Filosofia Ocidental e Oriental

JosMariodaSilva 377 views 19 slides Mar 23, 2020
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

Diferenças básicas os esses dois tipos de filosofia


Slide Content

O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute

A  filosofia oriental  é a  filosofia  desenvolvida nos países da Ásia  Oriental  e do Oriente Médio, como Índia, Irã, China, Coreia e Japão, além da  filosofia  islâmica e da  filosofia  judaica.

Para entendermos a  filosofia oriental , temos que nos debruçar sobre o sentido amplo e o sentido restrito do termo. No sentido amplo, diz-se do "pensamento" (e não propriamente da filosofia), antigo e moderno, de todos os países do Oriente. Ou seja, do pensamento elaborado nas regiões da Ásia Menor, da Síria, da Fenícia, da Índia, da China e do Japão. No sentido restrito, há que se direcionar o estudo para as culturas específicas: Índia, China e Japão.

Toda a parte moral do sistema resume-se nas “quatro verdades sublimes” em cujo descobrimento consistiu a grande revelação do Buda: l .)   A dor é universal,  tudo o que existe é dor. 2 .) A  origem da dor  são as paixões, o desejo da existência. 3 .) O  fim da dor  é a supressão do desejo, o aniquilamento da existência, o  nirvana,  estado final de extinção completa do ser, única felicidade a que deve aspirar o homem . 4 .)   O meio de libertação da dor  é a contemplação universal das coisas e a prática da mortificação dos apetites . Siddharta foi o nome primitivo do fundador do budismo. Oa família e da vida retirada após a "grande renúncia" lhe velo o apelido de  Çakya -Muni, o solitário da família Çakya . Seus adversários, talvez da seita a que pertenciam os seus ascendentes, chamavam-no freqüentemente "o asceta  Gotama ". Entre os discípulos, porém, prevaleceu o sobrenome de Buda, que quer dizer "Iluminado", "Sábio". BUDISMO — O budismo é mais uma religião do que uma filosofia

A arte da guerra Para a filosofia oriental a  eficiência é igual ao tempo e energia na medida certa . “Velocidade é a essência da guerra. Tire proveito do despreparo do seu inimigo, transforme seu caminho em rotas desesperadas e ataque nos sinais de descuido.”
Tags