Introdução Existencialismo: corrente filosófica e literária que acredita que o homem é responsável por seus atos. Por conseqüência tornando o homem mestre de seu destino .
Essa responsabilidade trás a liberdade do homem em fazer suas próprias escolhas, gerando em muitos indivíduos uma paralisação e angustia ao tomar decisões que somente ele deve tomar . Dessa forma os fenômenos da mente começaram a ser estudados em si mesmo , e o cérebro se torna o ponto central da vida do ser humano.
Jean-Paul Sartre O filósofo francês Jean-Paul Sartre, um dos nomes mais recorrentes quando se fala sobre existencialismo , afirma que o homem não nasce com essência alguma. Inicialmente apenas existe, aparece, está aí, jogado, e só depois será alguma coisa, dependendo do que faça de si mesmo.
Sartre afirmava que o homem deve construir-se a partir de seus planos, a partir da responsabilidade que tem por si e pelos demais. Esta responsabilidade faz o homem sentir-se em contato com o mundo que o cerca, e ser tocado pelos problemas da sociedade. Isto lhe gera angústia, que “não deve levar a um quietismo , e sim à ação”, buscando tornar-se útil à sociedade.
Se a vida não tem, à princípio, um sentido determinado, não podemos evitar criar o sentido da nossa própria vida. Assim, a vida obriga-nos a escolher entre vários caminhos possíveis, mas nada nos obriga a escolher uma coisa ou outra. Dentro dessa perspectiva, recorrer a uma suposta ordem divina representa apenas uma incapacidade de arcar com as próprias responsabilidades.
Sartre afirmava que não é deus, nem a natureza, tampouco a sociedade que define o que somos ou nossa conduta. Somos o que queremos ser, o que escolhemos ser; e sempre poderemos mudar o que somos. Toda a obra de Sartre foi incluída na lista livros proibidos pela Igreja Católica.
Vídeo Filosofia – Existencialismo e Humanismo (Jean-Paul Sartre)
Atividade para fixação do conteúdo 1 – Defina o termo Existencialismo. 2 – Cite um autor relacionado à essa corrente filosófica. 3 – Para quê discutir o Existencialismo se toda a existência se pode reduzir a nada a qualquer momento?