Fernando Henrique Cardoso

KamilaPeixotto 7,820 views 21 slides Jul 04, 2014
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

Politica


Slide Content

Fernando Henrique Cardoso ~ Componentes: •Antônio Rodolfo •Felipe Andrade •Kamila Joyce •Paulo Cesar •Denise Lima •Mariana coelho

Dados: Fernando Henrique Cardoso (FHC) Nascido no Rio de Janeiro em 1931 Formado em Sociologia e foi Professor da USP Adotou medidas de governo neoliberal. 34º presidente do Brasil Mandato: De 1 de Janeiro de 1994 á 1 de Janeiro de 2002 Vice-Presidente: Marco Maciel Antecessor: Itamar Franco Sucedo: Luiz Inácio Lula da Silva Antes de Presidente, foi Ministro das Relações Exteriores e Ministro da Fazenda.

Presidência da República Tomou posse como presidente em 1 de janeiro de 1995, tendo nos dois mandatos como vice-presidente o ex-governador de Pernambuco e senador Marco Maciel , do PFL. Na cerimônia de posse, no Congresso Nacional, FHC prometeu acabar com a fome e a miséria no Brasil. Reafirmou compromissos de campanha e disse que sua eleição representou uma "opção clara dos eleitores pela continuidade do Plano Real". Já como presidente, deu posse a seus ministros, dos quais o mais aplaudido foi o então ministros dos esportes, Pelé.

1° Mandato (1995-1998) Politica de privatização. Reformas constitucionais visando o ajuste da politica econômica. Quebra do monopólio do petróleo e das telecomunicações. Aprovação da emenda constitucional, que criou a reeleição para cargos executivos.

Plano real Em 30 de junho de 1994 o então Ministro da Fazenda de Itamar Franco, Rubens Ricupero encaminhou ao presidente a Exposição de Motivos da MP do Plano Re que disciplinou o Plano Real , o Sistema Monetário Nacional, as regras e condições de emissão da moeda Real e os critérios para conversão das obrigações para o Real. Esse plano de estabilização econômica foi idealizado por uma equipe de economistas agrupados por FHC.

O Real

2° Mandato (1995-2002) Se torna o primeiro presidente reeleito do Brasil (no primeiro turno). Continuação da politica neoliberal. Agravamento da crise globalizada (bolsas da Ásia e Rússia.) e desvalorização do real devido a esse fator. Aprovação da lei de responsabilidade fiscal (LRF) Ocorrências de greves e manifestações contra sua politica econômica.

Vida pós-presidência Em 2004, FHC fundou o Instituto Fernando Henrique Cardoso, uma instituição sem fins lucrativos que pretende reunir sua obra e propor discussões sobre o Brasil e a América Latina. Em 2005 tornou-se Doutor Honoris Causa pela Universidade de Montreal.

Atualidade Fernando Henrique Cardoso é co-presidente do Inter-American Dialogue. É membro dos Conselhos Consultivos do Institute for Advanced Study , da Universidade de Princeton, e da Fundação Rockefeller, em Nova Iorque . Escreveu uma autobiografia avaliando seu governo chamada " A arte da política " e um outro livro " Carta a um jovem político ".

Listagem de mandatados Fernando Henrique Cardoso serviu dois mandatos consecutivos, portanto é contado como presidente no 25º e 26º mandatos. Por causa disto, apesar de conter 36 presidentes, são listados 29 mandatos presidenciais.

Charges e manifestações contra o governo

A privatização A privatização ocorreu em vários setores da economia .

O apagão elétrico Foi uma crise nacional ocorrida no Brasil, que afetou o fornecimento e distribuição de energia elétrica. Ocorreu nos dois últimos anos desse governo, causando por falta de chuvas deixando as reservas vazia, impossibilitando a produção da energia.

desvio de dinheiro O governo estava desviando renda da saúde, da educação, saneamento básico e etc. Graças ao dinheiro desviado as pessoas mais pobres eram afetadas.

A educação deixada de lado O e nsino superior sofreu o impacto do sucateamento da universidades públicas, pelos cortes de verba, a não abertura para concursos de professores e técnicos-administrativos.

Indicadores sociais

Ponto Positivo

Assenta famílias Ele foi o presidente que mais assentou famílias de sem terra, entre os quatro últimos chefe de estado (Itamar, Figueiredo, Sarney e Collor) ele assentou 70.000 famílias por ano.

Fotos

FIM