Exclusão mãe filho, devido à dissomia uniparental paterna (1)

joao1973 2,493 views 17 slides Sep 01, 2013
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Exclusão mãe-filho, devido à dissomia uniparental paterna 6 “Mother –child exclusion due to paternal uniparental disomy 6” R. Wegener . V. Weirich . E. M. Dauber . W. R. Mayr

Dissomia Uniparental Presença de 2 cromossomos provenientes de apenas um dos progenitores, sem que haja uma cópia cromossômica do outro progenitor . Pode ser classificada em : Isodissomia : os 2 cromossomos presentes no zigoto tem a mesma origem e as mesmas informações gênicas. Seria um cromossomo vindo da duplicação de outro, com os mesmos alelos e os mesmos loci . Heterodissomia : os cromossomos são provenientes do mesmo genitor (mesma origem), mas possuem informações diferentes.

Métodos e Materiais Indivíduos: mãe, criança e suposto pai, envolvidos em um caso de paternidade do IML da Universidade de Rostock . Perfil:

Resultados Na primeira investigação, a criança pode ser excluída da mãe nos sistemas HLA e SE33 (ACTBP2). As exclusões afetaram duas regiões não intimamente ligadas ao cromossomo 6 (6p21.3 para HLA e 6q14 para SE33).

Com exceção do cromossomo 6, a mãe não apresentou exclusões para a criança. Credibilidade da maternidade: 99,99997% Suposto pai não pode ser excluído da paternidade. Credibilidade da paternidade (sem dados de marcadores do cromossomo 6): 99,9975% Probabilidade da paternidade (sem a mãe e incluindo marcadores do cromossomo 6): 99,999997%

Criança era homozigota para os marcadores testados do cromossomo 6. Resultados sugerem que a incompatibilidade genética entre mãe e filho pode ser devido a uma dissomia uniparental paterna do cromossomo 6 – UPD6 Foram feitos os perfis da mãe, da criança e do suposto pai para os marcadores do cromossomo 6. 42 loci do cromossomo 6 foram testados e 26 mostraram uma exclusão mãe-filho.

As investigações do cariótipo da criança produziram evidências de um 46 normal, tipo XX. A avaliação clínica do fenótipo da criança mostrou uma Macroglossia e Diabetes Mellitus neonatal transitório.

Discussão Os resultados encontrados demonstram que a criança deve ter herdado duas cópias do mesmo cromossomo 6 do pai. Esta conclusão é confirmada pelos sintomas clínicos. Os mecanismos que resultam em UPD são múltiplos: O mais aceito é que a UPD surge a partir da perda de um cromossomo de uma trissomia inicial.

No caso estudado, a isodissomia completa do cromossomo 6 é, provavelmente, devido a uma não-disjunção mitótica. Se uma troca de crianças pode ser descartada, outras possibilidades de falsas exclusões entre pais e filhos, além de UPD, podem ser consideradas: Alelos nulos Mutações Quimerismo

Conclusão Nos casos de testes de paternidade e maternidade: Para ter uma exclusão é preciso, pelo menos, 3 incompatibilidades nos loci genéticos codificados por diferentes cromossomos; Verificar se não há uma indicação de um possível quimerismo .
Tags