Definição: “No MCU corpo realiza um movimento de translação(troca de posição) em trajetória circular, com módulo da velocidade constante."
ELEMENTOS DE UMA CIRCUNFERÊNCIA: Raio (R): É a distância do centro da circunferência até qualquer ponto da borda. Arco (s): É uma parte do contorno da circunferência — como um “pedaço” da curva. Por exemplo, se você andar de um ponto A até um ponto B na borda de um círculo, esse caminho é um arco. Ângulo central ( θ ): É o ângulo formado no centro da circunferência por dois raios que apontam para os pontos extremos de um arco.
ATENÇÃO: Se o ângulo estiver em graus, é preciso converter para radianos :
CUIDADO!! No MCU, o corpo percorre uma trajetória circular com velocidade escalar constante, mas a velocidade vetorial muda de direção o tempo todo .
É uma medida de quão rápido um objeto gira em torno de um ponto, levando em conta o ângulo que ele percorre e o tempo que leva para isso .
EXEMPLO 1 Um planeta laranja realiza uma rotação completa sobre seu próprio eixo em 30 horas. Sabendo que seu raio equatorial é de 7.000 km, determine: a) A velocidade angular de um certo ponto sobre a linha do equador desse planeta.