FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS.pptx

3,023 views 31 slides May 04, 2024
Slide 1
Slide 1 of 31
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31

About This Presentation

FORMAÇÃO LITÚRGICA - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA.pptx


Slide Content

Estrutura do Encontro Oração; Formação teórica rápida; Introdução geral ao missal romano; Espaço celebrativo; Apresentação dos objetos litúrgicos; Prática: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Benção.

O MINISTÉRIO NA IGREJA Na Igreja, todo serviço é chamado ministério (grego: diakonia , latim ministerium ). O ministro (grego: diákonos ) é aquele que serve . Essas palavras definem o que devem ser os ministérios e os ministros. Para nós, cristãos, é a Jesus, acima de tudo, que precisamos olhar; a Ele cuja vida foi um permanente serviço aos outros , à humanidade.

Em Lucas, encontramos Jesus que, no contexto da Última Ceia, diz aos apóstolos: "Afinal, quem é o maior: o que está à mesa, ou o que está servindo? Não é aquele que está à mesa? Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve" (Lc 22,27). Jesus vive o que as profecias anunciavam. Ele não segue o caminho do autoritarismo e do domínio , mas Ele é aquele que serve até à morte. (Is 53,3-4a; 6.11).

Os Apóstolos, desde o início da Igreja, foram ajudados por anciãos (grego presbyteroi : presbiteros ). As comunidades de judeus que acolhiam Jesus como Senhor tinham os anciãos à sua frente. Em Atos dos Apóstolos, lê-se que Paulo e Barnabé estabeleciam presbíteros à frente das comunidades por que passavam: " Os apóstolos designaram anciãos para cada Igreja e, com orações e jejuns, os confiavam ao Senhor, em quem tinham passado a crer" (At 14,23). Pouco depois lemos: "Chegando a Jerusalém, [Paulo e Barnabé] foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles" (At 15,4 ).

A palavra ministério provem do latim: ministerium = serviço; minister = ministro;ministrare = servir. OS MINISTÉRIOS ORDENADOS: o ministério episcopal (bispos), o ministério presbiteral (presbíteros - padres) e o ministério diaconal (diáconos). OS MINISTÉRIOS NÃO ORDENADOS são muitos e dividem-se em dois tipos: MINISTÉRIOS INSTITUÍDOS: leitorado e acolitado; MINISTÉRIOS CONFERIDOS: Ministério Extraordinário da Comunhão, Ministério Extraordinário da Palavra;

O Ministro Extraordinário é um leigo ou uma leiga a quem é conferido ou confiado um ministério, de forma temporária, relacionado, em prol da comunidade. É um ministro de Jesus Vivo, “sempre presente em sua Igreja, sobretudo nas ações litúrgicas.”(SC 7). É chamado a provocar encontros entre Jesus e as pessoas.

Ministro: exerce um serviço em nome da e para a Igreja em prol das pessoas na comunidade e na sociedade em, geral. Extraordinário: porque os ministros ordinários (isto é, habituais, membros da Ordem) da comunhão são unicamente os que receberam o sacramento da Ordem, isto é, os diáconos, os padres e os bispos. Na verdade, é a estes que compete, por direito e dever, distribuir a comunhão e presidir a comunidade dos fieis nos diferentes momentos celebrativo e diversas situações da vida. Por esse motivo, o nome da função é Ministro Extraordinário da Comunhão, e não da Eucaristia, visto que apenas os que exercem o sacerdócio ministerial: bispos e presbíteros, são ministros da Eucaristia. Assumindo a sua vocação batismal e o sacerdócio comum dos fieis (cf. LG 10-11), a função dos ministros extraordinários deve ser exercida não como meros colaboradores dos ordenados, mas também neste sentido

Introdução Geral ao Missal Romano (IGMR) Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Prepara o Altar??? Não inventem regras litúrgicas (há erros até na TV). IGMR: III. Ministérios especiais - Ministério instituídos do acólito e do leitor 98. O acólito é instituído para o serviço do altar e para ajudar o sacerdote e o diácono. Compete-lhe, como função principal, preparar o altar e os vasos sagrados e, se for necessário, distribuir aos fiéis a Eucaristia, de que é ministro extraordinário[84].

Liturgia eucarística 190. Na ausência do diácono, o acólito , depois da oração universal e enquanto o sacerdote permanece na sua cadeira, coloca sobre o altar o corporal, o sanguinho, o cálice e o Missal. Seguidamente, se for preciso, ajuda o sacerdote a receber os dons do povo e, conforme as circunstâncias, leva para o altar o pão e o vinho e entrega-os ao sacerdote; 191 . O acólito devidamente instituído, se for preciso, pode ajudar o sacerdote a distribuir a Comunhão ao povo, como ministro extraordinário[98].

O pão e o vinho destinados à Eucaristia são levados ao celebrante, que os depõe sobre o altar; os outros dons são colocados noutro lugar conveniente (cf. n. 73). 141. O sacerdote, junto do altar, recebe a patena com o pão; e, sustentando-a, com ambas as mãos, um pouco elevada sobre o altar, diz em silêncio (secreto): Bendito sejais, Senhor . Em seguida, depõe a patena com o pão sobre o corporal. 142. O sacerdote vai depois ao lado do altar, onde o ministro lhe apresenta as galhetas, e deita no cálice o vinho e um pouco de água, dizendo em silêncio: Pelo mistério desta água e deste vinho. Volta ao meio do altar, toma o cálice com ambas as mãos e, sustentando-o um pouco elevado sobre o altar, diz em voz baixa: Bendito sejais, Senhor. Depõe, em seguida, o cálice sobre o corporal e, se parecer oportuno, cobre-o com a pala.

145. Depois da oração: De coração humilhado e contrito (In spiritu humilitatis ) ou depois da incensação , o sacerdote vai ao lado do altar e lava as mãos, dizendo em silêncio: Lavai-me, Senhor , enquanto o ministro lhe serve a água

Espaço da Celebração Presbitério: espaço ao redor do altar, geralmente um pouco elevado, onde se realizam os ritos sagrados. Altar: mesa fixa ou móvel destinada à celebração eucarística.

Espaço da Celebração Sacrário ou Tabernáculo: espécie de pequena urna onde se guarda o Santíssimo Sacramento.

Espaço da Celebração Batistério/ pia batismal : lugar reservado para a celebração do batismo.

Espaço da Celebração Credência: mesinha onde se colocam os objetos litúrgicos que serão utilizados na celebração.

Espaço da Celebração Sacristia: sala anexa à igreja onde se guardam as vestes dos ministros e os objetos destinados às celebrações; é também o lugar onde os ministros se paramentam.

Espaço da Celebração Nave da Igreja: espaço reservado aos fiéis, assembleia litúrgica.

OBJETOS LITÚRGICOS Conhecendo os Objetos Litúrgicos Âmbula: recipiente ou pote para a conservação e distribuição das hóstias aos fiéis. Aspersório: instrumento com que se joga água benta sobre o povo ou objetos. Caldeirinha: vasilha onde se coloca água benta para aspersão do povo.

Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Cálice: recipiente no qual se consagra o vinho durante a missa.

Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Castiçal: utensílio que serve de suporte para um vela. Corporal: tecido em formado quadrangular sobre o qual se depõem o cálice com vinho e a patena com a hóstia. Deve ser engomada e dobrada de modo especial.

Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Galhetas: dois recipientes contendo respectivamente a água e o vinho para a celebração eucarística. Hóstia: pedaço de pão não fermentado, usado para a celebração eucarística, para a comunhão do padre. É comum ter a forma circular.

Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Manustérgio: toalha com que o sacerdote enxuga as mãos, após lavá-las durante a missa. (Rito de purificação). Pala: cartão quadrado, revestido de pano, para cobrir a patena e o cálice.

Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Patena: pequeno prato, geralmente de metal, para conter a hóstia durante a celebração da missa. Partícula:

Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Sanguinho: tecido retangular com o qual o sacerdote, depois da comunhão, seca o cálice e, se for preciso, a boca e os dedos. Teca: pequeno estojo, geralmente de metal, em que se leva a eucaristia aos enfermos. É usada também na celebração eucarística para conter as partículas .

Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Bacia, jarro de água e toalha (lavabo): para lavar as mãos de quem preside, depois da mesa preparada. Ostensório: objeto no qual de mostra aos fiéis a hóstia consagrada na solene exposição do Santíssimo.

Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Círio Pascal: vela grande que é benzida e solenemente introduzida na igreja no início da Vigília Pascal; em seguida é colocada ao lado da Mesa da Palavra ou ao lado do Altar. O Círio permanece acesso durante as ações litúrgicas do Tempo Pascal (até a festa de Pentecostes). Em muitos lugares costuma-se com colocar o Círio, fora do Tempo Pascal, junto á fonte batismal, acendendo-o em cada celebração batismal. O Círio Pascal acesso simboliza o Cristo Ressuscitado.

Livros litúrgicos Missal Romano Lecionários Missas Dominicais e nas Festas e Solenidades

Prática: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Chegada na Igreja (Falar/rezar com o Senhor da casa e da nossa vida) verificar se a chave está no sacrário e a quantidade da reserva Eucarística no Sacrário. Paramentação; Procissão de entrada : Coroinhas, Ministros, Diácono (se houver) Sacerdote (s) Obs1: Se o bispo estiver ele vai depois do padre, atrás dele 02 coroinha(s) Obs2: ao chegar diante do Altar (vênia) e espaço para o padre...(no centro) (praticar agora) - Liturgia Eucarística : coroinhas levam objetos, na falta deles vocês podem e devem levar os objetos para o padre no Rito da Apresentação das oferendas; (praticar agora)

Prática: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Rito da Comunhão (após a Oração do Pai Nosso + embolismo temos a Oração da Paz. Faz uma vênia (vai até a Sala do Santíssimo; (praticar agora) Primeiramente você abre a portinha do Sacrário + faz uma genuflexão+ fechar + e levar a(s) âmbula(s) para o Altar (colocar sobre o corporal) e volta para seu lugar; (praticar agora) Após a Fração do Pão (Cordeiro de Deus) Comungar + receber o cálice e o sanguíneo ou somente a âmbula. (praticar agora)