Exclusão mãe filho, devido à dissomia uniparental paterna (1)
joao1973
2,493 views
17 slides
Sep 01, 2013
Slide 1 of 17
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
About This Presentation
No description available for this slideshow.
Size: 709.82 KB
Language: pt
Added: Sep 01, 2013
Slides: 17 pages
Slide Content
Exclusão mãe-filho, devido à dissomia uniparental paterna 6 “Mother –child exclusion due to paternal uniparental disomy 6” R. Wegener . V. Weirich . E. M. Dauber . W. R. Mayr
Dissomia Uniparental Presença de 2 cromossomos provenientes de apenas um dos progenitores, sem que haja uma cópia cromossômica do outro progenitor . Pode ser classificada em : Isodissomia : os 2 cromossomos presentes no zigoto tem a mesma origem e as mesmas informações gênicas. Seria um cromossomo vindo da duplicação de outro, com os mesmos alelos e os mesmos loci . Heterodissomia : os cromossomos são provenientes do mesmo genitor (mesma origem), mas possuem informações diferentes.
Métodos e Materiais Indivíduos: mãe, criança e suposto pai, envolvidos em um caso de paternidade do IML da Universidade de Rostock . Perfil:
Resultados Na primeira investigação, a criança pode ser excluída da mãe nos sistemas HLA e SE33 (ACTBP2). As exclusões afetaram duas regiões não intimamente ligadas ao cromossomo 6 (6p21.3 para HLA e 6q14 para SE33).
Com exceção do cromossomo 6, a mãe não apresentou exclusões para a criança. Credibilidade da maternidade: 99,99997% Suposto pai não pode ser excluído da paternidade. Credibilidade da paternidade (sem dados de marcadores do cromossomo 6): 99,9975% Probabilidade da paternidade (sem a mãe e incluindo marcadores do cromossomo 6): 99,999997%
Criança era homozigota para os marcadores testados do cromossomo 6. Resultados sugerem que a incompatibilidade genética entre mãe e filho pode ser devido a uma dissomia uniparental paterna do cromossomo 6 – UPD6 Foram feitos os perfis da mãe, da criança e do suposto pai para os marcadores do cromossomo 6. 42 loci do cromossomo 6 foram testados e 26 mostraram uma exclusão mãe-filho.
As investigações do cariótipo da criança produziram evidências de um 46 normal, tipo XX. A avaliação clínica do fenótipo da criança mostrou uma Macroglossia e Diabetes Mellitus neonatal transitório.
Discussão Os resultados encontrados demonstram que a criança deve ter herdado duas cópias do mesmo cromossomo 6 do pai. Esta conclusão é confirmada pelos sintomas clínicos. Os mecanismos que resultam em UPD são múltiplos: O mais aceito é que a UPD surge a partir da perda de um cromossomo de uma trissomia inicial.
No caso estudado, a isodissomia completa do cromossomo 6 é, provavelmente, devido a uma não-disjunção mitótica. Se uma troca de crianças pode ser descartada, outras possibilidades de falsas exclusões entre pais e filhos, além de UPD, podem ser consideradas: Alelos nulos Mutações Quimerismo
Conclusão Nos casos de testes de paternidade e maternidade: Para ter uma exclusão é preciso, pelo menos, 3 incompatibilidades nos loci genéticos codificados por diferentes cromossomos; Verificar se não há uma indicação de um possível quimerismo .