Experimento utilizando a teoria do Disco de Newton, para alunos do ensino fundamental ou ensino médio, uma aula para realizar e esclarecer dúvidades e realizar experimeto.

247 views 14 slides Mar 11, 2024
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

Uma aula para utilizar esperimentos com a te´ria do Disco se Newton


Slide Content

Biografia de Isaac Newton Isaac Newton (1643-1727) foi um físico, astrônomo e matemático inglês. Seus trabalhos sobre a formulação das três leis do movimento levaram à lei da gravitação universal. A composição da luz branca conduziu à moderna física óptica. Na matemática ele lançou os fundamentos do cálculo infinitesimal.  

Descobertas Por meio de um simples experimento Isaac Newton percebeu a dispersão da luz branca, ou seja, conseguiu visualizar que se a mesma incidisse sobre um prisma de vidro, totalmente polido, dava origem a inúmeras outras cores. Foi a partir daí que esse cientista começou seus estudos sobre as cores dos corpos. Muitos anos antes de Newton, já se tinha a ideia de que a luz branca dava origem a um feixe colorido quando atravessava um prisma de vidro. No entanto, nessa época tinha-se a ideia de que o aparecimento das cores a partir da luz branca acontecia em razão das impurezas que a mesma recebia quando incidia sobre o prisma de vidro.

Isaac Newton curioso em descobrir por que tal acontecimento ocorria, pegou um prisma totalmente polido e o colocou frente a um orifício que ele mesmo fizera na janela do seu quarto. Com esse feito, ele percebeu que a luz branca, proveniente do Sol, se dispersava em feixes coloridos e a esse conjunto de cores chamou  spectrum .

Disco de Newton O disco de Newton é um experimento muito conhecido da  Física . Consiste em um disco colorido com as cores primárias do espectro visível (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Esse disco gira, apresenta grande velocidade e tem como objetivo mostrar a composição da luz branca. Quando parado, a separação das cores é nítida, no entanto, ao colocarmos o disco para girar, as cores misturam-se, e o disco parece ficar branco. Newton fez uso desse dispositivo para identificar que a mistura das cores visíveis produzia a cor branca.

Materiais necessários Para fazer o experimento 1 cartolina branca Marcadores ou tinta, lápis de cor ou canetinha com as cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta Cola branca Tesoura sem ponta Régua Compasso Lápis

Etapas de confecção do disco de Newton: Com o compasso, faça um círculo. O tamanho aqui não é importante, porém, se o disco for muito grande, o efeito da composição da luz branca será menos visível; Com a régua e o lápis, faça divisões triangulares no círculo, todas com o mesmo tamanho, como uma pizza; Pinte os triângulos e certifique-se de todo o espaço estar totalmente colorido e sem falhas; Faça um pequeno furo circular no centro do círculo com o furador de papel. Pelo furo, passe um lápis e faça um apoio, enrolando o lápis com a fita do lado da parte branca da cartolina .

O que devo observar e escrever ?

Observações:   As cores do disco se misturam quando ele gira rapidamente. O disco parece branco quando está em movimento. Ao usar tintas, o branco obtido não é perfeitamente puro, mas um pouco acinzentado.

Perguntas sobre o assunto: Por que as cores se misturam quando o disco gira? Como nossos olhos percebem as cores em movimento? Por que o branco resultante não é perfeitamente puro? Há alguma diferença na mistura de cores quando usamos luzes em vez de tintas?

Hipóteses: A mistura das cores ocorre devido à persistência da visão, onde nossos olhos demoram um pouco para registrar cada cor. O branco resultante pode ser acinzentado devido à absorção de luz pelas tintas. Talvez a mistura de cores seja diferente quando usamos luzes em vez de tintas.

Experimentos: Realizar o experimento do disco de Newton usando tintas e observar o resultado. Repetir o experimento usando luzes coloridas em vez de tintas e comparar os resultados. Variar a velocidade de rotação do disco para observar como isso afeta a mistura das cores.

Resultados: Observação da mistura das cores quando o disco gira, confirmando a hipótese da persistência da visão. Confirmação de que o branco resultante ao usar tintas pode ser acinzentado. Comparação dos resultados entre o uso de tintas e luzes pode revelar diferenças na mistura de cores.