Principais obras: O Nascimento da Tragédia no Espírito da Música (1872) - A Filosofia na Idade Trágica dos Gregos (1873) - Sobre a verdade e a mentira em sentido extramoral (1873) - Considerações Intempestivas (1873 a 1876) - Humano, Demasiado Humano, um Livro para Espíritos Livres (1886) - Aurora, Reflexões sobre Preconceitos Morais (1881) - A Gaia Ciência (1882) - Assim Falou Zaratustra, um Livro para Todos e para Ninguém (1883 - 1885) - Além do Bem e do Mal, Prelúdio a uma Filosofia do Futuro (1886) - Genealogia da Moral, uma Polêmica (1887) - O Crepúsculo dos Ídolos, ou como Filosofar com o Martelo (1888) - O Anticristo - Praga contra o Cristianismo (1888) - Ecce Homo, de como a gente se torna o que a gente é (1888) - Nietzsche contra Wagner (1888)
GENEALOGIA DA MORAL Esta " ciência moderna " - abram os olhos ! é no momento a melhor aliada do ideal ascético , precisamente por ser a mais involuntária , inconsciente , secreta, subterrânea ! Eles até agora jogaram o mesmo jogo , os " pobres de espírito " e os opositores científicos desse ideal ( não se pense , direi de passagem , que eles sejam a sua antítese , algo assim como os ricos de espírito - não o são , eu os denominei hécticos do espírito ).
DA GENEALOGIA DA MORAL Quando se investiga o começo do cristianismo no mundo romano, encontram-se associações para auxílio mútuo, associações de pobres e de enfermos, ou para realizar enterros, nascidas no solo mais inferior daquela sociedade , nas quais se cultivava conscientemente esse grande meio contra a depressão, a pequena alegria da beneficência mútua - seria isto algo novo então, uma verdadeira descoberta? Numa "vontade de reciprocidade" deste modo suscitada, vontade de formar rebanho, "comunidade", "cenáculo", a vontade de poder assim estimulada, mesmo num grau mínimo, deve por sua vez alcançar uma nova e mais plena irrupção: a formação do rebanho é avanço e vitória essencial na luta contra a depressão.
GENEALOGIA DA MORAL Este problema do valor da compaixão e da moral da compaixão (- eu sou um adversário do amolecimento moderno dos sentimentos -) à primeira vista parece ser algo isolado, uma interrogação à parte; mas quem neste ponto se detém, quem aqui aprende a questionar, a este sucederá o mesmo que ocorreu a mim - uma perspectiva imensa se abre para ele, uma nova possibilidade dele se apodera como uma vertigem, toda espécie de desconfiança, suspeita e temor salta adiante, cambaleia a crença na moral, em toda moral - por fim, uma nova exigência se faz ouvir, Enunciemo-la, esta nova exigência: necessitamos de uma crítica dos valores morais,
RESUMO DA FILOSOFIA
RESUMO DA FILOSOFIA
NIILISMO O Niilismo é uma concepção filosófica baseada na ideia de não haver nada ou nenhuma certeza que possa servir como base o conhecimento.
O SUPER-HOMEM NAZISTA
FACISMO Ao longo de décadas, estudiosos conseguiram identificar alguns ingredientes típicos do caldeirão fascista: o líder forte, o contexto de crise socioeconômica, a participação das elites capitalistas, o militarismo, o racismo, o pragmatismo, o antiintelectualismo , o controle da sociedade, as paixões mobilizadoras, a propaganda, a mentira, o medo generalizado, a violência, a religião, o anticomunismo, o nacionalismo, a composição social, o imperialismo e a sociedade de massa.
ELISABETH NIETZSCHE CONCEDEU OS DIREITOS DAS OBRAS DE FRIEDRICH NIETZSCHE PARA HITLER
Teresa Alexandra Elisabeth Förster -Nietzsche
AS OBRAS DE FRIEDRICH NIETZSCHE CONTRIBUIRAM PARA O NAZISMO ALEMÃO?
Holocausto Judeus: pelo menos 1,1 milhão. Poloneses: 140 mil. Ciganos " sinti " e " roma ": 20 mil. Prisioneiros de guerra soviéticos: pelo menos 10 mil. Outros (homossexuais, prisioneiros políticos, testemunhas de Jeová): entre 10 mil e 20 mil