Livre- arbítrio Libertismo Daniela Pimenta, Iris Sousa e Matilde Raposo Turma : 10ºA Disciplina : Filosofia
O que é o livre-arbítrio? É a capacidade de decidir ( arbitrar ) em liberdade ; Possibilidade de escolha e de autodeterminação ; Ato voluntário , autónomo e independente de qualquer constrangimento ; Vontade livre e responsável de um agente racional .
A possibilidade do livre- arbítrio
Problema do livre- arbítrio Há livre- arbítrio Todos os acontecimentos são efeitos de causas anteriores
Justificação do problema do livre- arbítrio
Será o livre- arbítrio compatível com o determinismo ? Ex: Criminoso .
Libertismo Combina duas teses : o determinismo é imcompatível com o livre- arbítrio e que temos livre- arbítrio ; As escolhas morais são geralmente livres; As pessoas são moralmente responsáveis pelas suas ações ; Há liberdade de vontade , logo, a moralidade faz sentido .
Razões para aceitar o libertismo Não temos justificação para considerar as pessoas responsáveis pelas suas ações ; Se as nossas escolhas morais forem determinadas , então não somos livres; Sentir que somos livres e podermos escolher caminhos alternativos.
Libertismo Teses Vantagens e desvantagens Há livre- arbítrio ; Se todos os acontecimentos são efeitos de causas anteriores , então não há livre- arbítrio ; Nem todos os acontecimentos são efeitos de causas anteriores . - Aceita o que parece óbvio : que temos livre- arbítrio ; -É difícil provar que as teses são verdadeiras , apesar de parecer obviamente verdadeiras .
Objeções ao libertismo
Sentimo- nos livres?
Argumentos contra o libertismo
Não somos responsáveis por ações não-causadas Ex: Cleptomaníacos .