Filosofia moderna e suas características

13,695 views 9 slides Nov 18, 2014
Slide 1
Slide 1 of 9
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

FILOSOFIA MODERNA E SUAS CARACTERÍSTICAS Componentes: Gabriel Panizzi Guilherme Vanzeto Hiago Cortes Paulo Razador Júnior Turma: 22 MP

A filosofia moderna surge em contraposição a Filosofia Medieval, que era escolástica, tecnológica, enquanto a Moderna é humanista e antropocêntrica, o homem passou a ter o seu ponto de vista, sendo o centro das atenções, ênfase na fé como experiência individual, valorizando o individualismo e o espírito crítico, em busca de explicação científica. Os primeiros pensamentos sobre o pensar livre, provocados pela rendição da razão à soberania da fé durante a chamada idade média.

Os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles antes deles os filósofos da modernidade chamaram para o âmbito da inteligência e capacidade humana a tarefa de pensar o mundo. A sabedoria não é mais visto como algo sagrada e mística além da compreensão do homem comum, através do pensar, do raciocinar o homem é capaz de traçar seu próprio destino e caminhar rumo ao conhecimento.

Características Gerais da Filosofia M oderna

O Racionalismo A filosofia moderna propriamente falando iniciou-se com a teoria do conhecimento do René Descartes. Conhecido como pai da filosofia moderna, parece que ele levou muito a sério as palavras do Leonardo Da Vinci que diz " Quem pouca pensa, muito erra. O renascimento trouxe uma ênfase renovada no desenvolvimento científico e na capacidade humana e a necessidade de uma nova definição do ser humano e seu lugar no mundo. O homem, ser racional por natureza, tem a capacidade de alcançar o conhecimento e mais que isso, sua existência é definida pelo ato de pensar.

O Empirismo Quando Leonardo Da Vinci afirma que " A sabedoria é filha da experiência” ele de fato resume em poucas palavras a crença dos empiristas ingleses cujo trabalho antecedeu por quase um século.

A Perfectibilidade Os precursores da filosofia moderna entre eles Leonardo da Vinci, Copérnico e Galileu acreditaram na perfectibilidade da natureza e defenderam a teoria da perfectibilidade da razão humana . Iniciou-se uma " busca por expressar, entender, explicar pela razão perfeita a natureza perfeita ". A ciência renascentista entendeu que pelo fato que Deus criou a natureza é possível conhecer Deus através da natureza e, portanto, produzir conhecimento.

Renascimento Iniciou na península itálica, ocorreu entre o século XV e XVI. Defendia o culto grego romano, o renascimento proporcionou uma mentalidade racional para ela. Pensador moderno buscava conhecer a realidade, e descobrir as leis que regem os fenômenos naturais, mas também exercer o controle sobre ela. O objetivo era prever para prover como se daria o futuro, isso não significou o abandono da fé cristã.
Tags