FORMAÇÃO CONTINUADA DATA: 26/07/2022 EREM SATURNINO DE BRITO
Tempos modernos Lulu Santos Eu vejo a vida melhor no futuro Eu vejo isso por cima de um muro De hipocrisia que insiste em me rodear Eu vejo a vida mais clara e farta Repleta de toda satisfação Que se tem direito do firmamento ao chão Eu quero crer no amor numa boa Que isso valha pra qualquer pessoa Que realizar a força que tem uma paixão Eu vejo um novo começo de era De gente fina, elegante e sincera Com habilidade pra dizer mais sim que não Hoje o tempo voa, amor Escorre pelas mãos Mesmo sem se sentir Não há tempo que volte, amor Vamos viver tudo que há pra viver Vamos nos permitir
“O bom professor é aquele que não dá aula.” RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 10
Tema: G estão de Sala de Aula
P ara refletir…
Organização, silêncio, participação, e xecução do planejamento, engajamento , motivação... Quais devem ser as premissas docentes a respeito da gestão pedagógica da sala de aula? 01
Um espaço físico com cadeiras, mesas e uma lousa? Ou um espaço de reunião de mundos, sonhos, expectativas, emoções e conhecimentos? O que é a sala de aula para você? 02
??????????????????????????????? O que define um bom professor ? 03
?????????????????????????? O que define um bom aluno? 04
Nas salas de Educação Infantil, por exemplo, há cadeiras e mesas coloridas, em formato agrupável , estantes com livros e brinquedos à escolha, pufes e cantinhos de brincadeiras . Quando a criança vai crescendo esses espaços se tornam mais desconfortáveis e sem cores O espaço físico da sala de aula deve ser envolvido de recursos que sejam utilizados pelos estudantes e professores com liberdade e intencionalidade pedagógica. 05
O que o professor espera dos alunos? RESPEITO ATENÇÃO SILÊNCIO IMOBILIDADE CRÍTICAS RECLAMAÇÕES
O que os alunos esperam do professor? AULAS DINÂMICAS AULAS PRÁTICAS FACILIDADES PACIÊNCIA COMPROMETIMENTO ORGANIZAÇÃO
O “bom professor” explica bem. Tem gente que sabe, mas não sabe explicar. “Esse” pode até ser “doutor” mas não é professor. (Fala de um estudante da rede pública)
Não adianta ter domínio do conteúdo se o aluno não consegue aprender o conhecimento. Aptidão para ensinar é fundamental!
- O professor que tem domínio do conteúdo é aquele que trabalha com a dúvida, que analisa a estrutura de sua matéria e é profundamente estudioso naquilo que lhe diz respeito . - Ele não é prepotente, pois sabe que não sabe tudo.
- Entretanto , para acertar o alvo, é necessário a somatória de domínio de conteúdo e didática . - É necessário saber como transmitir o conhecimento aos alunos.
- Respeitar as dificuldades dos alunos e as diferenças. Todos queremos ser respeitados, mas respeito também é uma conquista ! - Respeito é uma via de mão dupla!
Fazer o que gosta ou gostar do que faz ?
Manter-se atualizado: Utilizar e relacion ar fatos do cotidiano. A cultura geral facilita a interdisciplinaridade e permite criar conexões entre conteúdos.
Planejar as atividades e ser dinâmico . Orientar os alunos objetivamente .
Afinal, quem de nós não gostaria de receber estímulos, como melhores salários e cargas horárias menores? VALORIZAR E ELOGIAR SEMPRE QUE POSSÍVEL ESTIMULAR OS ALUNOS Isso trará reflexos no desempenho e no comportamento em sala de aula . Ser exigente, mas justo.
ESCUTAR ! Muitas vezes escutamos sem realmente ouvir .
Mostrar disponibilidade , não animosidade.
Estimular a curiosidade e a criatividade. - Estimule os questionamentos e as indagações. - Tente devolver a pergunta reformulada. - A curiosidade impulsiona o conhecimento !
Mostrar a aplicabilidade do conteúdo!
Ter empatia, colocar-se no lugar do aluno . - Relembre sua infância e adolescência, afinal os professores já passaram por elas, os alunos não. - Choque de geração sempre ocorreram, assim como mudanças comportamentais e de valores.
RESILIÊNCIA Seja receptivo para com as dificuldades, tenha paciência e sensibilidade, mesmo quando tiver vontade de gritar!
Se nada disso resolver, grite:
Peça ajuda! É possível produzir materiais em conjunto, incentivar os alunos a se ajudarem mutuamente e até criar uma aula a partir de sugestões deles próprios . Invente, crie e recrie suas aulas.
A leitura é uma ótima fonte para se obter novas ideias! Não tenha medo de ser um professor maluquinho !
Não é sua praia ser um professor maluquinho? Não arranque os cabelos ainda!
Encontre o seu ponto de equilíbrio !
Não existe receita milagrosa para dar uma boa aula! O simples fato de estar agora se perguntando se existe alguma forma de aplicar alguma das informações em sala de aula já prova que você está no caminho certo.
Continuamos na luta para tornar os alunos cativos do conhecimento.
E, tente se divertir nessa viagem ao conhecimento!
O “bom professor” não é aquele que “dá” aula. Ele constrói a aula com o aluno.
15 FILMES COM HISTÓRIAS DE PROFESSORES INSPIRADORES: 1 - Sociedade dos poetas mortos Encantar os alunos com a disciplina de literatura foi apenas uma parte do trabalho feito pelo professor John Keating (Robin Williams). Quando começou a dar aulas na tradicional escola preparatória Welton Academy , ele passou a utilizar métodos para retirar os alunos de uma posição passiva e transformá-los em livres pensadores, que perseguem seus interesses e vocações . 2- Mentes perigosas Ao perceber que os métodos convencionais não estavam conseguindo chamar a atenção da sua classe, a professora LouAnne Johnson (Michelle Pfeiffer) decidiu inovar. Para motivar os seus alunos, ela começou a trazer para suas aulas assuntos que estavam relacionados ao universo deles, como o Karatê ou as músicas de Bob Dylan. Com essas estratégias, ela conseguiu se aproximar dos estudantes e mostrar que era possível repensar as práticas pedagógicas. O filme é baseado em uma história verídica de uma educadora norte-americana . 3- Ao mestre, com carinho Mark Thackeray (Sidney Poitier ) é um engenheiro que, ao perder o emprego, resolve dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara com adolescentes determinados a destruir suas aulas, mas não desiste de seus alunos e luta para mostrar a eles uma nova forma de aprendizado . 4- Coach Carter: Treino para a Vida Em uma escola com altas taxas de repetência e evasão, o dono de uma loja de artigos esportivos Ken Carter (Samuel L. Jackson) aceitou o convite para se tornar técnico do time de um time de basquete que já colecionava derrotas. Enquanto treinava o grupo para vencer as competições, ele demostrava preocupação com o desempenho escolar dos jogadores. O filme mostra como o técnico acreditou no potencial dos alunos e desafiou que eles fossem além das suas limitações . 5- Matilda Demostrando que era uma garota com altas habilidades, Matilda (Mara Wilson) era incompreendida pelos pais. No entanto, na escola ela encontrou uma professora que notou o seu potencial. Em diversos momento do filme, Jennifer Honey ( Embeth Davidtz ) mostra como um professor inspirador e afetuoso pode ser importante para um estudante . 6- Preciosa – Uma história de esperança Um bom professor consegue ir além dos conteúdos. E foi exatamente isso que ajudou a fazer diferença na vida da adolescente Claireece Preciosa Jones ( Gabourey Sidibe ), que frequentemente era discriminada por ser negra e obesa. Aos 16 anos, ela vive em um ambiente hostil, privada de uma série de direitos e violentada pelos pais. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é expulsa da sua escola e vai para uma instituições educacional que também recebe outros alunos que não se adaptaram ao local onde estudavam. Lá a menina encontra a professora Mrs. Rain (Paula Patton ), que incentiva os alunos a escrever para expressar o que estavam sentindo e enfrentar os desafios das suas vidas .
7- O milagre de Anne Sullivan Para ajudar a sua aluna surda e cega conseguir se adaptar e aprender, a professora Anne Sullivan (Anne Bancroft ) é incansável. Em determinado momento, ela também questiona o papel desempenhado pelos pais, que sempre sentiram pena da menina e nunca estimularam que ela também pudesse aprender como qualquer outra criança. O filme é baseado na história real de Helen Keller, uma escritora e ativista social norte-americana que foi reconhecida por ser a primeira surda e cega a receber um diploma de bacharelado . 8- Escritores da Liberdade Baseado em uma história real, o filme conta a história da novata professora Erin Grunwell , que chega a uma escola marcada por separatismos e preconceitos raciais. Obstinada a mudar a realidade da escola e de seus estudantes, a docente parte das histórias dos jovens para promover transformação . 9- A Voz do Coração O professor Clément Mathieu assume a missão de ensinar música a crianças de um pensionato. Contrariando os métodos rígidos utilizados para conter as crianças indisciplinadas, o professor estrutura um coral e modifica as relações existentes . 10- O Sorriso de Monalisa A recém-formada Katherine Watson é contratada para lecionar História da Arte na Wellesley College , uma escola só para mulheres. Além de lecionar, a educadora começa a confrontar os valores conservadores da instituição e a mostrar às suas alunas, de famílias tradicionais, que elas poderiam querer mais do que se casar no futuro . 11- O Aluno O filme reconta a história de Kimani Maruge Ng’ang’a , um queniano que foi preso e torturado por lutar pela liberdade de seu país. Aos 84 anos, quando soube de um programa governamental de escolas para todos, Maruge se candidata a uma escola primária que atende crianças de seis anos de idade. Sua entrada acontece graças ao apoio de uma das professoras e ele também se torna um grande educador .
12- Entre os muros da escola Filme francês vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2008. Conta a história de François Marin (François Bégaudeau ), que trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. 13- O substituto Henry Barthes é um professor brilhante com um verdadeiro talento para se conectar com seus alunos. Mas, assombrado por um passado conturbado, ele escolhe ser professor substituto – nunca na mesma escola por mais que algumas semanas, nunca permanecendo tempo suficiente para formar qualquer relação com os alunos ou colegas. Uma profissão perfeita para alguém que busca se esconder ao ar livre. Quando uma nova missão o coloca numa decadente escola pública, o isolado mundo de Henry é exposto por três mulheres que mudam a sua visão sobre a vida: uma estudante, uma professora e uma adolescente fugitiva. 14- Gênio Indomável Will é um rapaz brilhante e tem um grande talento para a matemática, mas trabalha como faxineiro em uma universidade. O psicólogo Sean Maguire o ajuda a formar sua identidade, direcionando-o na vida . 15- Mr . Holland – Adorável Professor Richard Dreyfuss vive o compositor Glenn Holland , que aceita ser professor para conseguir pagar as contas enquanto tenta compor a obra que deixará sua marca no mundo musical. Com o passar do tempo, a convivência com os alunos se torna uma realização para ele . Fontes: Porvir, Guia da Semana e Carta Educação
Resumo do filme: O triunfo, 2006 Baseado na história real de Ron Clark
— Marianna Moreno .” “ A educação deve ser levada a sério porque ela transforma vidas, muda a realidade e faz nascer um novo mundo .
Referências bibliográficas - CORREIA, Wilson. Quem é o “bom professor?” http://www.brasilescola.com/educacao/quem-bom-professor.htm - RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, 2004. In: www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/T2-6SF/PPGEA/Bom%20Professor.pdf - www.google.com. Imagens/ cliparts