Funções sintáticas dos pronomes relativos.pptx

440 views 8 slides Nov 15, 2022
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

Funções sintáticas dos pronomes relativos


Slide Content

Funções sintáticas dos pronomes relativos

O que é função sintática? Função sintática  é o papel que determinada palavra desempenha dentro de uma oração.  A função de cada termo da oração é determinada pela  análise sintática . Nesse tipo de análise, cada termo da oração é estudado de acordo com o sentido e posição que ocupa na oração, estabelecendo relação com os restantes termos. A janela foi quebrada pelo Pedro, um menino irritante. Sujeito : a janela Predicado : foi quebrada pelo Pedro Agente da passiva : Pedro Aposto : um menino irritante

O que são pronomes relativos? São aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Eles introduzem as orações subordinadas adjetivas. Os alunos prepararam-se bem. Os alunos foram classificados.  Unindo as orações por meio de um pronome relativo, o resultado seria: Os alunos  que se prepararam bem  foram classificados . Dessa forma, além de ter servido como conectivo entre as orações, o pronome relativo "que" exerceu também uma função sintática – a de sujeito.

EXEMPlOS DE pronomes relativos Variáveis Invariáveis Masculino Feminino o qual cujo quanto os quais cujos quantos a qual cuja quanta as quais cujas quantas quem que onde quando

Quando utilizar os pronomes relativos? Quem – esse pronome somente deverá ser empregado em relação a pessoas e sempre estará acompanhado de uma preposição . Ex : Aquelas são as pessoas  a quem  devemos muito respeito Cujo – o pronome “cujo” tem valor possessivo, uma vez que ele concorda em gênero e número com o ser a que se refere, exercendo a função de adjunto adnominal. Ex : O aluno,  cuja  família desconhecemos, é bastante problemático . Onde - Esse pronome indica sempre a ideia referente a lugar, exercendo, portanto, a função de ajunto adverbial de lugar. Ex : Visitamos a cidade  onde  moram meus pais.    Quando – Na função de pronome relativo, representa o papel de adjunto adverbial de tempo . Ex : Avisarão o momento  quando  deveremos nos apresentar. 

Funções sintáticas dos pronomes relativos Sujeito Fortaleza, (que é a capital do Ceará), é uma linda cidade. (que substitui Fortaleza – Fortaleza é a capital do Ceará – Fortaleza – sujeito)  O bjeto direto Os trabalhos ( que faço) me dão prazer. ( que substitui os trabalhos – faço os trabalhos – os trabalhos: objeto direto ) O bjeto indireto As pessoas ( de quem gostamos) compareceram à festa. (quem substitui as pessoas – gostamos das pessoas – das pessoas: objeto indireto)  

Funções sintáticas dos pronomes relativos Complemento nominal O filme (a que fizeram referência) foi premiado. (que substitui o filme – fizeram referência ao filme – ao filme: complemento nominal)  Predicativo do sujeito O atleta saudável, (que ele sempre foi,) hoje está fora das pistas por causa de um acidente. (que substitui o atleta saudável – ele sempre foi o atleta saudável – o atleta saudável: predicativo do sujeito)   

Funções sintáticas dos pronomes relativos Agente da passiva O jornalista (por quem fui entrevistado) deixou-me bem à vontade. (quem substitui o jornalista –  fui entrevistado pelo jornalista – pelo jornalista: agente da passiva)  Adjunto adverbial A cidade [em que moro] é bastante tranqüila . (que substitui a cidade – moro na cidade – na cidade: adjunto adverbial)  
Tags