TEMA: EXPANSÃO TERRITORIAL ROMANA. I- CARACTERÍSTICAS:
1- definição: Processo, que tomou forma na época Republicana, que consistiu na ampliação do território romano.
2- forma: Interna e externa
3- Interesses nas conquistas: Terras; Escravos; Tributos; Saques.
4- O que possibilitou essa expansão? Em primeiro lugar a força militar; Em segundo a diplomacia; Em terceiro, em vários momentos, a fraqueza do adversário e a não existência, na época, de grandes impérios que rivalizassem com os romanos. Exceção: Cartago.
CARTAGO – AS GUERRAS PÚNICAS.
5- CONSEQUÊNCIAS: 1- AFLUXO DE RIQUEZAS PARA ROMA; 2- EXPANSÃO DO LATIFÚNDIO ESCRAVISTA; 3- EXPANSÃO DO ESCRAVISMO; 4- ÊXODO RURAL; 5- URBANIZAÇÃO; 6- POLÍTICA DO PÃO E CIRCO.
A GRANDIOSIDADE DE ROMA
REPRESENTAÇÃO DA BATALHA DE CARTAGO
TEMA: A CRISE DA REPÚBLICA ROMANA. 1- DEFINIÇÃO: Período da História romana, marcado por crises que irão por fim ao sistema republicano.
1- AS REFORMAS DOS GRACOS: TIBÉRIO GRACO CAIO GRACO
DEFINIÇÃO: Tibério Graco: Eleito tribuno da plebe em 133 a.C., propôs uma reforma agrária (quem tivesse mais de 310 acres de terras doaria o excedente para o Estado), Morto no recinto do Senado ; Caio Graco: Eleito tribuno em 123 a.C., Propôs a Lei Frumentária; Depois de uma série de confrontos, cercado,ordena um escravo que o mate.
2- DITADURAS DE MÁRIO E SILA. Mário: Profissionalização do exército romano. Sila: Invade R oma e instala uma ditadura militar.
3- OS TRIUNVIRATOS: Definição: Em 60 a.C., o Senado acabou elegendo três líderes políticos no consulado que governam juntos, dividindo os domínios romanos entre si.
PRIMEIRO TRIUNVIRATO: CÉSAR,POMPEU E CRASSO. Após a morte de Crasso , Pompeu e César lutaram pelo poder (vitória de César); Após retornar do Egito César foi proclamado ditador vitalício; Em 44 a.C. foi assassinado em uma conspiração senatorial.
SEGUNDO TRIUNVIRATO: MARCO ANTÔNIO, LÉPIDO E OTÁVIO. Assumem no contexto da morte de César; Lépido é afastado por Otávio, iniciando a luta com Antônio, Após derrotar Antônio, oTávio torna-se, paulatinamente, senhor absoluto de Roma, dando inicio ao Império.