ESTUDO DO LIVRO DE ATOS 5, 6, 7 e 8 SLIDES.pptx

FernandaSantiago74 463 views 73 slides Mar 12, 2024
Slide 1
Slide 1 of 73
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50
Slide 51
51
Slide 52
52
Slide 53
53
Slide 54
54
Slide 55
55
Slide 56
56
Slide 57
57
Slide 58
58
Slide 59
59
Slide 60
60
Slide 61
61
Slide 62
62
Slide 63
63
Slide 64
64
Slide 65
65
Slide 66
66
Slide 67
67
Slide 68
68
Slide 69
69
Slide 70
70
Slide 71
71
Slide 72
72
Slide 73
73

About This Presentation

Estudo do livro de atos para escola dominical


Slide Content

ED MINISTÉRIO DE ENSINO LIVRO DE ATOS - CAPÍTULOS 5, 6, 7 e 8.

Neste capítulo veremos os seguintes eventos acontecendo : Atos 5 A oferta de Ananias e Safira (1 a 11 ); Milagres feitos pelos apóstolos (12 a 16 ); Os apóstolos são presos (17 a 24 ); Os apóstolos são interrogados (25 a 33 ); A opinião de Gamaliel (34 a 39 ); Os apóstolos são açoitados (40 a 42 ).

A oferta de Ananias e Safira (1 a 11); LEIA ...

Não era necessário que eles trouxessem essa oferta. Eles poderiam não ter vendido a propriedade, poderiam ter trazido o mesmo valor que levaram, porém sem a intenção de mentir ou de querer mostrar que estavam participando daquilo.

Isso é o que a religião faz conosco: faz com que pratiquemos algumas coisas que não são o que realmente queremos fazer. Faz com que façamos as coisas no modo automático, sem que nos importemos em estar praticando aqui integralmente.

Na religião fazemos as coisas para que as outras pessoas vejam, não para que Deus seja glorificado. Na religião fazemos as coisas para agradar a nossa alma, não para dar glória a Deus.

O que precisamos entender é que não somos obrigados a ofertar mas, quando ofertarmos, devemos fazê-lo de coração limpo e por inteiro.

“ Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7

Essa passagem de Ananias e Safira fala muito menos sobre dinheiro e muito mais sobre como encaramos a vida com Deus .

Estamos indo na igreja por qual motivo? Estamos nos dedicando em leitura da Palavra, em pregar, em orar, por quais motivos?

A PRISÃO DOS APÓSTOLOS “ E, levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja,” Atos 5:17 O mais interessante nessa passagem, na minha opinião, é que eles fizeram isso por estarem “cheios de inveja”.

A Palavra não deixa claro o motivo pelo qual eles se encheram de inveja mas, o texto exatamente anterior, relata o seguinte:

Leia Atos 5:14-16

A igreja estava crescendo e os milagres estavam acontecendo aos montes. Esse era o motivo da inveja?

É interessante notar que, por estarem acontecendo coisas muito boas, os fariseus estavam com inveja. Talvez eles quisessem experimentar este mesmo crescimento e os milagres acontecendo.

Isso fala muito comigo sobre a nossa atitude hoje em dia. Às vezes vemos um ministério crescendo, uma igreja atraindo muitas pessoas, uma igreja onde muitos milagres acontecem e, ao invés de glorificarmos a Deus por isso, acabamos julgando a igreja e as pessoas.

Se as pessoas estão sendo alcançadas pelo evangelho através de uma outra célula, glória a Deus. Se isso está acontecendo através de uma outra igreja cristã, glória a Deus. Talvez a outra igreja tenha uma liturgia diferente, um outro ponto menor de diferença em relação à sua, mas qual é o problema com isso? Se Deus está agindo ali e as pessoas estão se convertendo, estão sendo curadas, estão sendo cheias do Espírito, glória a Deus.

A igreja não é de homens, a igreja é de Cristo. A igreja de Cristo não é a placa que você carrega, é o povo que se rendeu a Ele.

A OPINIÃO DE GAMALIEL Muito conectado com esta questão da inveja dos fariseus, temos a opinião de Gamaliel :

LEIA: Atos 5:33-39

Note como a sabedoria de Gamaliel traz um pouco de realidade para aqueles fariseus. A mesma coisa que ele disse há milhares de anos ainda vale para nós: “se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la”.

Nada pode parar a obra de Deus e, ao mesmo tempo, não existe obra humana que resista .

Por isso, como tenho dito recentemente, nada do que fazemos pode ser algo nosso, mas deve ser para a glória de Deus. O que você está fazendo precisa glorificar ao Senhor, caso contrário será apenas uma obra humana.

Um outro ponto que temos para uma reflexão futura aqui é: mesmo um fariseu podia compreender a realidade do que estava acontecendo. Não podemos nunca nos esquecer da importância do povo de Israel na história da salvação. Não podemos entender plenamente tudo o que acontece conosco como igreja, sem entendermos muito bem a relação de Israel com o SENHOR.

ESTUDO DE ATOS 6 V eremos 2 grandes eventos acontecendo: A escolha de diáconos Estêvão é interrogado

OS DIÁCONOS SÃO ESCOLHIDOS LEIA: Atos 6:1-3

O texto começa dizendo algo muito interessante: o número de discípulos estava crescendo. Isso se conecta totalmente com o que lemos no final do capítulo 5, no discurso de Gamaliel : Atos 5:38,39

A igreja estava crescendo, a obra, cada dia mais, se confirmava como sendo algo de Deus. Do discurso de Gamaliel , o destaque fica com: “se é de Deus, não podereis desfazê-la”. Nada pode parar a igreja do SENHOR.

Não são as dificuldades, a complexidade dos tempos em que vivemos, a pressão contrária, o rumo do mundo. Nada que vai contra a obra do Senhor resiste, a igreja não para.

A questão é que, ao mesmo tempo, no mesmo texto, lemos que as viúvas dos gregos estavam sendo desprezadas em relação às viúvas dos hebreus. A igreja cresceu, a obra era de Deus mas, mesmo assim, ela tinha problemas, questões onde poderia melhorar.

A mesma coisa acontece conosco até hoje: a igreja não é perfeita, ela não é à prova de falhas. Isso não significa que não é a obra de Deus, significa apenas que, por estar cheia de pessoas como nós, cheias de falhas, ela vai apresentar alguns pontos onde pode melhorar .

A PALAVRA CRESCIA “E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.” Atos 6:7

Até mesmo os sacerdotes, as figuras importantes do povo judeu, estavam entendendo o sacrifício de Cristo. Para eles, que costumavam trabalhar com os sacrifícios pelo pecado do povo, perceber que Cristo era o único sacrifício necessário e suficiente, deve ter sido algo libertador.

Uma outra questão importante aqui é que as boas novas estavam entrando em todas as camadas da sociedade judaica, algo que certamente incomodava cada vez mais os fariseus.

ESTÊVÃO É INTERROGADO Estêvão foi um dos escolhidos como diáconos na igreja primitiva, além de servir ali, também lemos que ele fazia grandes sinais : LEIA ATOS 6: 8-15

Mesmo sendo acusado injustamente, não sendo um apóstolo, sendo uma pessoa que servia como diácono, Estêvão pregou com ousadia e poder, operando milagres .

O ponto aqui é que, às vezes, pensamos que não somos o suficiente, que não temos estudo o suficiente ou que não somos a pessoa adequada para levar a Palavra de Deus, para evangelizar.

Acontece que, se dependermos totalmente do Espírito Santo, se estivermos conectados com o corpo, abriremos nossas bocas com poder e falaremos das boas novas.

Muitos dos homens ali escolhidos para servir como apóstolos, como diáconos ou que faziam parte da igreja, não eram os mais estudados ou os mais preparados. Mas eles dependiam do Espírito e obedeciam a Deus. Isso foi o suficiente para que através a igreja primitiva , de algumas poucas pessoas, Deus levasse as boas novas a todas as pessoas.

ESTUDO DE ATOS 7 C ontinuação direta dos acontecimentos de Atos 6, aqui neste capítulo 7 veremos : A defesa de Estêvão Estêvão acusa os religiosos Estêvão é assassinado diante de Saulo

A DEFESA DE ESTÊVÃO “ E disse o sumo sacerdote: Porventura, é isto assim? E ele disse: Varões irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã ,” Atos 7:1,2

Aqui temos um resumo de muitos dos eventos do Velho Testamento. Estêvão mostra seu conhecimento e vai apresentando diversas vezes onde o povo de Israel fez algo de errado.

No verso 9 ele fala sobre como os patriarcas, por inveja, vendem José aos Ismaelitas e, consequentemente, para o Egito. No verso 25 mostra como os israelitas não compreenderam o que Moisés estava fazendo. No verso 39 ele mostra como, apesar de terem sido libertos, a desobediência do povo os fez ficarem presos no Egito espiritual. Por fim, no verso 43, ele reforça os erros do povo de Israel.

Com este relato em forma de resumo, ele vai mostrando para aquela audiência que os patriarcas e toda a geração de Israel tinha um histórico de se desviar claramente da vontade do Pai. Isso serve de prelúdio para a acusação que ele faria mais adiante.

Também mostra, de maneira muito importante, que aqueles que foram levantados para libertar o povo de Isreal , foram constantemente rejeitados. Aconteceu com José e com Moisés, por exemplo. Ele usa isso como base para mostrar que Jesus, que veio para libertar o povo, também foi rejeitado pelos religiosos.

A ACUSAÇÃO Atos 7:51-53

Então ele faz a acusação clara para aqueles religiosos: vocês não estão querendo enxergar a verdade óbvia de que Deus enviou Jesus, Seu filho, o Cristo, para salvar todas as pessoas. Ele clama dizendo que eles estavam, mais uma vez, resistindo ao Espírito Santo .

Ele estava mostrando que o padrão estava se repetindo: o povo escolhido por Deus, rejeitando o libertador.

LEIA ATOS 7:55,56 “Estêvão , ao que tudo indica, não havia tido ainda um encontro pessoal com Jesus, o que acontece apenas agora, no final de sua vida. Foi por estar cheio do Espírito Santo, por permanecer em obediência e para a glória de Deus que lhe foi permitido ver os céus abertos.

ESTÊVÃO É MORTO A acusação de Estêvão faz com que os religiosos que o estavam acusando fiquem furiosos, num nível que chega a ser assustador . LEIA Atos 7:57,58

Tal qual como Cristo, Estêvão foi injustamente acusado, foi usado um suborno para lhe fazer mal, foi acusado pelos religiosos, assassinado, entrega sua vida para Deus e perdoa aqueles que estão lhe fazendo mal. As ligações entre as duas histórias são muito claras. Neste caso dizemos que Estêvão é um tipo (no sentido de tipologia) de Cristo.

AS PALAVRAS FINAIS DE ESTÊVÃO LEIA Atos 7:59,60

Mesmo no momento final ali, Estêvão continua imitando Cristo. Ele não se preocupou se estava ou não desagradando aos poderosos religiosos, ele escolheu falar a verdade Ele não teve medo das consequências de obedecer a Deus Ele não se limitou ao que tinha sido destacado para fazer Ele foi fiel até o fim Ele estava cheio do Espírito Santo No que foi, provavelmente, o momento de maior dor de sua vida, ele escolheu perdoar aqueles que o feriram

ESTUDO DE ATOS 8 Os eventos relatados neste capítulo são: Saulo persegue a igreja (1 a 4) Filipe prega em Samaria (5 a 8) Simão, o mágico, crê e é batizado (9 a 13) Pedro e João oram pelos samaritanos (14 a 17) Simão oferece dinheiro para também poder orar pelas pessoas (18 a 24) Os apóstolos voltam para Jerusalém (25) Filipe apresenta Cristo para o Eunuco (26 a 40)

SAULO LEIA Atos 8:1

Porém, vemos também aqui que Saulo foi usado antes mesmo de se converter, pois foi através dele que a igreja começou a se expandir. Quando os cristãos fogem dele é que a Palavra começa a ser levada também para a Judeia e para a Samaria.

Muitas vezes, como já falei aqui no estudo de Atos, Deus usa as coisas que para nós são ruins em nossas vidas, para nos ajudar, para nos levar mais próximos daquilo que Ele deseja para nós.

FILIPE LEIA Atos 8:5-8

Filipe era um dos que foi escolhido como diácono em Atos 6. Assim como vimos com Estêvão, os diáconos estavam fazendo muito barulho no mundo. O trabalho de evangelização, realização de sinais e milagres não estava apenas com os apóstolos, mas com todos aqueles que se dispuseram a servir.

LEIA Atos 8:26-30

Note o padrão que também começamos a ver com Estêvão: obediência ao Espírito Santo. Tanto um como outro, apesar de serem diáconos, estavam também servindo no ministério da Palavra, realizando milagres, curando as pessoas e expulsando demônios.

Se queremos causar impacto na vida das pessoas, precisamos obedecer o Espírito Santo.

SAMARITANOS “ E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia ,” Atos 8:6

Todas as vezes que falamos sobre os Samaritanos é importante que nos lembremos da relação deles com o povo de Israel.

Uma história muito longa e complexa, explicada da maneira mais resumida possível é: os samaritanos se consideravam também filhos de Israel, e realmente eram. Porém os judeus não consideravam este povo como verdadeiros israelitas pois, no passado, eles haviam se misturado com outros povos.

Levar o evangelho para Samaria, dizendo que aquela era a vontade de Deus dada através de Seu filho Jesus, era uma afronta sem tamanho para os religiosos.

SIMÃO, O MÁGICO Atos 8:9-19

A história de Simão nos dá diversas lições. Uma delas é a de que tudo o que pensamos, conhecemos e fazemos deve ficar para trás quando nos chegamos a Cristo.

Quando tentamos levar para dentro da vida com Cristo a nossa maneira de pensar do passado, vamos entender tudo errado. Da mesma maneira como aconteceu com Simão.

O EUNUCO Ele havia subido para Jerusalém para adorar e, por algum motivo, tinha uma cópia do texto de Isaías, o qual ia lendo na sua volta para casa. O fato dele ter um texto de Isaías é interessante pois isso era reservado para pouquíssimas pessoas, que tivessem muitas condições. Além disso, o fato dele ser um eunuco também nos fala bastante sobre como ele era visto pelos judeus.

LEIA: Atos 8:26-31

Mesmo com todas estas condições, Deus pede que Filipe vá lá pregar e batizar exclusivamente uma única pessoa. Uma pessoa desprezada pelos religiosos por conta da vida que levava e das condições em que vivia.

O quanto isso fala c om você hoje?
Tags