Objetivo: Desenvolver nos alunos o gosto pela diversidade cultural. Público alvo: 1° ano - Fundamental
Lenda da Vitória-Régia Conta a lenda que certa vez uma tribo da Amazônia, uma Índia foi transformada em uma flor aquática pela Lua. A Índia chamava-se Naiá e a Lua era considerada uma deusa, que tinha o poder de transformar jovens meninas da tribo em estrelas...
Lenda da Vitória-Régia ...Naiá queria muito ser escolhida. Um dia viu o reflexo da Lua em um lago e mergulhou, na tentativa de alcançá-la, mas afogou-se. A Lua teve piedade de Naiá e a transformou em uma flor que ficou conhecida como Vitória-Régia.
Lenda da Vitória-Régia Funcionárias e alunos da E.M.E.B Maria João de Campos apresentando a lenda da Vitória-Régia
Balangandã
Confeccionando o balangandã
Brincando com o balangandã
Cantigas de roda
O cravo e a rosa O cravo brigou com a rosa debaixo de uma sacada. O cravo saiu ferido e a rosa despedaçada. O cravo ficou doente, a rosa foi visitar. O cravo teve um desmaio, a rosa pôs-se a chorar.
Borboletinha Borboletinha, está na cozinha fazendo chocolate para madrinha. Poti, Poti perna de pau olho de vidro e nariz de pica-pau pau pau .
Ciranda Cirandinha Ciranda Cirandinha vamos todos cirandar vamos dar a meia volta volta e meia vamos dar. O anel que tu me destes era vidro e se quebrou o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou. Por isso Dona Rosa entre dentro desta roda diga um verso bem bonito diga adeus e vá se embora.
Referências http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49953 http://www.atividadesebrincadeiras.com/brincadeiras-cantigas-de-roda/ http://www.ideiacriativa.org/2013/03/cartaz-cantigas-de-roda-borboletinha.html http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2013/02/cantigas-de-roda.html Google imagens Imagens dos alunos da E.M.E.B do Complexo do Parque das Nações brincando com o balangandã