Extrativismo VEGETAL E mineral ESCOLA: NAIR BRAZ LIMA SÉRIE: 8º ANO DISC. ESTUDOS AMAZÔNICOS PROFª . ESP. EUDE RATHES
CONCEITO Extrativismo é um conjunto de atividades econômicas relacionadas à coleta ou extração de recursos naturais do meio ambiente.
As duas formas mais comuns de extrativismo na atualidade são o vegetal e o mineral.
Extrativismo Vegetal no Brasil No Brasil, por exemplo, o extrativismo vegetal ocorre com maior intensidade na região Norte, com a extração de borracha, castanhas e madeira. Este extrativismo é realizado de forma individual, coletiva ou por empresas.
Extrativismo Vegetal no Brasil Desde o descobrimento do Brasil , nosso país esteve atrelado a atividades que envolviam o extrativismo. Este tipo de atividade consiste em obter da natureza os produtos que serão usados para comercialização direta ou indireta pelo homem.
Extrativismo Vegetal no Brasil O Extrativismo Vegetal no Brasil é bem menos importante do que as atividades de pecuária, por exemplo. Seja em valores de produção ou de mão de obra empregada. Porém a pecuária irresponsável acaba desmatando territórios com importantes recursos vegetais para fins de sua própria expansão. Em alguns lugares do Brasil, o Extrativismo Vegetal ainda possuem destaque, sendo que a madeira é o produto mais explorado. Além da madeira, há outros vários produtos integrantes do Extrativismo Vegetal no Brasil.
Extrativismo Vegetal no Brasil O Brasil é um país coberto por grandes porções de floresta que foram preservadas na colonização e no progresso de sua população. Por ser um país com vasta extensão territorial, há espaço suficiente para as reservas naturais .
Extrativismo Vegetal no Brasil A Madeira é um dos produtos mais visados no Extrativismo Vegetal no Brasil. Normalmente, é extraída da Mata de Araucária ou Floresta Subtropical, com destino à produção de papel e celulose; da Mata Atlântica , que continua sendo explorada ilegalmente mesmo existindo proteção de lei; e da Floresta Amazônica, que gera muita madeira de lei. A extração de madeira está intimamente ligada com o problema do desmatamento no Brasil.
Extrativismo Vegetal: MADEIRA Madeira de Lei designa, em sentido mais amplo, as madeiras que, por sua qualidade e resistência, principalmente ao ataque de insetos e umidade, duram mais que as outras. São aptas para emprego em construção civil, naval, confecção de móveis, instrumentos musicais. Madeira de lei – Wikipédia, a enciclopédia livre https://pt.wikipedia.org/wiki/ Madeira_de_lei
Extrativismo Vegetal: Castanhas do Pará Castanhas do Pará também conhecidas em outros países como castanhas do Brasil, são as sementes da castanheira do Pará ( Bertholettia excelsa, família Lecythidaceae ), uma árvore típica da floresta Amazônica, que pode alcançar até 60 metros de atura. Além de saborosa, a castanha do Pará é um alimento que proporciona muitos benefícios para a saúde. O texto a seguir mostra os benefícios da castanha do Pará para a nossa saúde, para que serve, e propriedades nutricionais.
Extrativismo Vegetal: AÇAÍ Palmeiras típicas da região amazônica fornecem Açaí e Pal-mito que abastecem o mercado interno e servem ainda para exportação, já que dessas árvores se aproveita praticamente tudo.
Extrativismo Vegetal: SERINGUEIRAS Genuinamente brasileira, a Seringueira ( Hevea brasiliensis ) foi um dos principais produtos da economia nacional entre 1870 e 1920, quando era responsável por 25% das exportações do Brasil, perdendo apenas para o café.
É da Seringueira que se extrai o látex – líquido branco com o qual é possível produzir borracha natural – um produto que deixou de ser exclusivo do Brasil quando sementes contrabandeadas permitiram a outros países explorarem a espécie. Também chamada de Seringa e de Cauchu , a árvore já era conhecida dos índios muito antes do descobrimento do Brasil; pudera, na Amazônia há pelo menos 11 espécies diferentes de seringueira.
Os seringais hoje A extração de látex e a exploração da árvore seringueira continuam sendo importantes fontes de renda para milhares de famílias, principalmente no norte do Brasil. A seringa é matéria-prima para mais de 30 mil itens, que vão de tinta até medicamentos, no entanto, a fabricação de borracha é o principal uso do látex e, em 2012, o Brasil produziu apenas 1,5% da borracha natural extraída em todo o globo, afirma o Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
Extrativismo Vegetal: carvão e lenha As madeiras menos nobres das florestas brasileiras são fontes para Lenha e produção de Carvão Vegetal , que possuem fins energéticos ou medicinais. No Maranhão e em Tocantins, a extração do Babaçu é importante em aplicações industriais e alimentícias.
Extrativismo Vegetal: babaçu No Maranhão e em Tocantins, a extração do Babaçu é importante em aplicações industriais e alimentícias.
Extrativismo Vegetal: babaçu O principal produto extraído do babaçu, e que possui valor mercantil e industrial, são as amêndoas contidas em seus frutos. As amêndoas - de 3 a 5 em cada fruto - são extraídas manualmente em um sistema caseiro tradicional e de subsistência. É praticamente o único sustento de grande parte da população interiorana sem terras das regiões onde ocorre o babaçu: apenas no Estado do Maranhão a extração de sua amêndoa envolve o trabalho de mais de 300 mil famílias. Em especial, mulheres acompanhadas de suas crianças: as "quebradeiras", como são chamadas.
Extrativismo mineral O extrativismo mineral, que demanda o investimento de altos recursos, é realizado geralmente por grandes empresas. No Brasil, as principais atividades extrativistas minerais são: minério de ferro, petróleo, ouro, bauxita, etc .
Extrativismo mineral O Extrativismo Mineral no Brasil é importante elemento na balança comercial do país. Desde o descobrimento do Brasil, nosso país esteve atrelado a atividades que envolviam o extrativismo. Este tipo de atividade consiste em obter da natureza os produtos que serão usados para comercialização direta ou indireta pelo homem .
Extrativismo mineral O Extrativismo Mineral tem por característica e alteração drástica do ambiente onde é promovido. Tal tipo de extrativismo tem por fim o uso direto ou indireto. Ele é direto quando, como no caso da água mineral, o produto mineral extraído é utilizado em sua forma natural .
Extrativismo mineral É considerado indireto, que é o caso da maioria dos minerais, quando o produto extraído é destinado a indústrias para passar por transformações que darão origens a produtos com maior valor agregado. A tecnologia de extração também pode variar entre simples e mais complexa.
Extrativismo mineral O Extrativismo Mineral no Brasil é uma importante fonte de recursos para a economia do país, já que o Brasil é um dos grandes exportadores de minérios no mundo. Por possuir um território amplo, o Brasil desfruta de ampla variedade de recursos naturais para utilização interna e comércio externo, entretanto o país não é autossuficiente em tudo e, em alguns casos, precisa também adquirir tais tipos de produtos.
Extrativismo mineral na amazônia A Amazônia tem uma contribuição significativa na atividade de extração e transformação mineral realizada em território brasileiro, considerando a ocorrência na região de diverso minerais que influenciam na balança comercial do país, sendo o Pará o segundo maior Estado exportador de minérios .
Extrativismo mineral Uma das críticas feitas ao Extrativismo Mineral no Brasil é de que vendemos o minério para comprar o produto que é com ele fabricado, perdendo assim a possibilidade de utilizar o recurso mineral em território nacional para vendê-lo com maior valor agregado.
Extrativismo mineral no pará O minério de Ferro de Carajás, sudeste do Pará, representa 26% da extração nacional, colocando o Estado atrás apenas de Minas Gerais. O Manganês da Mina do Azul, em Carajás, e da Buritirama , em Marabá, contribuíram com mais de 50% da extração de 2,4 milhões de toneladas em 2008. O Estado do Pará é responsável por 100% da extração nacional dos minérios de Caulim, 85% de bauxita, 60% do cobre e 10% do Ouro, nas regiões Nordeste, Oeste e Sudeste..
Extrativismo mineral O extrativismo deve ser realizado sempre de forma a respeitar a natureza. O extrativismo predatório pode provocar sérios danos ao meio ambiente. O corte de madeira ilegal, por exemplo, pode gerar a desertificação das regiões afetadas, alterando o clima e trazendo fortes impactos para o ecossistema. Na História o extrativismo é uma das atividades mais antigas da humanidade, sendo que pinturas rupestres indicam que o extrativismo vegetal já era praticado na Pré-História.
Atividade: seminário Seminário dos seguintes temas: Extrativismo vegetal e o meio ambiente; Extrativismo mineral e o meio ambiente; Extrativismo animal e o meio ambiente.
referências A história da seringueira: árvore que produz a borracha natural. http://www.pensamentoverde.com.br . Acesso em: 29 de Ago. 2016. Extrativismo Vegetal no Brasil. http://www.infoescola.com/geografia/extrativismo-vegetal-no-brasil . Acesso em: 29 de Ago. 2016. Extrativismo. http://www.suapesquisa.com . Acesso em: 29 de Ago. 2016. A mineração na Amazônia. https://mineracaosudesteparaense.wordpress.com/2010/08/19/a-mineracao-na-amazonia . Acesso em: 29 de Ago. 2016.