Paulo estava preso em Roma, Cesaréia, ou Éfeso (1) Tradicionalmente se considera que foi escrita durante o primeiro aprisionamento de Paulo em Roma, por volta do ano 61 . Por isso está entre as chamadas “Epístolas da Prisão” Efésios , Filipenses e Colossenses Ele já estava velho (9) Timóteo e alguns outros colaboradores estavam com ele (1,23,24 ) O que sabemos sobre o ambiente da carta?
Foi endereçada a Filemom . Porque Filemom tinha escravos se conclui que era rico, de boa posição social, e influente . Provavelmente um “filho na fé” do próprio apóstolo Paulo. A quem a carta foi endereçada?
O escravo Onésimo foge de Filemom após roubar dinheiro de seu senhor (18) Onésimo se converte pela pregação do próprio Paulo Por que Paulo escreve a carta para Filemom?
E Agora? O que Paulo faz? Um escravo fugitivo era castigado com enorme rigor, inclusive com a morte. Como tratar do assunto? Paulo apela ao amor e à fé cristã dizendo a Filemom que ele deveria receber Onésimo de volta, mas não mais como escravo: como um irmão em Cristo (12,15-17) Por que Paulo escreve a carta para Filemom?
O nome “Onésimo” significa “ Proveitoso, útil ” Onésimo parece ter sido companheiro de Tíquico na missão de entregar as cartas de Paulo aos EFÉSIOS e aos COLOSSENSES ( Cl 4:7-9; Ef 6:21) Algumas “curiosidades”
Não há certeza, mas é possível que Onésimo tenha se tornado bispo da igreja de Éfeso (Inácio de Antioquia) O nome “Filemom” significa “ Alguém que beija ” Algumas “curiosidades”
Boa oportunidade para uma reflexão sobre o trabalho escravo
O QUE É TRABALHO ESCRAVO? Relações de trabalho nas quais as pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob ameaça, violência física e psicológica ou outras formas de intimidações .
Quais as principais formas de trabalho escravo em nossos dias? Trabalho escravo/Trabalho forçado Trabalho infantil Escravas domésticas (Crianças e adultos) Prostituição (Infantil e adulta)
Muito comum no Brasil: O trabalho escravo resulta da soma do trabalho degradante com a privação de liberdade. Além de o trabalhador ficar atrelado a uma dívida, tem seus documentos retidos e, nas áreas rurais, normalmente fica em local geograficamente isolado .
Casos de escravidão urbana no Brasil: Ocorrem em regiões metropolitanas, onde os imigrantes ilegais trabalham dezenas de horas diárias, sem folga e com baixíssimos salários. Muitas vezes surgem rumores de que grandes empresas se aproveitam do trabalho escravo. (muitas horas de serviço e baixíssimos salários )
UMA BOA OPORTUNIDADE PARA REFLETIRMOS SOBRE NOSSAS RELAÇÕES DE TRABALHO.
Quando contratamos um serviço; Quando temos uma empregada doméstica; Quando temos empregados na firma, na empresa ; As condições de trabalho dos nossos funcionários; Se a remuneração é digna; Se a remuneração cumpre a lei (remuneração, 13º Salário, férias, FGTS, e outros ); etc.
A questão é: Damos testemunho cristão em nossas relações de trabalho?