fundamentos da ética.pptx

470 views 16 slides Aug 21, 2023
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

ética


Slide Content

FUNDAMENTOS DA ÉTICA Profª Esp. Jessielly Guimarães

Ética é a ciência que tem por objetivos atos morais. Faz parte da natureza humana, e as ações refletem as condutas humanas. Volta-se para o agir consciente, livre e responsável.

No decorrer da vida o homem vai adquirindo princípios. Seio familiar- assimilados e/ou modificados ao longo da vida- valores da sociedade É o mundo que vai fornecer a base das escolhas diante das possibilidades Baseado nas escolhas o homem produz algo fundamentado na ética.

As raízes de todas as virtudes morais são a prudência e a boa conduta, o agir bem. A ética nasce a necessidade de fazer o bem, que implica o reconhecimento de um valor, das coisas e das pessoas. O ser humano vivencia, aprende e incorpora esses valores desde o nascimento até a morte.

Para o homem agir bem é necessário que haja um processo de aprendizagem, o que requer tempo e amadurecimento, por meio da convivência com outras pessoas. Observação, participação, fala, diálogo, busca e troca de conhecimentos, experiências e reflexão.

Para fazer escolhas o homem faz uso das ferramentas: Consciência; Valores;

CONSCIÊNCIA Consciência é o sentimento de nossa própria identidade, o eu. Significa conhecimento, com sabedoria. É um processo que acontece a medida que o homem evolui, que compreende o mundo. Consciência pode ser também a percepção que o ser humano tem dos outros, de si e do meio ambiente em que vive.

VALORES O valor é uma variável de mente que ajuda a pessoa a tomar decisões O valor produzido pelo homem também diz respeito à conduta humana e particularmente à conduta moral. A pessoa se manifesta baseando-se nos valores e em como concebe o mundo em que vive. Fazem que o homem decida ou escolha se comportar de determinada maneira.

AUTONOMIA E LIBERDADE Autonomia deve ser entendido como a possibilidade da pessoa estar em condições de tornar-se responsável por algo ou alguém, respondendo pelos próprios atos. A autonomia concede ao homem o livre arbítrio, o direito a fazer escolhas. Liberdade é poder decidir sem condicionamento; é a possibilidade de superar limites.

O termo Ética provém de grego ethos que significa cárater , modo de ser, costumes, conduta de vida. É a procura das razões de fazer algo, de aprovar ou desaprovar algo, do que é bom e do que é mau, do justo e do injusto. A ética pode ser consideração como uma questão de indagações e não de normatização do que é certo e do que é errado.

É um dos mecanismo de relações sociais dos homens que visa garantir a coesão social e harmonizar interesses individuais e coletivos. Refere-se a reflexão crítica sobre o comportamento humano. Interpreta, discute, investiga-se valores, princípios e o comportamento moral.

Os atos éticos são sempre, exclusivamente, dos seres humanos. Estes devem ter liberdade de pensamento, sem serem coagidos, por forças internas ou externas. Os atos éticos devem ser livres, voluntários e conscientes

Ética X Deontologia ? Deontologia vem do grego ( deon ), que significa dever e (logos) que significa tratado. É o estudo dos deveres de um grupo profissional. Conjunto de normas que indicam como devem se comportar indivíduos na qualidade de membros de determinado corpo profissional.

São normas que servem como padrão de conduta para os profissionais em suas relações com membros da própria categoria, com profissionais de outras categorias e com seus pacientes. Os códigos servem para indicar os comportamentos mais adequados e os que devem ser evitados, para que a categoria não seja socialmente comprometida .

Suas normas começam frequentemente com o advérbio NÃO. Geralmente expressam proibições, impedimentos à ação dos profissionais. Os conselhos tem como função a preservação do desempenho técnico e moral dos afiliados. É obrigatória a inscrição de todo profissional no órgão regional da categoria para legitimar seu exercício profissional.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tags