Factores que influenciam a agricultura Factores naturais Factores humanos • Clima: - Temperatura - Humidade - Luz solar • Solo • Relevo • Água • Objectivos da produção; • Densidade de popu-lação /Estrutura etária • Tradições culturais • Grau de desenvolvi-mento do país/região: - Técnicas de trabalho e meios utilizados
O CLIMA A influência climática é a mais importante, exercendo-se tanto em consequência das variações da temperatura quanto da humidade. Existem plantas tropicais, como a cana-de-açúcar , o cacau , o café , que não podem ser cultivadas n outro clima, o mesmo ocorre com plantas de clima temperado, como o trigo, a cevada etc., e plantas do clima frio, como a aveia .
O SOLO - A fertilidade do solo (natural e criada pelo Homem) influencia directamente a produção agrícola.; - A erosão do solo.
O RELEVO O relevo também tem uma influência muito grande sobre a agricultura: A temperatura desce 0,6ºC por cada 100m de altitude; Vertentes inclinadas são desfavoráveis à agricultura: Construção de socalcos; Fraca mecanização; Difícil acesso. Planícies são favoráveis à agricultura: Solos férteis; Forte mecanização; Fácil acesso.
A ÁGUA A existência de recursos hídricos é fundamental pelo que, em áreas onde as chuvas são escassas, a rega torna-se indispensável.
Factores Humanos O passado histórico é um dos factores que permite compreender a actual ocupação do solo. Por exemplo, a fragmentação acentuada da propriedade está, muitas vezes, relacionada com elevadas densidades populacionais e com o sistema de heranças de pais para filhos com partilhas iguais. Um país com uma estrutura etária onde predomine a população idosa: - Perda de mão-de-obra no sector agrícola; - Permanência de mão-de-obra idosa que dificulta a modernização da agricultura.
Factores Humanos Quanto mais desenvolvido for um país, mais evoluídas serão as técnicas agrícolas a serem aplicadas nos campos. O objectivo da produção é outro factor que influencia a ocupação do solo. Quando a produção se destina ao mercado, importam os custos de produção. Então, as explorações tendem a ser de maior dimensão, mecanizadas, especializadas e monoculturais . Pelo contrário, quando a produção se destina principalmente ao auto-consumo, as explorações são de pequena dimensão, policulturais e, muitas vezes, continuam a utilizar-se técnicas mais artesanais.