Um conjunto de pressupostos, consagrados pelos vários grupos sociais, que buscam a convivência harmônica e o entendimento entre as pessoas. É o código do bem viver. É o direcionamento das atitudes visando ao bem comum. (Araújo, 2004) Código de comportamento para que possamos interagir melhor em sociedade. (Arruda, 2003) É um conjunto de normas de comportamento social, profissional e familiar, que retrata a sociedade em cada época distinta. A etiqueta também indica costumes e hábitos dos povos. ( Lukower , 2012) A arte de viver melhor [...], uma espécie de ética do cotidiano, capaz de regular as relações entre as pessoas, deixando a vida mais leve...Civilidade. (Kalil, 2007)
Etiqueta à mesa? Consiste em regras e normas de como se portar à mesa em diferentes situações, demonstrando conhecimentos de comportamento, trajes, alimentos e bebidas e tipos de serviços, entre outros. Saber se comportar à mesa é uma questão de aprendizado e domínio dos talheres e utensílios. Assim como se fazem cursos de desenvolvimento para qualquer tema, a etiqueta à mesa deve integrar o rol de necessidades de um executivo.
Animais de estimação Em uma refeição a presença de animais de estimação não é conveniente, tanto pela higiene, quanto pelo fato de causar algum incômodo a algum convidado. Pelos não combinam com mesa em nenhum tipo de restaurante (Kalil, 2008)
Aperitivos são servidos antes de almoços e jantares. É necessário que sejam leves e em porções pequenas, pois o convidado irá degustá-lo sem a necessidade de pratos. Essa é uma ótima maneira de interação entre os convidados.
Apresentações O anfitrião é o responsável por fazer as devidas apresentações. A regra básica é apresentar a pessoa menos importante na hierarquia ao mais importante, o homem à mulher, o mais novo ao mais velho. Ex. Senhor Carlos, esta é a nossa nova funcionária, a gerente de estoque, Ana!! Fátima, este é João!! Jamais apresente alguém como “ex-mulher do Carlos” O que vale é o presente, e ninguém é ex-nada .
Os chapéus e bonés devem ser retirados ao sentar-se à mesa. A exceção ocorre apenas em refeições ao ar livre, durante o dia.
Celular O uso do celular não é de bom tom durante as refeições. O aparelho deve ficar guardado e em modo silencioso. Se houver uma situação de emergência para realizar uma ligação ou receber uma chamada, peça licença ao anfitrião e vá a um local reservado. Recomenda-se que o aparelho celular não fique à mesa, principalmente em ocasiões formais, pois é uma grande fonte de bactérias.
Conversa É livre durante as refeições, desde que não esteja mastigando ou ingerindo algum alimento ou bebida. É importante respeitar a fala dos demais presentes, controlar o tom de voz e a linguagem utilizada.
Copos e Taças As taças devem ser seguradas pela haste, enquanto que os copos pela parte mediana . Cada bebida será servida pelo garçom em uma taça/copo adequado.
Cotovelos na mesa A regra é não apoiar os cotovelos na mesa. O comensal não deve ultrapassar seu espaço à mesa, para não incomodar o convidado ao lado.
Cumprimentos O cumprimento aos demais presentes pode ser com um sorriso e “Olá” ou também com apertos de mãos. Caso os comensais já estejam fazendo a refeição, o cumprimento é somente verbal.
Dress Code /Traje Código de vestimenta. Ele deverá ser informado no convite ou no momento em que o convidado confirmar a presença no evento. Caso não tenha essa informação, trajes discretos e neutros, são boa s opções!!
Talheres São utilizados de fora para dentro, na ordem em que são dispostos na mise-en-place *, enquanto que as bebidas é o inverso. *Expressão de origem francesa, significa arrumação, colocação em ordem. Em um restaurante, a mise - em-place engloba aquele conjunto de trabalhos previamente executados, para colocar o local, os objetos ou alimentos e bebidas em ordem. (Castelli, 2003)
Os talheres são colocados ao lado do prato, e usados na ordem de fora para dentro. Os de sobremesa ficam acima do prato (colher e garfo desse tipo ficam virados para a esquerda e a faca, para a direita). Garfos ficam posicionados à esquerda. Facas e colher de sopa ficam posicionados à direita. Para uma mesa simples, em que não serão utilizados todos os talheres, tudo o que é feminino fica do lado direito (a colher, a faca), e tudo o que é masculino (o garfo) fica do lado esquerdo.
PRATOS Normalmente iniciamos a organização da mesa com os pratos. Eles devem ser colocados em ordem de uso: o prato fundo por cima e o prato raso por baixo. O sousplat é colocado na base para servir apenas de enfeite. Os guardanapos sempre são expostos do lado esquerdo do prato ou sobre ele. Não coloque pratos quentes diretamente sobre a mesa, coloque antes um sousplat ou um prato raso em baixo.
Algumas regras conforme Kalil, 2008: Comer e falar ao mesmo tempo. Mastigar de boca aberta. Palitar os dentes. Falar alto. Sofre da síndrome de VIP ( very Important Person) ou Você sabe com quem está falando? Pede uma mesa para quatro e na hora aparece com oito pessoas para sentar empurrando e pedindo cadeira emprestada para acomodar a turma. Deixa o filho solto pelo restaurante e ainda espera que o garçom faça o papel de babá. Quem convida, paga?
Quer sair da mesa? Não precisa anunciar, nem dizer a razão. Diga apenas: “Com licença”. E saia. O sommelier sugeriu um vinho caro? Peça outra sugestão mais em conta, sem nenhum constrangimento. Enrolar a massa (tipo espaguete, liguini , fettuccine ) no garfo e ajeitar com a colher, é viável. O que não se usa, de jeito nenhum, perto de uma massa é a faca. Pão se parte com a mão. Não é preciso usar faca. Saladas de folhas também ficam longe de facas. Vinho branco com peixe, vinho tinto com carne: esta máxima não vale mais para tudo. Na verdade, vinho tinto também combina com salmão, bacalhau, atum. E vinho branco combina com quase tudo no verão. Vinhos, em geral, só não combinam com saladas temperadas à base de limão e vinagres comuns. Com vinagre balsâmico pode. Vinhos doces combinam só com sobremesas.