Farmacocinética: princípios básicos para enfermagem.pptx

SamiraSilva33 0 views 15 slides Oct 07, 2025
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

Farmacocinética: princípios básicos para enfermagem


Slide Content

Farmacocinética DISCIPLINA: ESTUDOS DE FARMACOLOGIA PARA ENFERMAGEM PROFª SAMIRA

Para chegar a circulação sanguínea o fármaco passa por BARREIRAS, dependendo da VIA DE ADMINISTRAÇÃO: Cutânea; Subcutânea; Respiratória; Oral; Retal; Muscular. A absorção do fármaco é fundamental para seu efeito no organismo.

Absorção de drogas Fatores físicos que interferem na absorção: Fluxo sanguíneo no local de absorção: via intramuscular Por exemplo: o músculo glúteo é muito mais irrigado que o músculo deltóide, portanto no músculo deltóide a absorção do fármaco ocorrerá mais lentamente que no músculo glúteo.

Absorção de drogas Fatores físicos que interferem na absorção: Área de superfície disponível: via oral Quando o fármaco chega ao Trato Gastrointestinal, se houver um maior número de microvilosidades, a absorção ocorrerá mais rapidamente do que se existirem um menor número de microvilosidades.

Fatores que influenciam na absorção Idade do paciente; Disfun ç ões intestinais ( diarréia , disbiose); Forma farmacêutica do medicamento; Estado patol ó gico (febre por exemplo).

ABSORÇÃO: estômago ou intestino? Fármacos que são ÁCIDOS FRACOS (ácido acetil salicílico) serão absorvidos melhor no ESTÔMAGO (Ph mais mais ácido); Fármacos que são BASES FRACAS , serão absorvidos no INTESTINO , pH mais básico que o estômago. Grande parte dos mdicamentos são absorvidos no INTESTINO DELGADO.

TEMPO DE ABSORÇÃO

Absorção na via endovenosa???

EXCREÇÃO É a eliminação do fármaco ou do produto metabolizado por meio de algum órgão excretor.

PRINCIPAIS ÓRGÃOS EXCRETORES Rins (urina); Fígado (através da bile); Intestino (através das fezes); Glândulas Sudoríparas (transpiração); Glândulas mamárias (leite materno); Glândulas lacrimais.