Formação territorial do Brasil

zafa76 511 views 7 slides Feb 09, 2017
Slide 1
Slide 1 of 7
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7

About This Presentation

Aula para comentários sobre a formação territorial do Brasil


Slide Content

Formação territorial do Brasil Onde tudo começou!!! Como se formou o 5º maior país do Mundo?

Analisando os mapas “A descoberta do Brasil” Colônia de Exploração Quem formou a população brasileira? Divisão em Capitanias Hereditárias Ciclo da Cana A relação política e de interesses

Analisando os mapas Negociações com a Espanha Ciclo da Mineração Crescimento das cidades Formação de fronteiras Família real no Brasil (1808)

Analisando os mapas Construção de ferrovias no sudeste Ciclo do café Ribeirão Preto – C. Econômico Consolidação das fronteiras A República (1889)

A cultura cíclica da economia O conceito do ciclo econômico refere-se às flutuações da atividade econômica, a longo prazo. O ciclo envolve uma alternância de períodos de crescimento relativamente rápido do produto (recuperação e prosperidade), com períodos de relativa estagnação ou declínio (contração ou recessão). Cana Mineração Café

Brasil - Arquipélago Econômico Arquipélago econômico  é um conjunto de espaços geográficos não determinados que são independentes do país e normalmente são polos industriais. Fabricam e exportam para o exterior, sem ter nenhuma relação nacional. Isso existe pelo fato de não conseguirem organizar seus próprios países. Regiões isoladas com negócios com o exterior Espaços extrovertidos (voltados para fora) Desconectados entre sí .

Como percebemos estes efeitos hoje? Está na política: quando se indica amigos que nada sabem para cargos técnicos de planejamento; Está na economia: quando vemos as empresas fechando por falta de estradas, conexões e parcerias; Está no consumo: quando damos preferência para o importado e não o nacional, feito por nós; Está na cultura: quando ouvimos músicas estrangeiras que nos marcam, mas não sabemos o significado; Está na escola: quando deixamos de valorizar o espaço público e aprendizagem e admiramos os espaços privados como shoppings.
Tags