BIOGRAFIA Friedrich Wilhelm Murnau nasceu a 28 de Dezembro de 1888 em Bielefeld, na Alemanha. Foi um realizador visionário no género de terror na era do cinema mudo. Após se formar em História de Arte , tornou-se piloto de combate na força aérea alemã durante a primeira guerra mundial.
INÍCIO DE CARREIRA Em 1919 estreou-se como realizador e em 1922 , realizou aquela que para muitos se tornou na sua obra prima, Nosferatu . Este clássico filme de terror foi uma adaptação livre da tão famosa obra de Bram Stoker , "Drácula ". As cópias do filme foram destruídas por exigência da viúva de Stoker após ter acusado Murnau de plágio .
ANOS 20 Murnau introduziu pela primeira vez a técnica de filmagem de dezasseis imagens por segundo e m Tartüff , realizado em 1925 . O filme Faust , de 1926 foi considerado uma das obras maiores do expressionismo alemão, o que fez com que Hollywood ficasse de olhos postos em Murnau e fez com que a sua fama atravessa-se o Atlântico . O seu primeiro sucesso americano foi Sunrise , realizado em 1927 .
ANOS 30 Em 1931 , realizou TABU , um documentário sobre a vida de uma virgem do Tahiti . Mas, devido a um acidente de automóvel fatal na Califórnia , Murnau não assistiu à estreia da sua última obra. Apesar da sua morte ter chegado antes do tempo, ele inspirou grande parte dos filmes do género que vemos hoje, e neles conseguimos ver a sua marca .
AUTORIA DO TRABALHO JOÃO PINTO PAULO 58507 UNIDADE CURRICULAR HITÓRIA DAS ARTES VISUAIS E CONTEMPORÂNEAS PROFESSOR PEDRO COLAÇO COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA 1º ANO UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO