FRUTO-ANGIOSPERMAS

4,505 views 15 slides Aug 04, 2014
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

BIOLOGIA


Slide Content

Fruto Angiospermas

O que é um fruto ? Em termos botânicos, o fruto é uma estrutura presente em todas as Angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem.

Estrutura básica dos frutos Os frutos dividem-se basicamente em 3 camadas: Epicarpo ou exocarpo: camada externa, normalmente uma camada membranácea e fibrosa; pode ser lisa, rugosa, pilosa ou espinosa , e é popularmente conhecida como casca, camada mais externa do fruto, se origina da epiderme do carpelo. Mesocarpo: camada imediatamente abaixo do epicarpo, suculenta,que pode ou não armazenar substâncias de reserva. Provém do mesofilo carpelar. Endocarpo: camada mais interna, normalmente a camada mais rígida que envolve as sementes. Origina-se da epiderme interna da folha carpelar. Em certos tipos de frutos, o endocarpo apresenta-se espessado e muito resistente.

Estrutura de um fruto:

Qual a origem e função de um fruto? Os frutos derivam-se do ovário das flores. Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto. Os frutos mantêm-se fechados sobre as sementes até, pelo menos, o momento da maturação. Quando as sementes estão prontas para germinar, os frutos amadurecem, e podem se abrir, liberando as sementes ao solo, ou tornam-se aptos a serem ingeridos por animais.

Classificação Quanto à composição: Frutos simples : origina-se de uma flor com um único ovário.

Frutos compostos: Quanto à origem carpelar Fruto agregado: origina-se de uma flor com vários ovários. Ex.: framboesa e morango. Fruto múltiplo: Cada "gomo" do abacaxi corresponde a um fruto, originado de um ovário de uma flor. Estas flores são agrupadas de forma compressa em um eixo, de forma que seus ovários aderem-se uns aos outros, formando uma estrutura compacta.

Quanto à natureza do pericarpo Fruto carnoso: apresenta pericarpo suculento; pode ser do tipo baga ou tipo drupa. Baga: apresenta sementes livres, facilmente separáveis do fruto. Ex.: melancia, berinjela, pepino, uva, tomate, goiaba e laranja. Drupa: apresenta geralmente uma única semente aderida ao endocarpo, que é espesso e duro. Ex.: pêssego, azeitona, manga, abacate e coco-da-baía.

Frutos Secos Apresentam pericarpo não-suculento ; podendo ser deiscente ou indeiscente. Deiscente: Se abre naturalmente quando maduro e liberam as sementes.

Indeiscente Quando maduros não se abrem espontaneamente .

Há uma certa confusão entre os termos "fruto" e "fruta". Exemplos de frutos rotulados como "legumes" são a abobrinha, o tomate, e o quiabo, que são frutos por terem se desenvolvido a partir de ovários fecundados, e por apresentarem sementes em seu interior. Um pseudofruto muito apreciado é o caju. se originou do pedicelo da flor e a parte que se originou do ovário é a castanha-do-caju . Se levarmos em consideração a regra científica, o verdadeiro fruto do caju é a castanha. Frutos, Frutas e Pseudofrutos

Alunas: Carla Patrícia Danyela Coelho Danila Coelho Maria Aparecida Mirele Nunes 2° “D” Slide por: Danila Coelho
Tags