Formação para os professores educação interdimensional
2,149 views
16 slides
Mar 01, 2022
Slide 1 of 16
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
About This Presentation
Programa de Ensino Integral - Escola Estadual Professor David Golia - Diretora Sandra Cristina Rombi.
Size: 2.56 MB
Language: pt
Added: Mar 01, 2022
Slides: 16 pages
Slide Content
E.E. PROF. DAVID GOLIA DIRETORA – SANDRA CRISTINA ROMBI PIAF – PLANO INDIVIDUAL DE APERFEIÇOAMENTO FORMATIVO 2020 REALIZADO DIA 06/07/2020 PELA PLATAFORMA GOOGLEMEET
OBJETIVO Fortalecer a equipe escolar, quanto ao entendimento e aplicabilidade dos Princípios e Premissas do Programa de Ensino Integral para que, por homologia de processo, os profissionais desta unidade escolar, possam potencializar sua prática educativa, o processo ensino aprendizagem e a efetiva aprendizagem dos estudantes.
UM BREVE RELATO DO PEI Foi pensando nos novos desafios do Século XXI , que a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo passou a idealizar seu Programa de Educação Integral. Em um mundo cheio de inovações tecnológicas, a abordagem pedagógica nos processos de aprendizagem não podem continuar as mesmas, precisando ampliar não só o tempo escolar dos alunos, mas também o papel da escola em apoiá-los a serem sujeitos autônomos e capazes de criar seus próprios projetos de vida . Para tanto, no ano de 2011, a Secretaria implementou um novo sistema de educação no estado, por meio do Programa Compromisso de São Paulo. A partir desse programa, foi criado o Programa de Educação Integral do Estado no início de 2012. Um dos requisitos para que a escola fosse contemplada pelo o programa era estar em uma área de vulnerabilidade social, além de apresentar resultados baixos na prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Assim, durante o ano de 2012, 16 escolas da rede estadual passaram a oferecer o Ensino Integral a seus estudantes, aumentando a jornada letiva de 6 para 8 horas diárias no Ensino Fundamental e de 6 para 9 horas diárias no Ensino Médio. Outros aspectos empregados também foram o currículo integralizado, a partir de uma matriz flexível e diversificada dos processos de ensino-aprendizagem . Escolas contempladas: Em 2013, além das 16 escolas contempladas em 2012, mais 22 escolas dos anos finais do Ensino Fundamental, 29 escolas de Ensino Médio e 2 escolas de Ensino Fundamental e Médio entraram no programa. Em 2014, 178 novas escolas de todo estado passarão a ser de Educação Integral, aumentando a cada ano o número de escolas PEI no estado.
PRINCÍPIO EDUCAÇÃO INTERDIMENSIONAL
“Mais do que uma época de crise, estamos vivendo a crise de uma época”. A relação do ser humano consigo mesmo, com os outros homens, com a natureza e com a dimensão transcendente da vida está passando por amplas e profundas modificações. Na relação consigo mesmo , o homem parece cada vez mais marcado pelo solipsismo, pela ansiedade e pelo medo, entregando-se aos anestésicos da cultura de massas. Na relação com os outros , o individualismo, a competição, a exploração e o uso instrumental do ser humano marcam as relações interpessoais, enquanto que, no plano das relações coletivas, dentro das nações e entre as nações, o cinismo e a força bruta parecem ganhar cada vez mais espaço. Na relação com a natureza , a quebra sistemática dos ecossistemas vai desequilibrando as bases dos dinamismos que sustentam a vida, gerando consequências como a diminuição da biodiversidade e os buracos na camada de ozônio, comprometendo o direito à vida das gerações futuras. solipsismo - vida ou conjunto dos hábitos de um indivíduo solitário.
INTEGRAÇÃO DAS 4 DIMENSÕES MYTHOS RELAÇÃO DO HOMEM COM OS MISTÉRIOS DA VIDA E DA MORTE. DO BEM E DO MAL PATHOS DIMENSÃO DO SENTIMENTO, DA RELAÇÃO CONSIGO MESMO E COM O OUTRO EROS DIMENSÃO DO DESEJO, CORPOREIDADE, PULSÕES E IMPULSOS LOGOS DIMENSÃO DO PENSAMENTO, RAZÃO E CIÊNCIA EDUCAÇÃO INTERDIMENSIONAL
EDUCAÇÃO INTERDIMENSIONAL
EDUCAÇÃO INTERDIMENSIONAL Segundo Costa, “Para além das disciplinas, os valores devem permear todo o relacionamento educador-educando por meio das práticas e vivências no dia-a-dia da comunidade educativa”.
EDUCAÇÃO INTERDIMENSIONAL PREPARA O JOVEM PARA ENTENDER QUE ... A vida é o mais básico e universal dos valores. Nenhuma vida humana vale mais do que a outra. Toda pessoa nasce com um potencial e tem o direito de desenvolvê-lo. Para desenvolver o seu potencial, as pessoas precisam de oportunidades. O que uma pessoa se torna ao longo da vida depende das oportunidades oferecidas a ela e das escolhas que fez. Além de oportunidades, as pessoas precisam ser preparadas para fazer escolhas. Cada geração deve legar às gerações seguintes um meio ambiente igual ou melhor do que aquele recebido das gerações anteriores. As pessoas, organizações, comunidades e sociedades devem ser dotadas de poder para participar de decisões que possivelmente as afetem. A promoção e a defesa dos direitos humanos é o caminho para a construção de uma vida digna para todos. O exercício consciente da cidadania é a melhor forma de os direitos humanos passarem da intenção para a realidade. A política de desenvolvimento deve basear-se em quatro pilares: liberdades democráticas, transformação produtiva, equidade social e sustentabilidade ambiental. A ética fundamental para pôr em prática o Paradigma do Desenvolvimento Humano é a corresponsabilidade.
EDUCAÇÃO INTERDIMENSIONAL ESTÁ MAIS PRESENTE NAS SEGUINTES METODOLOGIAS DO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL ... tutoria projeto de vida protagonismo juvenil EDUCAÇÃO INTERDIMENSIONAL É RESPONSÁVEL PELA... relação educador/aluno – aluno/educador relação educador/educador relação aluno/aluno relação escola/comunidade escolar e vice-versa EDUCAÇÃO INTERDIMENSIONAL É EVIDENCIADA NA MUDANÇA DE ATITUDE!
EDUCAÇÃO INTERDIMENSIONAL COLABORA PARA QUE O ALUNO GOSTE DO AMBIENTE ESCOLAR E VEJA SIGNIFICADO NO APRENDER HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
AVALIAÇÃO DO PROCESSO ACESSE O LINK ABAIXO:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COSTA, Antônio Carlos Gomes. Educação - Uma perspectiva para o século XXI. Editora Canção Nova: São Paulo, 2008. Miguel Arroyo - https://educacaointegral.org.br/conceito/ Modelo de Gestão de Desempenho das Equipes Escolares – caderno do gestor – ed. 2014.