ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL SOCIOLOGIA PROF.ª MAIRA CONDE
ANTROPOLOGIA A Antropologia tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de uma maneira totalizante e abrangente. Os costumes, crenças, diversidade, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitam o planeta (ou os que não existem mais) fazem parte dos estudos desse profissional.
QUEM SÃO OS “BÁRBAROS”? “[...] cada qual denomina de bárbaro o costume que não pratica na própria terra.” Michel de Montagne (1533-1592) A frase de Montaigne trata do etnocentrismo .
ETNOCENTRISMO etno = palavra grega que significa povo; centr = vem de centro; ismo = sufixo que designa prática de algo; Etnocentrismo é a postura segundo a qual avalia-se os outros povos a partir da própria cultura.
Relativismo cultural O relativismo cultural é a postura segundo a qual se procura relativizar sua maneira de agir, pensar e sentir, e, assim, colocar-se no lugar do outro. “Relativizar” significa estabelecer uma espécie de distanciamento ou estranhamento diante de seus valores, para conseguir compreender a lógica dos valores do outro.
MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA
ALIMENTAR-SE DE INSETOS
BURKINI
QUAL É O LIMITE DO RELATIVISMO CULTURAL?
REFERÊNCIAS Aminoapps Expresso Daily Express Marie Claire Elblogdeyes Slideshare Clash of Clans