Abordagem bíblica e científica sobre a história do profeta Jonas.
Size: 2.56 MB
Language: pt
Added: May 16, 2014
Slides: 12 pages
Slide Content
Lição 6: JONAS - A MISERICÓRDIA DIVINA Texto Áureo: “E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho;e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez” ( Jn 3.10) Verdade Prática: O relato de Jonas ensina-nos o quanto Deus ama e está pronto a perdoar os que se arrependem.
A Divisão dos Reinos: Após a morte de Salomão, as 12 tribos se dividiram e formaram dois reinos: Reino do Sul (Judá e Benjamim), que teve como capital Jerusalém. E reino do Norte: (as outras 10 tribos). Que teve como capital Samaria . Cada um desses reinos tinha o seu próprio rei. Após essa divisão nunca mais houve uma unificação das 12 tribos de Israel. Os dois reinos (Do Norte e do Sul) sempre tiveram problemas de inimizade.
Társis ou Nínive??? 3.500KM 8 00KM
Jonas e a “Baleia”? Um grupo vasto de estudiosos afirmam que realmente um homem pode ser engolido por um grande peixe, e a primeira coisa que se procura fazer é encontrar um animal suficientemente capaz de fazer a façanha. Como os povos daquela época não sabiam distinguir entre peixes e baleias (que são mamíferos), acredita-se que o termo era utilizado para descrever qualquer um dos dois. Dessa forma, temos atualmente os seguintes candidatos:
Baleia cachalote: Entre todos os animais conhecidos só o cachalote poderia ter conseguido tal façanha. Normalmente ele transporta os bebês doentes dele na boca, que é grande como um pequeno quarto, e leva-os à tona. Nesta época cachalotes povoavam o mar mediterrâneo , o lugar deste conto . Resgates de seres humanos por cachalotes são, porém, pouco documentados. Conhecido é somente o caso de um marinheiro naufragado inglês, que foi salvo por um cachalote perto das ilhas Malvinas durante a Primeira Guerra Mundial , na maneira igual à aplicada a Jonas segundo a Bíblia .
T ubarão baleia: Um marinheiro inglês foi engolido por um Rhinodon no Canal Inglês. Procurando arpoar o tubarão, o marinheiro caiu no mar e foi engolido por ele. Os companheiros que viram o fato procuraram matar o tubarão. Uma frota de pescadores se movimentou para caçar o monstro. Quarenta e oito horas depois que o homem foi engolido conseguiram matar o tubarão. Rebocaram-no logo para a praia e o abriram para dar sepultura ao corpo do companheiro. Quando abriram, acharam o homem inconsciente, porém vivo.
Tubarão-frade: É o segundo maior peixe existente no mundo, depois do tubarão-baleia, chegando a atingir até 10 metros de comprimento. Sua dieta é composta por plâncton, filhotes e ovos de peixes. Eles têm um recipiente para armazenar comida.
Outras Teorias: O Grande Peixe seria um animal especialmente preparado por Deus para aquela ocasião e que não existe mais; O animal descrito seria uma espécie pré-histórica já extinta; Ou seria um animal que ainda existe, mas porém ainda não foi encontrado pelos cientistas.
Os Atributos de Deus: Atributos Exclusivos: Onisciente; Onipotente; Onipresente; Eterno; Imutável; Santo; Trino e uno. Atributos Morais: Bondade, Amor, misericórdia, paciência, fidelidade, justiça e verdade.
Deus Arrependeu-se??? Na verdade Deus não se arrependeu, ele simplesmente usou de sua misericórdia devido ao arrependimento dos ninivitas e aplicou o perdão. Termos hebraicos utilizados: Pelos ninivitas : SHUV = voltar-se, retornar Por Deus: NAHAM = ter pena, lamentar, consolar, ser consolado
A Misericórdia de Deus A palavra MISERI CÓRDIA em latim é a junção de dois termos: - “MISERI” = MISERÁVEL - “CARDIS” = CORAÇÃO Que significa: Sentir a MISÉRIA no CORAÇÃO