Fotorealismo

genivaldoalves 3,689 views 18 slides Aug 28, 2012
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

FOTORREALISMO

O FotorRealismo surgiu entre 1960 e 1970 como um movimento que se contrapunha ao minimalismo e o expressionismo abstrato. Em uma pintura fotorRealista , o artista pinta a partir de uma fotografia com um nível de detalhe tão fino que pode ser facilmente confundido com fotografias.  Esse movimento deu uma diminuída na década de 1980, mas agora ele tem voltado com tudo.

Houveram muitas críticas a esse tipo de arte nos finais dos anos 60, acreditavam que a pintura realista era uma duplicação de foto original. Essas pinturas impressionam muito por seus pequenos detalhes que juntos transformam em uma arte muito surpreendente.

Hiper-Realismo Fotorrealismo ou Hiper-Realismo  pode ser considerado um estilo de arte, que se comunica e expõe através da pintura e também da escultura. O termo mostra a definição minuciosa dos detalhes, o que transforma a obra em algo mais nítido e rico em características, e que se assemelham a realidade. Pela semelhança tamanha a uma fotografia, o Fotorrealismo pode causar reações paradoxais, tal qual de tão perfeito, não pode ser real.

Características Junto com a ampliação, havia a iluminação previamente preparada, deixando refletir luzes naturais e raios artificiais, os quais transferem uma grandeza de detalhes e qualidade enormes. Em resumo aos pontos relevantes do FotorRealismo , pontuamos: a prioridade dos temas reais (como paisagens e pessoas), utilização de fotografias e alto índice de precisão dos detalhes (textura, luz, brilho e sombra). Além da utilização de cores e combinações, com apelo mais realista possível.

Steve Mills O pintor americano Steve Mills nasceu em 1959 em Boston, Estados Unidos. Inicialmente pintava paisagens; afinal, era muito influenciado pelo trabalho de Andrew Wyeth .  Só interessou no foto realismo quando foi a uma exposição do artista Richard Estes em Boston. Desde então ficou obcecado pela busca do realismo e estudou com afinco, se tornando um dos grandes mestres da técnica. Um único quadro pode levar até 500 horas de dedicação para serem finalizadas.

Fotografia e Pintura Aproximações entre a pintura e a fotografia, mais comumente associadas ao Impressionismo na sua busca de compreensão da luz e do movimento, com Monet, Degas , entre outros, anunciam a moderna presença da imagem em suas fronteiras expandidas, entretanto, parece-me que já havia aproximações marcadas no Barroco, quando a fotografia ainda não havia sido sistematizada, mas havia a máquina, a câmara escura.

Fernando Pessoa escreveu: "distinguiremos na arte, como em tudo, um elemento material e um formal. A matéria da arte, dá-a a sensibilidade, a forma, dirige-a a inteligência". Esse é o ponto. A fotografia, assim como qualquer meio de comunicação, pode ter muitas utilizações, mas, enquanto materialidade artística, é uma forma que intensifica o pensamento como uma fundação construtora dos significados através da atribuição de importâncias em relação às referências escolhidas.

Fontes http://www.studium.iar.unicamp.br/23/02.html http://www.desenhoonline.com/site/conheca-o-fotorealismo-de-steve-mills/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiper-realismo http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index. cfm ? fuseaction = termos_texto&cd_verbete =329 http://dakshinamurti.tripod.com/foto_realismo.htm http://www.infoescola.com/artes/fotorrealismo/ http://www.criatives.com.br/2011/08/foto-realismo-incriveis-pinturas-realistas/
Tags