EXERCÍCIOS PROF. LUIS STECCA (Enem) Leia: — Vá para o inferno, Gondim. Você acanalhou o troço. Está pernóstico, está safado, está idiota. Há lá ninguém que fale dessa forma! Azevedo Gondim apagou o sorriso, engoliu em seco, apanhou os cacos da sua pequenina vaidade e replicou amuado que um artista não pode escrever como fala. — Não pode? — perguntei com assombro. E por quê? Azevedo Gondim respondeu que não pode porque não pode. — Foi assim que sempre se fez. A literatura é a literatura, seu Paulo. A gente discute, briga, trata de negócios naturalmente, mas arranjar palavras com tinta é outra coisa. Se eu fosse escrever como falo, ninguém me lia. RAMOS, G. São Bernardo . Rio de Janeiro: Record, 2009. Nesse fragmento, a discussão dos personagens traz à cena um debate acerca da escrita que a) diferencia a produção artística do registro padrão da língua. b) aproxima a literatura de dialetos sociais de pouco prestígio. c) defende a relação entre a fala e o estilo literário de um autor. d) contrapõe o preciosismo linguístico a situações de coloquialidade. . e) associa o uso da norma culta à ocorrência de desentendimentos pessoais.
EXERCÍCIOS PROF. LUIS STECCA É determinante, para o uso da língua, a situação social na qual está inserido o falante. No texto, verifica-se uma comunicação marcada por a) desconhecimento da língua por parte dos dois falantes. b) uso coloquial da língua, característica utilizada em todo o país. c) utilização de linguagem regional, com variação no campo fonológico. . d) linguagem vulgar, caracterizando os personagens como pessoas sem escolaridade. e) escolha de uma linguagem geriátrica , não sendo possível a compreensão sem conhecimento prévio.
EXERCÍCIOS PROF. LUIS STECCA (EAM) Leia: Nos quadrinhos acima, é observado que Armandinho e seus colegas pedem ao adulto "aipim", "mandioca" e "macaxeira". Esses termos são exemplos de variação regional, que também pode ser chamada de: a) variação diafásica. b) variação distintiva. c) variação discursiva. d) variação diatópica. .
EXERCÍCIOS PROF. LUIS STECCA (UFAM) Leia as afirmativas a seguir, feitas sobre variação linguística: I. A variação linguística é um fenômeno que amplia os conteúdos impostos pela gramática normativa, com o objetivo de torná-la acessível à população carente. II. A expressão “ umborimbora , maninha”, muito usada pelos amazonenses, se caracteriza como uma variante que deve ser aceita sem preconceito, por registrar uma particularidade regional do idioma. III. A variação linguística existe em face de as línguas serem dinâmicas e não ficarem estáticas no tempo, admitindo mudanças que a alteram. IV. Há diferença entre “gíria” e “jargão”, sendo a primeira usada por jovens e determinados grupos sociais, enquanto o segundo é empregado por profissionais (médicos e professores, por exemplo). V. Um exemplo de mudança mediante a variação geográfica (ou diacrônica) se constata no uso de “Vossa Mercê”, que passou sucessivamente a “vosmecê”, “você” e “ cê ”. Assinale a alternativa CORRETA: a) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras. b) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras. d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. . e) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
EXERCÍCIOS PROF. LUIS STECCA (EAM) Leia: Quando se fala em variação linguística, analisam-se os diferentes modos em que é possível expressar-se em uma língua. Levando-se em conta a escolha de palavras feita no primeiro quadrinho, é correto afirmar que esse é um exemplo de variação: a) diafásica, pois se trata de uma variação da língua em que ocorrem diferenças de linguagem devido à região do falante. b) diastrática, pois se trata de uma variação social da língua em que ocorrem diferenças de acordo com o grupo 'social específico do falante. . c) diacrônica, pois se trata de uma variação histórica da língua em que, ocorrem mudanças no decorrer do tempo. d) diastrática, pois se trata de uma variação da língua em que ocorrem diferenças de linguagem, levando-se em conta o ambiente de interação entre os interlocutores. e) diacrônica, pois se trata de uma variação da língua em que se percebe o predomínio de expressões informais ligadas a grupos sociais específicos.
EXERCÍCIOS PROF. LUIS STECCA (PUC-PR) Analise uma imagem recortada de vídeo publicado no site G1. A imagem evidencia o fenômeno da variação linguística denominada de a) social. b) geográfica ou regional. . c) etária. d) histórica. e) situacional.
EXERCÍCIOS PROF. LUIS STECCA Assinalar a alternativa que apresenta pelo menos um erro de acentuação gráfica. A) hífen; refém, item, álibi; B) ínterim; ninguém; xerox; dólar; C) rúbrica ; jovem; mister; recém; . D) caráter; Tatuí; balaústre; itens; E) pudico; rainha; austero; sutil.
EXERCÍCIOS PROF. LUIS STECCA Levando em conta as informações do primeiro quadrinho, identifique a alternativa que apresenta a palavra que também sofreu alterações na acentuação gráfica devido à regra mencionada. A) plateia B) heroico C) gratuito D) b aiuca . E) caiu
EXERCÍCIOS PROF. LUIS STECCA Assinale a opção em que o fonema /s/ ocorre em todas as palavras: A) Exato / reconhecido / diversificado B) Máximo / explícita / precursor . C) Acionar / sucesso / invisível D) Manusear / conceder / auxílio E) Essencial / êxito / patrício
EXERCÍCIOS PROF. LUIS STECCA Em qual das alternativas abaixo ambas as palavras apresentam 8 letras e 6 fonemas? A) gasolina - cochicho B) passarela - passeata C) assessor - guitarra . D) salsicha - caridade E) bochecha - oclusiva
EXERCÍCIOS PROF. LUIS STECCA Assinale a alternativa em que as palavras têm o mesmo número de letras e fonemas: A) vida, hoje, casa B) herói, chave, massa . C) vidro, terra, mola D) vida, xarope, pedra E) palha, mesa, marca
EXERCÍCIOS PROF. LUIS STECCA Leia. “Depois de crescer e adquirir forças suficientes, ela tira da árvore o ninho...” Na palavra “crescer”, em destaque no trecho acima, encontra-se A) um dígrafo, um encontro consonantal e cinco fonemas. B) um dígrafo, um encontro consonantal e seis fonemas. . C) um dígrafo, dois encontros consonantais e cinco fonemas. D) dois dígrafos, um encontro consonantal e quatro fonemas. E) dois dígrafos, dois encontros consonantais e seis fonemas.
EXERCÍCIOS PROF. LUIS STECCA Leia. “Eu faço o possível para virar uma formiga e passar despercebida até o carro.” Na palavra “despercebida”, em destaque no trecho acima, encontra-se A) um dígrafo, um encontro consonantal e onze fonemas. B) um dígrafo, um encontro consonantal e doze fonemas. C) um dígrafo, dois encontros consonantais e onze fonemas. D) dois dígrafos, um encontro consonantal e doze fonemas. E) dois encontros consonantais, doze letras e doze fonemas. .