejamos separar os componentes de uma mistura, devemos usar processos definidos de acordo com alguns fatores, como a classificação das misturas, o estado físico e as propriedades físicas do material. 1- Separação dos componentes de mistura heterogênea Filtração simples : indicada para separar misturas do tipo sólido-líquido ou sólido-gás. Para isso, pode-se usar um filtro em um funil, de modo que a fase sólida fique retida no filtro. Filtração a vácuo :usada quando a mistura possui resíduos sólidos suspensos em um líquido e se deseja acelerar o processo, ultiliza-se um funil de buchner . Nesse método utiliza-se uma bomba de ar, que produz vácuo e acelera o processo.
Separação de misturas Catação: Processo usado para limpar o feijão, quando se separa, os grãos murchos e quebrados. Serve para separar misturas heterogêneas de sólido-sólido. Decantação: Nesse processo pode-se separar misturas sólido-líquido ou líquido-líquido, usando como base a diferença de densidade entre os componentes da mistura.
Separação de misturas Centrifugação: Funciona de maneira semelhante a uma decantação, porém de forma acelerada. Nesse processo, utiliza-se um aparelho que gira com velocidade controlada, deslocando a parte sólida para o fundo do recipiente; Ventilação: Processo de separação de misturas sólidas de diferente pesos;
Separação de misturas Peneiração: Processo mecânico feito com o movimento de uma peneira, de forma que a fase sólida fica na peneira e as partes menores, passam entre os vãos; Separação magnética: Esse processo utiliza um imã para separar um dos componentes que possua propriedades magnéticas;
Separação de misturas homogêneas Para separar os componentes de uma mistura homogênea é necessário fazer o uso de técnicas que envolvam aspectos físicos, como o ponto de fusão ou ebulição de cada componente. Destilação simples: A destilação separa misturas homogêneas sólido-líquido ou líquido-líquido. Para realizá-la, é preciso utilizar uma aparelhagem complexa formada por diversos materiais. A mistura é colocada em um balão de destilação, que é aquecido. Como cada substância possui seu próprio ponto de ebulição, a primeira a passar para o estado gasoso e entrar no condensador é a substância mais volátil.
Separação de misturas homogêneas Destilação fracionada: Processo semelhante ao da destilação simples, porém utilizado quando a mistura a ser separada possui mais de dois componentes ou quando as substâncias possuem pontos de ebulição muito próximos.
Separação de misturas homogêneas Evaporação : evaporação é o processo que separa uma mistura homogênea de sólido-líquido, no qual a parte líquida evapora, e a parte sólida se cristaliza. Liquefação ou fusão fracionada : A liquefação fracionada é aplicada quando se deseja separar uma mistura gasosa cujos constituintes apresentam pontos de ebulição distintos. A fusão fracionada separa misturas homogêneas sólido-sólido. O aquecimento do material permite separar os constituintes da mistura devido à diferença de ponto de fusão.