Filosofia de Isaac Newton Sir Isaac Newton ( Woolsthorpe , 4 de janeiro de 1643 — Londres, 31 de março de 1727 ) foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.
Nos seus trabalhos filosóficos, não se importava com o tradicionalismo filosófico de querer saber de onde viemos, para onde iremos. Ele apenas queria entender a vida, e não o porque dela. Pelo menos é isto que nos demonstra a historia, pois todos nós primeiramente queremos entender o porque, e não o ‘como’. Lembrando, ele trabalhava com a filosofia natural, no próximo slide vamos entender o que é isso!
Filosofia natural , o que é? Filosofia Natural foi o termo introduzido pelos antigos gregos para indicar o estudo objetivo da natureza e do universo físico e que foi usado até o desenvolvimento da ciência moderna . Newton criou suas leis físicas fazendo filosofia natural, parece se desvirtua da filosofia moderna, mas a filosofia natural nada mais era que a ciência visionaria, já que a lógica cientifica engatinhava ainda! O que se sabe é que tem pouca relação com a nossa filosofia, mas é como você começar a estudar algo que você não tem quase nenhum conhecimento sobre isto!
Trabalhos Philosophiae Naturalis Principia Mathematica ( Princípios Matemáticos da Filosofia Natura) Provavelmente o livro de ciências naturais de maior influência jamais publicado, ele contém as leis de Newton para o movimento dos corpos que formam a fundação da mecânica clássica assim como a lei da gravitação universal. Quaestiones Quaedam Philosophicae (Certas Questões Filosóficas). Logo na abertura diz: “ Platão é meu amigo, Aristóteles é meu amigo, mas meu melhor amigo é a verdade ” Primeiramente podemos pensar que ele contraria os gênios da filosofia, mas acredito que ele demonstrava o que citei no slide “ Filosofia natural, o que é ? ”
Isaac Newton (1689), retratado pelo pintor Godfrey Kneller .
Isaac Newton (Data e autoria desconhecida)
Conclusão Frases de Newton "A verdadeira filosofia nada mais é que o estudo da morte. “ “O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.” “Deve-se aprender sempre, até mesmo com um inimigo.” “Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas.” “Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.”