ESTUDO DOS GASES.............................

RAFAELHENRIQUEPEREIR2 6 views 19 slides Sep 22, 2025
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

ESTUDO DOS GASES


Slide Content

ESTUDO DOS GASES

Você acha que o fato de estar em grande altitude faz que o balão estoure, semelhante ao que aconteceu com Calvin? Justifique.

RELEMBRANDO... O que é Gás? Gás é um dos estados da matéria, caracterizado por sempre tomar a forma e o volume do recipiente em que está inserido.

O estudo dos gases é de grande importância na compreensão de fatos que ocorrem no nosso cotidiano, tais como: Um balão subir; Uma bexiga murchar com o tempo; A pressão interna de pneu aumentar em dias mais quentes, etc. Os gases possuem grande compressibilidade e enorme capacidade de expansão, não apresentam volume nem forma fixa. As partículas constituintes do gás encontram-se em constante movimento desordenado.

Um estado gasoso é totalmente determinado quando são conhecidos os valores de três variáveis, chamadas VARIÁVEIS DE ESTADO DO GÁS Denominamos de pressão de um gás a colisão de suas moléculas com as paredes do recipiente em que ele se encontra. A pressão de um gás pode ser medida em: atmosfera ( atm ), centímetro de mercúrio ( cmHg ) milímetro de mercúrio (mmHg). PRESSÃO (P) VOLUME (V) TEMPERATURA (T) É o espaço ocupado pelo gás. No sistema internacional a unidade do volume é o metro cúbico (m3 ). A temperatura dos gases pode ser medida em várias escalas termométricas diferentes. Nos trabalhos científicos a unidade usada é a escala absoluta ou Kelvin (K). No Brasil é comum usarmos a escala Celsius (°C). Verifica-se a seguinte relação entre as escalas Kelvin e Celsius. K = ºC + 273

Sempre que uma das variáveis de estado sofre alteração, ao menos uma outra também é afetada, não existindo a possibilidade de alterar apenas uma delas. Dizemos então que ocorreu uma TRANSFORMAÇÃO GASOSA.

TRANSFORMAÇÃO GASOSA. ISO TÉRMICA BÁRICA VOLUMÉTRICA ISOCÓRICA

TRANSFORMAÇÃO GASOSA. ISOTÉRMICA Transformação gasosa, na qual volume e pressão variam, mantendo a temperatura constante. Mantendo um gás ideal em temperatura (absoluta) constante T, verifica-se experimentalmente que a pressão e o volume variam inversamente, ou seja, quando o volume aumenta, a pressão diminui.

Segundo Boyle, a transformação isotérmica é o tipo de transformação gasosa que ocorre quando um gás é comprimido ou dilatado, sob temperatura constante. Representada pela seguinte fórmula: A representação gráfica de uma transformação isotérmica pode ser da seguinte forma:

Certo recipiente de capacidade 8,0 litros contém um gás ideal a 3,0 atm de pressão. Qual será o valor da pressão que esse gás ideal exercerá nas paredes do recipiente, se a temperatura for mantida constante e o volume for reduzido para 2,5 litros? a) P = 9,6 atm. b) P = 6,9 atm. c) P = 7,6 atm. d) P = 8,6 atm. e) P = 5,6 atm. - Volume inicial: 8L - Pressão inicial: 3,0 atm - Pressão final: ? - Volume final: 2,5L P 1 .V 1 = P2.V2 3.8 = P2.2,5 24 = P2.2,5 P2 =  24        2,5 Pf = 9,6 atm

TRANSFORMAÇÃO GASOSA. ISOBÁRICA Transformação em que volume e temperatura absoluta variam, mas a pressão permanece constante É o tipo de transformação gasosa que ocorre quando um gás é aquecido ou resfriado sob pressão constante. Nessa transformação, o volume do gás varia proporcionalmente com a temperatura absoluta do gás.

Para transformações isobáricas usamos a seguinte fórmula: A representação gráfica de uma transformação isobárica pode ser da seguinte forma:

Um gás no estado 1 apresenta volume de 14 L, pressão de 5 atm e temperatura de 300 K. Qual será o volume do gás em um estado 2 se a temperatura for dobrada à pressão constante? 0,14 L. 7 L. 28 L. 32 L. 2520000 L.

TRANSFORMAÇÃO GASOSA. ISOVOLUMÉTRICA Também chamada de isométrica ou isocórica. É a transformação gasosa em que pressão e temperatura são modificadas, mas o volume do gás permanece constante.

Para transformações isovolumétricas usamos a seguinte fórmula: A representação gráfica de uma transformação isovolumétrica pode ser da seguinte forma:

Um gás no estado 1 apresenta volume de 9 L, pressão de 3 atm e temperatura de 2 73 K. Qual será a pressão do gás em um estado II se o volume permanecer igual a 9 L , mas a temperatura passar para 300 K? P i  =  P f T i       T f P f = 3   atm . 300 K                       273 K P final  = 3,2 atm  
Tags