Filosofia Ética - A MORAL E A LIBERDADE.pptx

113 views 10 slides May 08, 2024
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

Filosofia Ética - A Moral e a Liberdade


Slide Content

A MORAL E A LIBERDADE FILOSOFIA ÉTICA

Moral e Liberdade Além da consciência racional, lógica, o ser humano possui também consciência moral, isto é, a faculdade de observar a própria conduta e julgar (formular juízos) sobre os atos passados, presentes e as intenções futuras. Ou seja, julgar é atribuir um valor, um peso para cada coisa que se apresenta.

Liberdade e Escolha É somente depois de julgar que a pessoa tem condições de escolher, entre as circunstâncias possíveis, suas ações e seu próprio caminho na vida. E é justamente essa possibilidade que cada indivíduo tem de escolher seu caminho, de construir sua maneira de ser e sua história que chamamos liberdade.

Liberdade e Responsabilidade Assim, só tem sentido julgar moralmente a ação de uma pessoa se essa ação foi praticada em liberdade. Quando não se tem escolha (ou liberdade), quando se é coagido a praticar uma ação, é impossível decidir entre o bem e o mal. A decisão, nesse caso, é imposta pelas forças coativas, isto é, que determinam uma conduta.

Liberdade e Responsabilidade Quando, porém, estamos livres para escolher entre esta ou aquela ação e fazemos uma escolha, tornamo-nos responsáveis pelo que praticamos e podemos ser julgados moralmente por isso.

Liberdade versus Determinismo

Liberdade versus Determinismo De acordo com essa via de interpretação, a liberdade não existe, pois o ser humano seria sempre determinado, seja por sua natureza biológica (necessidades e instintos), seja por sua natureza histórico-social (leis, normas, costumes). Em outras palavras, as ações individuais seriam causadas e determinadas por fatores naturais ou constrangimentos sociais, e a liberdade seria apenas uma ilusão.

Liberdade Absoluta “O homem está condenado a ser livre.” Sartre

Liberdade Absoluta Para essa via de interpretação, o ser humano é sempre livre. Embora os defensores dessa posição admitam a existência das determinações de origem externa: sociais, e interna: como desejos, impulsos etc., eles sustentam a tese de que o indivíduo possui uma liberdade moral que está acima dessas determinações.

Liberdade Absoluta Assim, apesar de todos os fatores sociais e subjetivos que atuam sobre cada indivíduo, ele sempre possui uma possibilidade de escolha. A maior expressão dessa concepção filosófica acerca da liberdade é encontrada no pensamento do filósofo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980) , que afirmou que “o homem está condenado a ser livre” .