FIGURA de Linguagem: pensamento As figuras de pensamento são recursos de linguagem que se referem ao significado das palavras, ao seu aspecto semântico,e é dividida em 7 partes: Antítese, Apóstrofe, Eufemismo, Graduação, Hipérbole, Ironia e Prosopopeia.
Antítese Antítese é uma de estilo criada por Pedro de la larota que consiste na exposição de ideias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Antítese é também um dos três elementos da dialética hegeliana¹: tese, antítese e síntese. ¹ Arte de argumentar ou discutir. Maneira de filosofar que procura a verdade por meio de oposição e conciliação de contradições (lógicas ou históricas)
Exemplos de antítese “Eu vi a cara da morte, e ela estava viva”. (Cazuza) “Eu presto atenção no que eles dizem, mas eles não dizem nada” (Humberto Gessinger ). “ Meus olhos andam cegos de te ver” (Florbela Espanca).
Apóstrofe Apóstrofe é uma linguagem de pensamento caracterizada pela evocação de determinadas entidades, consoante o objetivo do discurso, que pode ser poético, sagrado ou profano. Caracteriza-se pelo chamamento do receptor, imaginário ou não, da mensagem.
Exemplos de apóstrofe “Tende piedade de mim, Senhor, de todas as mulheres. Que ninguém mais merece tanto amor e amizade”.(Vinícius de Moraes) "Liberdade, Liberdade, Abre as asas sobre nós, Das lutas, na tempestade, Dá que ouçamos tua voz..." (Osório Duque Estrada)
Eufemismo Determinadas palavras e expressões, quando empregadas em certos contextos, são consideradas desagradáveis, ou por apresentarem uma ideia muito negativa ou por chocarem quem ouve. Por isso, é muito comum os falantes substituírem essas expressões por outras mais suaves, mais delicadas, que, mesmo tendo o mesmo sentido, causam menor impacto em quem as ouve.
Exemplos de eufemismo Você é desprovido de beleza. (Para não falar que é feio). Ele não foi feliz nos exames. (Em vez de: ele foi reprovado ). Ele subtraiu os bens de tal pessoa. (Em vez de furtou )
GRADAÇÃO A gradação consiste em dispor as ideias em ordem crescente ou decrescente. Quando o encadeamento das ideias se faz na ordem crescente temos o "clímax" , ou seja, o encadeamento caminha em direção ao " clímax"; quando em ordem decrescente, ao "anticlímax".
Exemplos de gradação O homem nada mais é do que um ser limitado, uma ínfima criatura, um grão de pó perdido no cosmos. "O primeiro milhão possuído excita, acirra, assanha a gula do milionário“ “Você não passa de um roedor, um verme... Uma bactéria. Um vírus!”
Hipérbole Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem que incide quando há demasia propositada num conceito, expressa de modo a definir de forma dramática aquilo que se ambiciona vocabular, transmitindo uma ideia aumentada do autêntico. Em palavras mais simples, hipérbole é "expressar uma ideia de forma exagerada".
Exemplos de hipérbole “Está muito calor. Os jogadores estão morrendo de sede no campo”. “A roupa dela está tão curta que daqui a pouco ela está andando pelada na rua”. “Faz umas dez horas que essa menina penteia esse cabelo”.
Ironia Ironia é uma figura de pensamento pela qual nos expressamos por palavras que significam o contrário do que no íntimo pensamos, ou estão em flagrante desacordo com a realidade, quase sempre com intenção sarcástica. Existem três tipos de ironia : - asteísmo : quando louva; - sarcasmo: quando zomba; - antífrase: quando engrandece idéias funestas, erradas, fora de propósito e quando se faz uso carinhoso de termos ofensivos.
Exemplos de ironia Que bonito, hein? (Surpreendendo alguém fazendo algo de errado) “Quem foi o inteligente que usou o computador e apagou tudo o que estava gravado?”
Prosopopeia Prosopopeia ou Personificação é a atribuição de ações, sentimentos ou qualidades próprias dos seres humanos a coisas, objetos ou a animais a eles qualidades e sentimentos. Esse recurso também é chamado de Animalização, e é muito comum também na literatura infanto-juvenil. "Os sinos chamam para o amor" (Mário Quintana)
Exemplos de prosopopeia “O Vento suspirou e o Sol também” “A ventania às vezes surpreendia as janelas abertas do meu lar e então as doces sombras se moviam trêmulas, trêmulas a bailar”. (Jorge de Lima)
Alunos Jessica Lopes, Jaqueline Gabellone , Viviam Gonzales William Rodrigues