Introdução ‘Adolescência’ tem origem no latim “ ad ” (‘para’) + “ olescere ” (‘crescer’). Esta é a fase do desenvolvimento humano que marca a mudança entre a infância e a idade adulta. Caracteriza-se por alterações em diversos níveis (físico, mental e social) e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios característicos da infância e de aquisição de competências que o concebam a adoptar os deveres e papéis sociais do adulto.
Apesar das diferenças individuais da idade, é possível reter grandes etapas que nos servem de orientação geral, embora nunca correspondam a um adolescente em particular. Pré-adolescência (período inicial) - 10-13 anos Adolescência (período central) - 13-16 anos Adolescência (período final) – 16… anos
Pré-Adolescência / Adolescência inicial Esta etapa tem o seu início em torno dos 10 anos, estendendo-se, aproximadamente, até aos 13 anos. A principal descrição deste período é a transformação corporal com as devidas alterações psíquicas. Normalmente, nas raparigas o amadurecimento ocorre mais cedo do que nos rapazes. É também denominada por adolescência puberal, devido ao início das mudanças da puberdade com todas as modificações fisionómicas e psicológicas da adolescência.
Pré-Adolescência / Adolescência inicial
Adolescência Central/Média A presente etapa está entre os 13 e os 16 anos. Tem como característica principal tudo o que está interligado com a sexualidade.
Adolescência Central/Média
Adolescência Final/Superior Esta fase da adolescência encontra-se entre os 16… anos. Nesta etapa estabelecem-se novos laços com os pais e ocorre a adaptação ao novo corpo e aos processos psíquicos do mundo adulto. O adolescente procura uma maior independência onde se insere na sociedade em que vive.
Adolescência Final/Superior
Conclusão Para findar, a adolescência é um período característico pelo amadurecimento sexual, pelo reconhecimento de limitações e fraquezas, por uma maior irritabilidade, pelo surgimento do primeiro amor e o defronto de novas responsabilidades. Com a elaboração deste trabalho, ao abordar o tema da adolescência, pudemos concluir que existem três etapas que não têm início e fim definidos com precisão, mas que são imprescindíveis para o desenvolvimento do jovem.